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Contribuições do tema: Transporte e Trânsito

Mostrando de 11 a 20 de 22 contribuições

Data Contribuições Positivas Ordenar por positivas Negativas
20/out
13:24
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG A implementação do Bilhete Único Metropolitano, com integrações tarifárias, em todos os sistemas de transporte público da RMBH, principalmente do transporte público metropolitano gerenciado pela SEINFRA, o transporte público municipal gerenciado pela BHTRANS, e o Metro gerenciado pela CBTU. Justificativa: Um dos grandes problemas do transporte público na RMBH, é ter sistemas de TP fragmentados, com isso surgiu ao longo dos anos os (06) cartões de bilhetagem eletrônica, que não se integram entre si. São eles: Cartão BHBUS, Cartão ÓTIMO, Cartão VINSCOL CARD, Cartão VIA OURO, Cartão BETIM CARD, Cartão MTZ PRÁTICO. A unificação destes cartões em um único cartão chamado BILHETE ÚNICO METROPOLINO, é demanda antiga na RMBH, porém sem avanços na RMBH. O Bilhete Único Metropolitano visa diminuir as desigualdades com relação ao acesso das Pessoas as cidades, principalmente com relação ao emprego, estudo, cultura, lazer, saúde, etc... A falta do Bilhete Único Metropolitano com integrações tarifárias deixa os sistemas de transporte público pouco atrativo, fazendo com que as Pessoas busquem outras formas para se locomover, algo que impacta direto na redução da demanda.
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21/out
09:38
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 4160 - GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS A criação da Ouvidoria de Transporte Público Metropolitano e Intermunicipal da Ouvidoria Geral do Estado de MG - OGE-MG. Justificativa: As reclamações e solicitações dos Usuários do transporte público enviadas para a OGE-MG, através da Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social. O nome desta ouvidoria particularmente acho ruim, pois muitas pessoas desconhecem que a mesma é a responsável pelo recebimento das solicitações e reclamações do transporte público metropolitano e intermunicipal, já que esta Ouvidoria recebe reclamações de temáticas completamente diferentes. O transporte público metropolitano e intermunicipal, é tema de grande relevância e importância no dia-dia dos Usuários que utilizam destes serviços público, por isso é fundamental destacar esse tema na OGE-MG, através da criação da Ouvidoria de Transporte Metropolitano e Intermunicipal, inclusive isso tornar a Ouvidoria ainda mais conhecida por parte dos Usuários. Com isso, não tenho dúvidas que esta nova Ouvidoria vai receber ainda mais reclamações e solicitações, algo que vai de encontro ao importante trabalho da OGE-MG, de ouvir o Cidadão, e pela promoção de melhorias contínuas no serviço público estadual.   
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20/out
11:05
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 082 - OPERAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA AÇÃO : 4232 - DIAGNÓSTICO E FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO A realização pelo DER-MG de uma fiscalização pente fino, em todos os veículos do Move Metropolitano, incluindo a frota reserva. De todas as linhas troncais. Justificativa: É necessário que o DER-MG faça uma grande ação de fiscalização de todos os veículos do Move Metropolitano, para fins de verificação do Estado de Conservação dos veículos, dos itens de segurança nos veículos, visando uma operação segura, e de qualidade nas linhas troncais do Move Metropolitano. Tenho observado seja por reportagens e ao utilizar o sistema de BRT Metropolitano, com veículos com problemas relacionado ao Estado de conservação, o que justifica a realização de uma ação de fiscalização do DER-MG, em todos os veículos que operam as linhas troncais do Move Metropolitano.
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20/out
13:17
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 1065 - MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA NO ESTADO DE MINAS GERAIS A implantação da integração tarifária do Metrô com as (91) linhas Metropolitana que acessam os Terminais Metropolitanos São Gabriel, Vilarinho e Eldorado, onde localizam-se as Estações do Metro São Gabriel, Vilarinho e Eldorado. Justificativa: Essa medida vai beneficiar um número enorme de Usuários Metropolitanos de vários Municípios da RMBH, com a aprovação destas integrações tarifárias, já que proporciona novas opções de deslocamentos para os Usuários, democratizando o acesso as cidades, tornando os sistemas de transporte público Metropolitano e Metrô mais atrativo. A última vez que o Governo de MG ainda pela SETOP e CBTU aprovaram integrações tarifárias com o Metro, foi a longos 12 anos atrás, em 2010. Nesse período de 2010/2022, houve um grande crescimento populacional da População Metropolitana, onde os sistemas de transporte público devem atender aos anseios dos usuários, e deste crescimento populacional, a partir da aprovação destas integrações tarifárias que tanto beneficia a todos. É importante que o Governo de MG, através da SEINFRA-MG após a realização da privatização do Metrô retome este tema, e aprove a integração das cercas de (91) linhas metropolitanas citadas com o Metro, algo extremamente importante e necessário.
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20/out
14:26
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO NOVA; CONCURSO PÚBLICO SEINFRA-MG Unidade responsável: SEINFRA-MG Finalidade: Atender a uma demanda da Secretaria com relação ao baixo número de Servidores, que atuam com a Gestão do Transporte Público Metropolitano Produto: A realização do Concurso Público Público-Alvo: Servidores ou Usuários do Transporte Público. Estou na dúvida. Território: RMBH Meta física: 01/2023 Meta financeira: deixo a cargo dos técnicos da ALMG e da SEINFRA A realização do Concurso Público com (20) vagas para Técnico em Transporte Público, e (05) auxiliar de escritório. Para atuar exclusivamente na Superintendência de Transporte Intermunicipal e Metropolitano, especialmente na Diretoria de Gestão do Transporte Metropolitano da RMBH. Justificativa: É urgente a realização deste Concurso Público por iniciativa da SEINFRA-MG, dos cargos mencionados para atender as necessidades do trabalho de Gestão, Planejamento e responder as demandas do Transporte Público Metropolitano. A Sociedade cobra e com razão que haja melhorias nos serviços de transporte público, e uma das medidas principais a serem feitas é da promoção deste importantíssimo Concurso Público, visando um maior atendimento as demandas dos Usuários do transporte público metropolitano, situado em uma grande RMBH, seja pelo grande número de habitantes, a 3° maior do país, quanto pela grande área territorial. Com o atual número de Servidores a SEINFRA-MG, não é possível dar conta do grande volume de trabalho que envolve gerir, planejar e responder as demandas do transporte público metropolitano, por isso é urgente a realização deste Concurso Público.
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21/out
09:25
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 4160 - GESTÃO DO TRANSPORTE COLETIVO RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS Discutir adaptações e entendimentos necessários entre a Ouvidoria Geral do Estado de MG e SEINFRA-MG, com relação aos prazos de respostas das reclamações e solicitações recebidas dos Usuários com relação ao transporte público metropolitano. Justificativa: Não tenho dúvidas em dizer que a mudança do recebimento das solicitações e reclamações dos Usuários do transporte público metropolitano, do DER-MG para a OGE-MG foi uma medida muito assertiva do Governo de MG. Particularmente gosto muito do trabalho da OGE-MG.  Mas como tudo sempre a oportunidade de desenvolver e melhorar a prestação do serviço público. Neste sentido, tenho observado que existe um prazo para as respostas das demandas encaminhadas da OGE-MG para a SEINGRA-MG, com relação às demandas e reclamações do transporte público metropolitano.  Mas gostaria de salientar que existem diferentes tipos de reclamações e de solicitações, que demandam tempo de análise variados, ou seja, a solicitações e reclamações, que a SEINFRA-MG consegue responder dentro do prazo para a OGE-MG sem problemas, mas a outras solicitações e reclamações que demandam tempo maior, ou seja, necessitam de uma busca e análise de dados, necessita ir a campo, etc...  Com isso, estas reclamações que demandam um tempo de análise maior, acabam tendo uma resposta mais superficial para atender ao prazo estipulado. O que é muito ruim para o Cidadão que registrou a solicitação, e até mesmo para a SEINFRA-MG.  É preferível que uma solicitação ou reclamação que demandam uma análise maior, demande maior tempo de resposta completa ao Cidadão, do que uma resposta mais superficial para atender ao prazo estipulado. Por isso encaminho esta solicitação, para que a OGE-MG e a SEINFRA-MG possam conversar o quanto antes, e construir conjuntamente entendimentos, onde seja permitido a SEINFRA-MG, um prazo maior para respostas de solicitações e reclamações referente ao transporte público metropolitano. Justificando uma necessidade de maior análise, levantamento de dados, visitas a campo, etc....    
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01/nov
10:23
Por Samuel Santos Rocha Machado | mobilizador social contagem | Contagem/MG privatizaçao cbtu central brasileria trens urbanos . investimento internacional parceria publico privada recurso uniao e governo federal,ampliaçao linha 1 estacao novo eldorado ,ampliaçao linha 2 ,barreiro e nova suissa , ampliaçao com bilhete integraçao passagem paga rede tranpsorte publico ,.anpliaçao linha trens trilhos minas gerais trazer investimento turismo cidade de belo horizonte e cidade de contagem . betim regiao metropolitana .geraçao trabalho e renda. Justificativa: dificuldade acesso transito trabalhadores cidade de contagem trabalham bh .onibus sem conforto passagem alta
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31/out
10:30
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional em Defesa do Transporte Público | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO : 1065 - MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA NO ESTADO DE MINAS GERAIS Território: RMBH Meta física: 01/2023 A disponibilização no site oficial da SEINFRA-MG, com as atualizações mensais diárias, e de forma permanente, da disponibilização do número de reclamações de cada linha do transporte público metropolitano, de forma separada. Justificativa: A solicitação se baseia na Lei Federal nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação. A LAI é resultado de um esforço da Administração Pública de trazer mais transparência ao Governo e de disponibilizar ao cidadão as informações de caráter público, instituindo obrigações, prazos e procedimentos para a divulgação de dados, prevista pela Constituição Federal de 1988 no art. 5º, inc. XXXIII; art. 37, §3º, inc. II; e art. 216, §2º. E baseando ainda na Lei Federal 12.587/2012, Política Nacional de Mobilidade Urbana. A disponibilização com atualizações mensais do número de reclamações registradas na Ouvidoria Geral do Estado de MG, do transporte público metropolitano, vai de encontro com os interesses dos Usuários. Destaco que o aumento da transparência pública é essencial para maior conhecimento das informações por parte da Sociedade, estimulando a participação no planejamento do transporte público metropolitano, gerenciado pelo Governo de MG.
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20/out
10:34
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 081 - INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA AÇÃO NOVA: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA ESTRADA ESTADUAL SABARÁ- BR 381 A conclusão do projeto, e principalmente da pavimentação dos cerca de (12) KM da Estrada Estadual que liga a Sede do Município de Sabará a BR 381 na região do Distrito de Ravena/Sabará. A conclusão do projeto, e principalmente da pavimentação asfáltica com recursos próprios do Governo de Minas Gerais, ou com os recursos do acordo do rompimento da Barragem de Mariana de 2015. Justificativa: Desde 2015 venho solicitando no PPAG Estadual a pavimentação asfáltica dos cerca de 12 KM da Estrada Estadual  que liga a Sede do Município de Sabará a BR 381 na região do Distrito de Ravena/Sabará. Trata-se de uma estrada extremamente importante, como desvio alternativo à caótica BR 381 no trecho entre Ravena/Sabará até BH, que sempre está congestionada. E até mesmo para o futuro com a concessão e principalmente duplicação do lote 8 da BR 381 MG (Caeté a BH), que sem a existência de um desvio será um caos ainda maior.  Destaco ainda a importância da pavimentação asfáltica desta Estrada Estadual para uma maior eficiência operacional das linhas dos sistemas de transporte público metropolitano, municipal, intermunicipal e interestadual, que trafega diariamente por esse trecho caótico de trânsito da BR 381 MG, e que devido a ausência de uma rota de desvio ficam cada vez mais presos nesses congestionamentos quilométricos.  Ou seja, a pavimentação desta Estrada Estadual têm inúmeras vantagens e benefícios a Sociedade, inclusive consta no Plano de Mobilidade da RMBH (ainda em andamento), como de grande relevância a sua pavimentação asfáltica. Vejo que é o momento do Governo do Estado de Minas Gerais, promover a pavimentação asfáltica desta Estrada Estadual, que como justifiquei acima tem inúmeras justificativas e necessidades. É um sonho antigo ver essa estrada estadual pavimentada.     Observação: A Estrada Estadual que liga a Sede do Município de Sabará a BR 381 na região do Distrito de Ravena/Sabará, não é a mesma Estrada Estadual MGC 262 que liga os Municípios de Caeté/Sabará/BH. São Estradas Estaduais diferentes.  
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20/out
13:52
Por Junior José da Silva | MDT - Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade | Sabará/MG PROGRAMA 073 - MOBILIDADE EM MINAS GERAIS AÇÃO: 1065 - MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA NO ESTADO DE MINAS GERAIS A maximização dos pontos de recarga em todos os Municípios da RMBH, com foco nos diversos bairros, por onde circulam as linhas do transporte público metropolitano. Ainda dentro do tema, é fundamental dar sequência na realização dos estudos técnicos, e posteriormente nos testes operacionais, visando a variação e modernização na forma de pagamento das tarifas nos validadores dos ônibus do transporte público metropolitano, nas estações e terminais do Move Metropolitano, através do pagamento via cartões de débito e crédito por aproximação, PIX, QR code, Smartphone. Justificativa: O transporte público metropolitano necessita de modernização e maior eficiência operacional, o que passa obrigatoriamente pela maximização dos pontos de recarga em todos os Municípios da RMBH e posteriormente bairros por onde circulam as linhas do transporte público metropolitano, juntamente da modernização da forma de pagamento das tarifas. Atualmente o que não falta é tecnologia para tornar realidade este avanço tecnológico. Tornando o transporte público mais moderno, com mais qualidade, e mais atrativo para os Usuários.
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