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Contribuições do tema: Transporte e Trânsito

Mostrando de 11 a 20 de 22 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
20/out
14:48
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 082 - OPERAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA AÇÃO NOVA: CONCURSO PÚBLICO DO DER-MG Unidade responsável: DER-MG Finalidade: Atender a uma demanda antiga e histórica com relação ao baixíssimo número de Fiscais de Transporte do DER em todo o Estado, mais principalmente na RMBH Produto: A realização do Concurso Público Público-Alvo: Servidores ou Usuários do Transporte Público. Estou na dúvida. Território: Todas as regiões do Estado de Minas Gerais Meta física: 01/2023 (primeiro semestre do ano) Meta financeira: deixo a cargo dos técnicos da ALMG e da SEINFRA É mais que urgente, eu diria que é extremamente URGENTE, que o DER-MG, faça a realização do Concurso Público para Fiscal de Transporte, para atuar em todas as regiões do Estado de Minas Gerais. Pois a situação é bastante caótica. Concurso Público para (200) vagas no mínimo para atuar exclusivamente na RMBH. Com relação as demais regiões do Estado que também necessita de novos Fiscais de Transporte, eu não tenho ideia de quantos Fiscais de Transporte sejam necessário para cada região. Neste caso deixo a cargo dos Técnicos da ALMG e do DER-MG. Mas gostaria de enfatizar, para que na proposta da nova ação, que deixem separado o número de vagas de Fiscais de Transporte para cada região do Estado. Exemplo: RMBH (200) vagas. Triangulo: (XX) vagas. Governador Valadares e região (XX) vagas, etc.... Justificativa: É o Concurso Público mais importante a ser realizado pelo Governo de MG dos últimos anos, tendo em vista o baixo número de Fiscais de Transporte em todas as regiões do Estado de MG, principalmente na RMBH, onde a um tempo atrás eram apenas (13) Fiscais de Transporte para fiscalizar o transporte público metropolitano, o transporte público intermunicipal, o transporte clandestino, o táxi metropolitano, as rodovias estaduais que cortam a RMBH, a Rodoviária de BH, o ponto de apoio no Aeroporto de Confins. Ou seja, é humanamente impossível que este baixo número de Fiscais de Transporte na RMBH deem conta de todo esse volume de trabalho. O projeto do Estado em resolver o problema, a partir do Programa RMBH Fiscaliza, não deu certo, porque não resolveu estruturalmente os problemas da fiscalização do transporte público metropolitano. E basta verificar a realidade para comprovar. O Programa não pode ser visto como solução estrutural, e sim como solução complementar. A solução estrutural sempre foi e continua sendo, o aumento permanente do número de Fiscais de Transporte do DER-MG, para atuar exclusivamente na RMBH, através da realização do Concurso Público em carácter de urgência.
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20/out
14:26
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO NOVA; CONCURSO PÚBLICO SEINFRA-MG Unidade responsável: SEINFRA-MG Finalidade: Atender a uma demanda da Secretaria com relação ao baixo número de Servidores, que atuam com a Gestão do Transporte Público Metropolitano Produto: A realização do Concurso Público Público-Alvo: Servidores ou Usuários do Transporte Público. Estou na dúvida. Território: RMBH Meta física: 01/2023 Meta financeira: deixo a cargo dos técnicos da ALMG e da SEINFRA A realização do Concurso Público com (20) vagas para Técnico em Transporte Público, e (05) auxiliar de escritório. Para atuar exclusivamente na Superintendência de Transporte Intermunicipal e Metropolitano, especialmente na Diretoria de Gestão do Transporte Metropolitano da RMBH. Justificativa: É urgente a realização deste Concurso Público por iniciativa da SEINFRA-MG, dos cargos mencionados para atender as necessidades do trabalho de Gestão, Planejamento e responder as demandas do Transporte Público Metropolitano. A Sociedade cobra e com razão que haja melhorias nos serviços de transporte público, e uma das medidas principais a serem feitas é da promoção deste importantíssimo Concurso Público, visando um maior atendimento as demandas dos Usuários do transporte público metropolitano, situado em uma grande RMBH, seja pelo grande número de habitantes, a 3° maior do país, quanto pela grande área territorial. Com o atual número de Servidores a SEINFRA-MG, não é possível dar conta do grande volume de trabalho que envolve gerir, planejar e responder as demandas do transporte público metropolitano, por isso é urgente a realização deste Concurso Público.
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20/out
14:05
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 4160 - GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS A inclusão de (02) dois Representantes titulares, e (02) dois Suplentes dos Usuários do transporte público metropolitano e intermunicipal, no Conselho de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano da SEINFRA-MG, mediante a elaboração de uma nova Resolução, sob responsabilidade do Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade. Justificativa: O tema do Transporte Público Metropolitano e Intermunicipal tem muita relação com os Usuários, pois são as Pessoas que utilizam e muitas das vezes dependem destes serviços públicos essenciais para se locomover. Neste sentido não faz muito sentido o Governo de MG ter um Conselho de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano da SEINFRA-MG, que discuti pautas de total interesse dos Usuários, e os próprios interessados que são os Usuários tanto do transporte público metropolitano quanto do intermunicipal não tem o direito de participar de forma permanente. Isso contraria inclusive a Lei Federal n°12.587/12, da Política Nacional de Mobilidade Urbana. É preciso mudar este cenário e incluir a participação de (02) dois Representantes titulares, e (02) dois Suplentes dos Usuários do transporte público metropolitano e intermunicipal, no Conselho de Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano da SEINFRA-MG
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20/out
13:52
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 1065 - MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA NO ESTADO DE MINAS GERAIS A maximização dos pontos de recarga em todos os Municípios da RMBH, com foco nos diversos bairros, por onde circulam as linhas do transporte público metropolitano. Ainda dentro do tema, é fundamental dar sequência na realização dos estudos técnicos, e posteriormente nos testes operacionais, visando a variação e modernização na forma de pagamento das tarifas nos validadores dos ônibus do transporte público metropolitano, nas estações e terminais do Move Metropolitano, através do pagamento via cartões de débito e crédito por aproximação, PIX, QR code, Smartphone. Justificativa: O transporte público metropolitano necessita de modernização e maior eficiência operacional, o que passa obrigatoriamente pela maximização dos pontos de recarga em todos os Municípios da RMBH e posteriormente bairros por onde circulam as linhas do transporte público metropolitano, juntamente da modernização da forma de pagamento das tarifas. Atualmente o que não falta é tecnologia para tornar realidade este avanço tecnológico. Tornando o transporte público mais moderno, com mais qualidade, e mais atrativo para os Usuários.
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20/out
13:42
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 4160 - GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS Região Intermediária de Belo Horizonte O aumento da meta financeira: Em (2023) de R$ 909.700 para R$ 1.000.000; Em (2024) de R$ 973.379 para R$ 2.000.000; Em (2025) de R$ 1.041.516 para R$ 2.500.000; Em (2026) de R$ 1.114.422 para R$ 3.000.000. Alterar o nome da AÇÃO, proposta: GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO INTERMUNICIPAL E METROPOLITANO DE PASSAGEIROS Justificativa: A finalidade desta ação: melhorar as condições de operação e mobilidade do serviço de transporte público e individual de passageiros do estado de Minas Gerais, com o atual recurso proposto no PPAG é muito difícil alcançar os objetivos da finalidade, já que o recurso está muito aquém das necessidades de gerir o Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano. Por isso torna-se essencial a revisão dos recursos da ação, visando o aumento dos mesmos. A mudança no nome da ação visa completar a abrangência do tema de Gestão do Transporte Coletivo, através da inclusão do Transporte Coletivo Metropolitano nesta ação que tem grande importância na construção do transporte público de qualidade. E neste sentido o transporte público metropolitano não pode ficar de forma. Ele precisa ser incluído nessa ação.
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20/out
13:24
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG A implementação do Bilhete Único Metropolitano, com integrações tarifárias, em todos os sistemas de transporte público da RMBH, principalmente do transporte público metropolitano gerenciado pela SEINFRA, o transporte público municipal gerenciado pela BHTRANS, e o Metro gerenciado pela CBTU. Justificativa: Um dos grandes problemas do transporte público na RMBH, é ter sistemas de TP fragmentados, com isso surgiu ao longo dos anos os (06) cartões de bilhetagem eletrônica, que não se integram entre si. São eles: Cartão BHBUS, Cartão ÓTIMO, Cartão VINSCOL CARD, Cartão VIA OURO, Cartão BETIM CARD, Cartão MTZ PRÁTICO. A unificação destes cartões em um único cartão chamado BILHETE ÚNICO METROPOLINO, é demanda antiga na RMBH, porém sem avanços na RMBH. O Bilhete Único Metropolitano visa diminuir as desigualdades com relação ao acesso das Pessoas as cidades, principalmente com relação ao emprego, estudo, cultura, lazer, saúde, etc... A falta do Bilhete Único Metropolitano com integrações tarifárias deixa os sistemas de transporte público pouco atrativo, fazendo com que as Pessoas busquem outras formas para se locomover, algo que impacta direto na redução da demanda.
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20/out
13:21
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG A realização do II Seminário de Regiões Metropolitanas. Organizado pela ALMG. Com foco total na Mobilidade Urbana. O Seminário tem a finalidade de discutir, e construir soluções para os imensos desafios relacionados a Governança Metropolitana da Mobilidade Urbana, especialmente dos sistemas de transporte público da RMBH. A organização deste importantíssimo Seminário a cargo da ALMG, mais especificamente das Comissões de Transporte, Comunicação, e Obras, e de Assuntos Municipais de Regionalização. Convidados: SEINFRA-MG, AGÊNCIA-RMBH, BHTRANS, SUMOB-BH, CBTU, Representantes dos Usuários Justificativa: Foi realizado em 2003, o primeiro Seminário Legislativo de Regiões Metropolitanas, promovido pela ALMG. Houve vários debates e construção de soluções para a Mobilidade Urbana da RMBH, porém se passaram (19) anos e nenhuma proposta saiu do papel. Com o passar das décadas a questão da Mobilidade Urbana, especialmente do transporte público tem se agravado muito em nossa RMBH, especialmente em 2020 e 2021 com a pandemia. É urgente a discussão/construção de soluções, e a implementação das mesmas, para que tenhamos os sistemas de transporte público, equilibrados financeiramente, totalmente integrados (física e tarifária), e que tenhamos a Gestão Integrada dos sistemas de Transporte Público na RMBH, a cargo dos órgãos gestores do transporte público na RMBH, permitindo assim, a mudança da atual fragmentação dos órgãos gestores, para a construção do Planejamento, Gestão, Monitoramento, Fiscalização, e Operação dos sistemas de transporte público, de forma totalmente integrada. Enfim, são inúmeros temas e problemas, que precisam ser debatidos e principalmente construirmos soluções, como podem perceber, assim como foi em 2003, é necessário que este importantíssimo Seminário, seja realizado em dois a três dias. Inclusive me coloco a disposição da ALMG, e das Comissões para ajudar na escolha dos temas, e claro para participar deste importante Seminário. Os sistemas de Transporte Público no país, vivem um período muito difícil, que se agravou muito a partir da pandemia em 2020, na RMBH não é diferente. Este tema tem grande relevância metropolitana, já que impacta a vida de praticamente todos os habitantes metropolitano, por isso é mais do que necessário que a ALMG promova este II Seminário de Regiões Metropolitanas.
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20/out
13:17
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 1065 - MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA NO ESTADO DE MINAS GERAIS A implantação da integração tarifária do Metrô com as (91) linhas Metropolitana que acessam os Terminais Metropolitanos São Gabriel, Vilarinho e Eldorado, onde localizam-se as Estações do Metro São Gabriel, Vilarinho e Eldorado. Justificativa: Essa medida vai beneficiar um número enorme de Usuários Metropolitanos de vários Municípios da RMBH, com a aprovação destas integrações tarifárias, já que proporciona novas opções de deslocamentos para os Usuários, democratizando o acesso as cidades, tornando os sistemas de transporte público Metropolitano e Metrô mais atrativo. A última vez que o Governo de MG ainda pela SETOP e CBTU aprovaram integrações tarifárias com o Metro, foi a longos 12 anos atrás, em 2010. Nesse período de 2010/2022, houve um grande crescimento populacional da População Metropolitana, onde os sistemas de transporte público devem atender aos anseios dos usuários, e deste crescimento populacional, a partir da aprovação destas integrações tarifárias que tanto beneficia a todos. É importante que o Governo de MG, através da SEINFRA-MG após a realização da privatização do Metrô retome este tema, e aprove a integração das cercas de (91) linhas metropolitanas citadas com o Metro, algo extremamente importante e necessário.
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20/out
11:39
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 029 - PROMOÇÃO DE CONCESSÕES E PARCERIAS AÇÃO : 4021 - RODOANEL METROPOLITANO DE BELO HORIZONTE Esta previsto para 2024 o início das obras do Rodoanel Metropolitano da RMBH. Neste sentido vejo que a obra do Rodoanel tem totais condições de começar pela Alça Norte - no Município de Sabará, no entrocamento com a BR 381 na região do Distrito de Ravena/Sabará, em direção ao entrocamento com a MG 020 no Município de Santa Luzia, criando uma nova conexão metropolitana. Justificativa: A região é carente de investimentos em infraestrutura, necessita de um aquecimento na economia, já que trata-se de uma região onde grande parte das pessoas trabalham em um outro município, com poucas oportunidades de Emprego na região. E uma obra desta magnitude e importância, vai proporcionar uma grande geração de empregos e renda nesta região, além de criar uma outra opção de rodovia para a caótica BR 381, sempre congestionada no trecho entre Ravena/Sabará a BH.
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20/out
11:28
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 081 - INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA AÇÃO NOVA: A DESTINAÇÃO DE 02 BILHÕES DO ACORDO DE MARIANA PARA A DUPLICAÇÃO DA BR 381 MG O acordo dos recursos do rompimento da barragem de Mariana, em 2015, ainda está sendo discutido entre: o Governo do Estado de MG, Governo do Estado do ES, o Ministério da Infraestrutura e o Conselho Nacional de Justiça. E dentre as propostas vi algumas reportagens na mídia falando de uma proposta de destinação de 02 BILHÕES para a duplicação da BR 381 MG, porém as discussões tiveram uma parada um tempo atrás, e mais recentemente foram retomadas. No dia 06/06/22 o Jornal Estado de Minas fez a seguinte reportagem: "Zema diz que acordo de Mariana sairá em 2022 e será investido na BR-381 Rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, aconteceu em novembro de 2015, com morte de 18 pessoas e vasto dano socioambiental Governador de Minas Gerais, afirmou nesta segunda-feira (06/06) que o chamado "acordo de Mariana" será concluído em 2022 e terá impacto direto na BR-381, rodovia federal que liga o estado mineiro a São Paulo e Espírito Santo. Segundo Zema, R$ 2 bilhões do acordo serão direcionados na concessão do trecho que liga Minas ao Espírito Santo. "Teve uma licitação da 381, sentido Espírito Santo, que deu vazio infelizmente, mas tanto eu quanto o governador (Renato) Casagrande já nos comprometemos a reservar pelo menos R$ 2 bilhões do acordo de Mariana, que vai sair este ano, para viabilizar a concessão da 381, que é a conexão de Minas com Espírito Santo, com Vale do Aço, com Leste do estado, que é sonho de décadas", afirmou, em entrevista ao Estado de Minas". Justificativa: Vejo essa proposta como de grande importância para o Estado de Minas Gerais, tendo em vista que as obras de duplicação da BR 381 MG seguem num ritmo muito lento, com apenas um único lote duplicado (07), e outro (03) ainda em obras de duplicação. A duplicação desta rodovia, especialmente dos lotes 8, 6 e 5 é urgente, pois os congestionamentos com filas quilométricas, tornaram-se uma realidade diária, além do elevadíssimo número de acidentes e atropelamentos. A BR 381 com pistas simples e traçado perigoso, causa enormes prejuízos a Sociedade e a nossa economia. É preciso buscar uma solução rápida para o caos desta rodovia, que ao meu ver está na construção deste acordo, referente ao rompimento da barragem de Mariana em 2015. Destinando recursos para a duplicação imediata desta rodovia.
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