ALMG realiza Semana da Pessoa com Deficiência

Programação terá solenidade de abertura, audiência pública e palestra.

16/09/2013 - 14:00 - Atualizado em 23/09/2013 - 11:30

Celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, e apresentar os trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência foram os motivadores para realização da Semana da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A programação, que contempla solenidade de abertura, audiência pública na comissão e palestra com especialistas no tema, será realizada entre os dias 23 e 26 de setembro.

As atividades têm início na segunda-feira (23/9/13), com uma reunião de abertura às 9h30, no Salão Nobre. Na oportunidade, entidades ligadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência na Região Metropolitana de Belo Horizonte acompanharão a prestação de contas da comissão, além da palestra “O envelhecimento da pessoa com deficiência”, ministrada pelo geriatra e gerontólogo Marcos Alvinair.

De acordo com a presidente da comissão, deputada Liza Prado (PSB), outros objetivos da semana são "valorizar o trabalho de artistas com deficiência e divulgar a audiência pública do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que trata dos direitos da pessoa com deficiência".

A programação continua na quarta-feira (25), com a audiência pública da comissão que vai debater a política estadual de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, a partir do Monitoramento de Políticas Públicas 2013. A reunião acontece às 9h30, no Auditório da Assembleia, e estão previstas as presenças de gestores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de entidades relacionadas ao tema no Estado.

Na quinta-feira (26), a semana se encerra com a palestra “2013: Ano Ibero-americano de inclusão laboral da pessoa com deficiência”, ministrada pelo consultor de inclusão Romeu Kazumi Sassaki. Ele também é especialistas em reabilitação profissional e autor do livro "Inclusão: Construindo uma sociedade para todos". O evento está marcado para às 10 horas, no Salão Nobre.