Agenda – ALMG realiza Semana da Pessoa com Deficiência

Período de 23 a 27/9 terá ainda audiências de monitoramento de políticas públicas e Conferência Estadual da Cultura.

20/09/2013 - 18:00 - Atualizado em 23/09/2013 - 11:40

Celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e apresentar os trabalhos desenvolvidos pela comissão permanente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) criada para analisar proposições e assuntos relacionados com as políticas voltadas a essas pessoas são os principais objetivos da Semana da Pessoa com Deficiência, principal destaque do período de 23 a 27 de setembro no Parlamento mineiro.

Outra atividade importante, a III Conferência Estadual da Cultura tem como objetivo avaliar e consolidar as prioridades da política pública do setor no Estado e discutir as propostas mineiras que serão apresentadas na Conferência Nacional de Cultura, em novembro. A abertura da conferência será realizada na quarta (25), no Plenário, com programação que prossegue na quinta (26) e sexta (27). Também compõem a programação da semana audiências de monitoramento de políticas públicas na terça (24) e na quarta (25).

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 23 a 27 de setembro:

Segunda-feira (23)
  • 9h30Insulto a Ribeirão das Neves é tema de audiência
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputados Durval Ângelo e Rogério Correia (ambos do PT)
    Objetivo: a Comissão de Direitos Humanos pretende discutir denúncia de prática discriminatória e pejorativa contra o município de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Na edição do último dia 7 de setembro do Diário Oficial de Minas Gerais, o nome do município foi trocado por “Ribeirão das Trevas”.
  • 9h30 – Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência
    Local: Salão Nobre
    Autor do requerimento: deputada Liza Prado (PSB)
    Objetivo: celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência. Na solenidade, entidades ligadas à defesa dos direitos dessas pessoas acompanharão a prestação de contas da comissão, além de palestra ministrada pelo geriatra e gerontólogo Marcos Alvinair.
  • 20 horas – Reunião Especial de Plenário homenageia a Rotam
    Local: Plenário
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: homenagear o Batalhão Rotam, fruto do extinto Batalhão de Polícia de Choque, unidade que surgiu para atender à necessidade de uma tropa especialmente treinada para atuar em suplementação aos batalhões da Polícia Militar, cobrindo as vulnerabilidades do policiamento ostensivo, principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Terça-feira (24)
  • 9 horas – Comissão de Segurança Pública debate plantão regionalizado da Polícia Civil
    Local: Plenarinho I
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: abordar os impactos do plantão regionalizado da categoria. O sistema, implantado há dois anos, teria reduzido significativamente o número de delegacias que atuam após as 18 horas, nos dias de semana, e aos sábados e domingos.
  • 9 horasComissão de Direitos Humanos vai a Paracatu
    Local: Câmara Municipal de Paracatu - Praça JK, 449, Centro
    Autor do requerimento: deputado Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: discutir assédio moral e violações de direitos humanos contra Fátima Santos Ferreira e outros educadores de Paracatu (Noroeste de Minas).
  • 10 horas – Assinatura de convênio entre ALMG e o Complexo MG Transplantes
    Local: Salão Nobre
    Objetivo: oficializar parceria para criação de um monumento em homenagem aos doadores de órgãos em Minas Gerais. A intenção é que, no monumento, sejam inscritos os nomes de todas as pessoas que doaram ou que venham a doar órgãos no Estado, após autorização da família.
  • 14 horas – Comissão de Esporte debate o Estatuto da Juventude
    Local: Salão Nobre
    Autores do requerimento: deputado Celinho do Sinttrocel (PcdoB) e deputada Luzia Ferreira (PPS) 
    Objetivo: discutir o Estatuto da Juventude, sancionado pelo Governo Federal em agosto deste ano. O novo estatuto entra em vigor em fevereiro de 2014 e faz com que novos direitos à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade sejam assegurados à população com idades entre 15 e 29 anos.
  • 14 horas – Política para o idoso é tema de reunião em Montes Claros
    Local: Câmara Municipal de Montes Claros - Av. Dr. Joao Luiz de Almeida, 40, Centro
    Autora do requerimento: deputada Rosângela Reis (PV) 
    Objetivo: a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social vai verificar a realidade do idoso na região Norte de Minas e colher subsídios para o Ciclo de Debates 10 Anos do Estatuto do Idoso, que acontecerá na ALMG no dia 1° de outubro deste ano.
  • 14h30 – Comissão de Turismo realiza monitoramento de políticas públicas
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Gustavo Perrella (PDT)
    Objetivo: a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo vai debater as políticas destinadas à indústria e ao comércio, a partir do monitoramento dos programas e ações do PPAG 2012-2015, exercício 2013.
  • 15 horas – Lançamento de frente parlamentar de erradicação da hanseníase
    Local: Salão Nobre
    Objetivo: a Frente Parlamentar de Erradicação da Hanseníase e Preservação da Memória das Colônias e Preventórios no Estado visitará colônias de tratamento da doença em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Ubá (Zona da Mata) e Três Corações (Sul de Minas) para verificar suas atuais condições.
Quarta-feira (25)
  • 9 horasComissão de Direitos Humanos analisa abuso de autoridade contra ex-policial
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Cabo Júlio (PMDB)  
    Objetivo: o soldado Deivid Pereira apresentou para a 88ª Companhia da Polícia Militar do 45º Batalhão, em Paracatu (Noroeste do Estado), atestado médico emitido por profissional registrado no Conselho Regional de Medicina, que determinava repouso de dois dias. Depois da apresentação do atestado, Deivid teria sido submetido a tratamento cruel e degradante por um superior hierárquico.
  • 9h30 – Programa Mais Médicos é tema de audiência da Comissão de Saúde
    Local: Plenarinho IV
    Autores do requerimento: deputados Carlos Mosconi e Leonardo Moreira (ambos do PSDB), Duarte Bechir (PSD) e Rogério Correira e Adelmo Carneiro Leão (os dois do PT)
    Objetivo: discutir o programa federal Mais Médicos, que tem sido alvo de polêmica e protestos por parte de médicos em todo o País. O programa prevê a convocação de profissionais, brasileiros e estranjeiros, para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e também em distritos sanitários especiais indígenas.
  • 10 horas – CPI da Telefonia recebe representantes da Anatel
    Local: Plenarinho II
    Autora do requerimento: Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia 
    Objetivo: escutar representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da empresa Teleco Informação e Serviços de Telecomunicações Ltda.
  • 14h30 – Atividade siderúrgica em Divinópolis motiva reunião
    Local: Teatro
    Autores do requerimento: deputada Luzia Ferreira (PPS) e deputado Fabiano Tolentino (PSD) 
    Objetivo: a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável quer discutir as atividades da empresa siderúrgica Cosifer. Segundo denúncias recebidas pela comissão, a empresa estaria atuando de forma irregular, provocando forte degradação ambiental e prejuízo à saúde da população de Divinópolis (Região Centro-Oeste).
  • 14h30 – Comissão de Turismo realiza monitoramento de políticas públicas
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Gustavo Perrella (PDT) 
    Objetivo: a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo vai debater a política estadual de turismo, a partir do monitoramento dos programas e ações do PPAG 2012-2015, exercício 2013.
  • 20 horas – Solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Cultura
    Local: Plenário
    Objetivo: abrir os trabalhos do evento, que pretende avaliar e consolidar as prioridades da política pública de cultura em Minas Gerais e discutir as propostas mineiras que serão apresentadas na Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em novembro, em Brasília. O evento continua na quinta (26) e sexta (27).
Quinta-feira (26)
  • 9 horas – Palestra Inaugural da III Conferência Nacional de Cultura
    Local: Plenário
    Objetivo: apresentar a palestra de inauguração do evento. Ao longo do dia, reuniões dos grupos de trabalho serão feitas nos auditórios do Palácio da Inconfidência, da Escola do Legislativo e do edifício-anexo Carlos Drummond de Andrade, além do Teatro da Assembleia.
  • 10 horas – Encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência
    Local: Salão Nobre
    Autora do requerimento: deputada Liza Prado (PSB) 
    Objetivo: o evento se encerra com a palestra “2013: Ano Ibero-americano de inclusão laboral da pessoa com deficiência”, ministrada pelo consultor de inclusão Romeu Kazumi Sassaki.
  • 10 horas – Comissão de Direitos Humanos chega a Espera Feliz
    Local: Câmara Municipal de Espera Feliz - Praça Dr. José Augusto, 251
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT) 
    Objetivo: obter esclarecimentos sobre denúncia de assédio moral, abuso de poder, violação de direitos humanos e outras garantias funcionais contra o oficial de justiça Ivo Luiz de Souza Duarte.
Sexta-feira (27)
  • 10 horas – Questão agrária é tema de audiência em Varzelândia
    Local: Ginásio Poliesportivo de Varzelândia - Av. Brasil, s/nº, São Luiz
    Autor do requerimento: deputado Paulo Guedes (PT) 
    Objetivo: a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial vai discutir questões agrárias relacionadas a projetos de assentamento na região, incluindo uma área de remanescente quilombola.