Atividade siderúrgica em Divinópolis motiva reunião na ALMG

Meio Ambiente recebeu denúncias de moradores da cidade contra a empresa Cosifer. Reunião será na quarta (25), às 14h30.

20/09/2013 - 12:08

A degradação ambiental em Divinópolis (Centro-Oeste) e o prejuízo à saúde da população provocados pelas atividades de siderurgia da empresa Cosifer serão debatidos nesta quarta-feira (25/9/13), pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O requerimento para o encontro, marcado para as 14h30, no Plenarinho IV, é da deputada Luzia Ferreira (PPS) e do deputado Fabiano Tolentino (PSD).

Os parlamentares pretendem discutir as atividades da empresa siderúrgica Cosifer. Segundo denúncias recebidas pela comissão, a empresa estaria atuando de forma irregular, provocando forte degradação ambiental e prejuízo à saúde da população local. No site da deputada Luzia Ferreira (www.luziaferreira.com.br) denúncias dos moradores de Divinópolis apontam a empresa siderúrgica como provocadora de forte degradação ambiental, poluição sonora e do ar e, causando prejuízos à saúde da população do bairro Manoel Valinhos e região. Segundo a parlamentar, os moradores não querem o fechamento da empresa, mas que ela se normatize de acordo com as recomendações ambientais.

Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo; o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador Rodyson Kristnamurti da Silva Oliveira; a presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Zuleika Stela Chiacchio Torquetti; a superintendente da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram) - Alto São Francisco, Paula Fernandes dos Santos; o procurador de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanístico e Habitacional, Alceu José Torres Marques; o promotor de justiça e diretor de Secretaria das Promotorias de Justiça da Comarca de Carmo do Cajuru, Alessandro Garcia Silva; e o gerente da Cosifer Siderurgia Ltda, José Messias Sobrinho.