Na reunião desta quarta (16), parlamentares também mostraram preocupação com a falta de água e a geração de empregos.
16/10/2019Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, Comissão de Minas e Energia, Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Comissão de Desenvolvimento Econômico
1ª Reunião Conjunta
Auditório José Alencar
Finalidade: Prestação de informações sobre a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig -, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - e da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Copanor - relativa ao segundo quadrimestre de 2019 - Assembleia Fiscaliza.
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1ª Parte da reuniãoExpediente
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Leitura e aprovação da ata
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Leitura da correspondência
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Designação de relator
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2ª Parte da reuniãoOrdem do Dia
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1ª FaseDiscussão e votação de parecer sobre proposição sujeita a apreciação do plenário
- Nenhum parecer para apreciação nesta reunião.
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2ª FaseDiscussão e votação de proposições que dispensam a apreciação do plenário
- Nenhuma proposição para apreciação nesta fase.
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3ª FaseRecebimento, discussão e votação de proposições da comissão
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3ª Parte da reuniãoRealização de audiências, debates e apreciação de requerimentos
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1ª FaseRealização de audiências e debates
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Prestação de informações sobre a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig -, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - e da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Copanor - relativa ao segundo quadrimestre de 2019 - Assembleia Fiscaliza.Adriano Magalhães ChavesSecretário-Adjunto - Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoCledorvino BeliniConvocadoDiretor-Presidente - Companhia Energética de Minas GeraisCarlos Eduardo Tavares de CastroConvocadoDiretor-Presidente - Companhia de Saneamento de Minas Gerais Presidente da Copanor - Servicos de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais
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2ª FaseRecebimento e votação de requerimentos
Assessor
Gabrielle Scholz Couto Bicalho
Tel.: (31) 21087169
Esta pauta poderá sofrer alterações até 24 horas antes da sua realização (parágrafo único do artigo 120 do Regimento Interno)
Resultado da reunião: Reunião ocorrida.
Dep. Gil Pereira
(Presidente)
/ PP
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Dep. Roberto Andrade
/ PSB
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Dep. Glaycon Franco
/ PV
- Substituindo Dep. Roberto Andrade
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Dep. Guilherme da Cunha
/ NOVO
- Substituindo Dep. Gil Pereira
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos
Dep. Rosângela Reis
(Presidente)
/ PODE
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Dep. Marquinho Lemos
(Vice-Presidente)
/ PT
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Dep. Ione Pinheiro
/ DEM
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Dep. Thiago Cota
/ MDB
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Dep. Celise Laviola
/ MDB
- Substituindo Dep. Rosângela Reis
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Dep. Douglas Melo
/ MDB
- Substituindo Dep. Thiago Cota
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Dep. Zé Reis
/ PSD
- Substituindo Dep. Ione Pinheiro
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização
Dep. Guilherme da Cunha
/ NOVO
Comissão de Minas e Energia
Comissão de Minas e Energia
Dep. Leonídio Bouças
/ MDB
Comissão de Minas e Energia
Comissão de Minas e Energia
Dep. Ulysses Gomes
/ PT
Comissão de Minas e Energia
Comissão de Minas e Energia
Dep. Coronel Sandro
/ PSL
- Substituindo Dep. Rafael Martins
Comissão de Minas e Energia
Comissão de Minas e Energia
Dep. Virgílio Guimarães
/ PT
- Substituindo Dep. Ulysses Gomes
Comissão de Minas e Energia
Comissão de Minas e Energia
Dep. Beatriz Cerqueira
(Presidente)
/ PT
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Dep. Coronel Sandro
/ PSL
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Dep. Leninha
/ PT
- Substituindo Dep. Betão
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Dep. Leonídio Bouças
/ MDB
- Substituindo Dep. Professor Cleiton
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Dep. Professor Wendel Mesquita
/ SOLIDARIEDADE
- Substituindo Dep. Bartô
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
Dep. Thiago Cota
(Presidente)
/ MDB
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Dep. Glaycon Franco
(Vice-Presidente)
/ PV
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Dep. Virgílio Guimarães
/ PT
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Dep. Carlos Pimenta
/ PDT
- Substituindo Dep. Thiago Cota
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Dep. Leninha
/ PT
- Substituindo Dep. Virgílio Guimarães
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Comissão de Desenvolvimento Econômico
Adriano Magalhães Chaves
Secretário-Adjunto - Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico
Secretário-Adjunto - Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico
Carlos Eduardo Tavares de Castro
Diretor-Presidente - Companhia de Saneamento de Minas Gerais Presidente da Copanor - Servicos de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais
Diretor-Presidente - Companhia de Saneamento de Minas Gerais Presidente da Copanor - Servicos de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais
Cledorvino Belini
Diretor-Presidente - Companhia Energética de Minas Gerais
Diretor-Presidente - Companhia Energética de Minas Gerais
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1ª Parte da reuniãoExpediente
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Leitura e aprovação da ata
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Leitura da correspondência
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Designação de relator
- Nenhuma matéria recebida para designação de relator.
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2ª Parte da reuniãoOrdem do Dia
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1ª FaseDiscussão e votação de parecer sobre proposição sujeita a apreciação do plenário
- Nenhum parecer para apreciação nesta reunião.
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2ª FaseDiscussão e votação de proposições que dispensam a apreciação do plenário
- Nenhuma proposição para apreciação nesta reunião.
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3ª FaseRecebimento, discussão e votação de proposições da comissão
- Nenhuma proposição recebida ou discutida nesta reunião.
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3ª Parte da reuniãoRealização de audiências, debates e apreciação de requerimentos
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1ª FaseRealização de audiências e debates
- Nenhuma audiência ou debate nesta reunião.
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2ª FaseRecebimento e votação de requerimentos
- Nenhum requerimento recebido ou votado nesta reunião.
- Requerimentos decorrentes da audiência pública e seus desdobramentos
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RQC Requerimento de Comissão 4837/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de providências para que elabore e implemente plano de estímulo à agregação de valor aos produtos da cadeia produtiva de floresta plantada no Jequitinhonha.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Braulio Braz, Dep. Glaycon Franco, Dep. Laura SerranoSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3335/2019
RQC Requerimento de Comissão 4840/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o novo modelo de financiamento do projeto Voe Minas.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Laura Serrano, Dep. Glaycon Franco, Dep. Braulio BrazSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3343/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoO Secretário-Adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico informou que o projeto "Voe Minas" se encerrou no dia 30 de junho de 2019. Em seu lugar, está se buscando atrair empresas que operem destinos regionais. De forma a aumentar a viabilidade desses voos, informou que as possibilidades de apoio incluem redução de ICMS sobre combustível de aviação, possível apoio da concessionária do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e financiamento do BDMG às empresas. Afirmou que em outubro de 2019 foi assinado protocolo de investimento com a empresa Asta.
RQC Requerimento de Comissão 4843/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o processo de seleção da empresa que operará o projeto Voe Minas.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Laura Serrano, Dep. Glaycon Franco, Dep. Braulio BrazSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3342/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoDe acordo com o Secretário-Adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, o Voe Minas se encerrou em 30/6/2019 e não será retomado em virtude do custo dos subsídios desembolsados, frente ao cenário de crise fiscal. Em seu lugar, está se buscando atrair empresas que operem destinos regionais, inclusive por meio de benefício fiscal em matéria de ICMS. Informou o Secretário-Adjunto que que foi assinado em outubro protocolo com a empresa Asta, com o objetivo de desenvolver a aviação regional do Estado.
RQC Requerimento de Comissão 4844/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o planejamento para modernização do aeroporto de Ipatinga e sobre possível parceria público-privada - PPP - para exploração desse terminal.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Laura Serrano, Dep. Glaycon Franco, Dep. Braulio BrazSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3341/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoFoi informado que há intenção do Estado em conceder alguns equipamentos públicos, como é o caso do terminal do aeroporto de Ipatinga. Sendo assim, está sendo analisada a possibilidade de realização dessa concessão e, ainda, se serão realizadas intervenções no aeroporto anteriormente a esse processo.
RQC Requerimento de Comissão 4846/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o projeto Aerotrópole, sua concepção e os resultados dele esperados.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Laura Serrano, Dep. Braulio Braz, Dep. Glaycon FrancoSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3340/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoAF A Sede informou que será instituída uma política setorial para revisão dos estudos do setor, viabilização do Aeroporto Indústria e articulação para implantação do sistema viário que potencializa a aerotróple. Nessa perspectiva, tem-se como resultados esperados, até o ano de 2022, o alcance de 3.461 voos internacionais anuais no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a instalação de 8 empresas na área do Aeroporto Industrial e obtenção de R$ 1 bilhão em instrumentos de intenção de investimentos assinados.
RQC Requerimento de Comissão 4849/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o planejamento para o desenvolvimento do aeroporto regional da Zona da Mata, em Goianá, e a atração de unidades produtivas para seu entorno.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Braulio Braz, Dep. Laura Serrano, Dep. Glaycon FrancoSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3339/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoAF A Sede informou que o Aeroporto Presidente ltamar Franco, em Goianá, passou a ser administrado pela SPE - Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata S.A. O objetivo é promover o desenvolvimento do Aeroporto, contando com a participação de uma administração privada. Em relação ao entorno, destaca-se que o Estado promoveu melhorias com a construção da rodovia AMG-3085. Com o novo acesso, o aeroporto de Goianá deve ganhar mais movimento e facilidade de tráfego, além de deslocar o trânsito de caminhões do Centro da cidade e servir como incentivo para atrair novos investidores. Estão sendo realizadas também, a verificação de empresas situadas na região do aeroporto com potencial para utilizar o aeroporto na logística de cargas e a intermediação de discussões entre as empresas do setor junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), com a verificação de linhas de financiamento que atendam às necessidades, bem como a discussão junto às prefeituras envolvidas na área do aeroporto para viabilização de terrenos para apresentação a empresas potencialmente interessadas em se instalar na região.
RQC Requerimento de Comissão 4851/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre as estratégias para manutenção, em Minas Gerais, de "startups" fundadas no Estado.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Braulio Braz, Dep. Laura Serrano, Dep. Glaycon FrancoSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3338/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoDe acordo com o Secretário-Adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, as estratégias para atração e retenção de startups estão distribuídas entre as seguintes ações: atração de capital de risco, formação de investidores anjos, conexão de startups com empresas de médio e grande porte e setor público, aproximação das universidades e de seus alunos das startups mineiras e o fortalecimento dos agentes privados e públicos de fomento à startups (aceleradoras, incubadoras, pré-aceleradoras, venture builders).
RQC Requerimento de Comissão 4852/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o processo de reformulação das Uaitecs, as dificuldades encontradas e as potencialidades identificadas para essas estruturas.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Laura Serrano, Dep. Braulio Braz, Dep. Glaycon FrancoSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3337/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoDe acordo com o Secretário-Adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, o processo de reformulação do programa Rede UAITEC é extenso, uma vez que a rede posui cerca de 100 unidades espalhadas pelo Estado. Foi informado que o processo de levantamento e patrimonialização de todos os itens "deve ser realizado no tempo necessário e com total responsabilidade". Segundo o Secretário-Adjunto, o planejamento para as Uaitecs estão sendo revistas diante da troca dos dirigentes ligados à área de ciência, tecnologia e inovação.Órgão: Secretaria de Estado de Desenvolvimento EconômicoResposta semelhante à anterior (vide ordem 8). Análise, idem.
RQC Requerimento de Comissão 4854/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Fazenda pedido de informações sobre eventuais medidas que estejam sendo adotadas pelo Estado para que as riquezas geradas na região do Vale do Jequitinhonha, provenientes, por exemplo, da cultura do eucalipto e da exploração do lítio e de rochas ornamentais, permaneçam na região.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Laura Serrano, Dep. Glaycon Franco, Dep. Braulio BrazSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3336/2019
Órgão: Secretaria de Estado de FazendaA Secretaria de Estado de Fazenda informou que o assunto não está afeto às competências daquela pasta, motivo pelo qual está impossibilitada de adotar medidas para que a riqueza gerada permaneça na região do Vale do Jequitinhonha.
RQC Requerimento de Comissão 4857/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre eventuais medidas que estejam sendo adotadas pelo Estado para que as riquezas geradas na região do Vale do Jequitinhonha, provenientes, por exemplo, da cultura do eucalipto e da exploração do lítio e de rochas ornamentais, permaneçam na região.Autores: Dep. Thiago Cota, Dep. Laura Serrano, Dep. Braulio Braz, Dep. Glaycon FrancoSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3344/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoA SEDE informou que está desenvolvendo trabalho de atração de empresas para adensar a cadeia produtiva da indústria moveleira, que é consumidora de eucalipto. Afirmou que está atuando para atrair empresas para processamento de rochas ornamentais, de forma a possibilitar posterior exportação com maior valor agregado. Afirmou, também, que está buscando empresas para exploração sustentável e segura do lítio, bem como para a fabricação de produtos derivados do minério que possuam alto valor agregado, como baterias por exemplo.
RQC Requerimento de Comissão 4879/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de informações consubstanciadas em relatório com o cronograma da efetivação de ligações ou de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica nos poços artesianos utilizados para abastecimento público das regiões Norte de Minas, Jequitinhonha e Nordeste de Minas, que estejam com atendimento pendente nessa empresa.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3422/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas Gerais(Identificado erro material – resposta do ofício sintentizada abaixo refere-se ao RQN 3.432/2019) A Cemig esclareceu que, face aos processos de otimização de recursos e priorização de obras, somente patrocina projetos por meio das Leis de Incentivo Federal ou Estadual, não aportando recursos em projetos não incentivados. Dessa forma, dada a importância do projeto, a empresa sugeriu sua inscrição nas Leis de Incentivo.Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisA Cemig informou que o gestor do Programa Água para Todos é o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Idene -, e que a companhia atua de forma a atender às demandas do Instituto. De acordo com critérios do programa, é necessário que o titular da fatura de energia seja a prefeitura, associação ou conselho. A Cemig anexou à sua resposta planilha com relação de municípios, comunidades e situação de acompanhamento em cada caso. Percebe-se, nessa relação, que a Copasa solicitou a não ligação da energia elétrica no poço artesiano em diversos casos, sem um detalhamento do motivo. Em outros há informação de que a água é imprópria ou o poço é seco. Em outros casos não foi feita solicitação de ligação à Cemig, e, em diversas localidades, o poço está com energia ligada.
RQC Requerimento de Comissão 4914/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de informações sobre a previsão de investimentos necessários para a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios atendidos por essa companhia nas regiões Norte e Jequitinhonha.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3431/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisAF_2 Segundo o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, Ricardo Simões, os índices de atendimento, considerando as localidades de concessão da Copasa/Copanor, é de 98,05% para abastecimento de água e 80,78% para esgotamento sanitário. Segundo o planejamento da empresa, espera-se atingir a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para todas as áreas de concessão no Estado de Minas Gerais em 2033, conforme preconiza o PLANSAB. Para isso o Plano de Negócios aprovado para o quinquênio 2020-2024 prevê o montante de investimento na ordem de 816 milhões em 2020, e 1,25 bilhões anuais de 2021 a 2024.Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisSegundo o Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, os índices de atendimento, considerando as localidades de concessão da Copasa/Copanor, é de 98,05% para abastecimento de água e 80,78% para esgotamento sanitário. Segundo o planejamento da empresa, espera-se atingir a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para todas as áreas de concessão no Estado de Minas Gerais em 2033, conforme preconiza o PLANSAB. Para isso o Plano de Negócios aprovado para o quinquênio 2020-2024 prevê o montante de investimento na ordem de 816 milhões em 2020, e 1,25 bilhões anuias de 2021 a 2024.
RQC Requerimento de Comissão 4915/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede – pedido de providências para que desenvolva estudos para a extensão da rede de gasodutos da Gasmig até o Município de Governador Valadares.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3414/2019
RQC Requerimento de Comissão 4919/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de providências para que reative o programa Campos de Luz ou similar.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3413/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisCemig informou que a responsabilidade para implementação do referido programa é da Secretaria de Estado de Governo - SEGOV - e que já iniciou contatos com aquele órgão no intuito de viabilizar uma nova etapa desse programa.
RQC Requerimento de Comissão 4922/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa-MG - pedido de providências para que parte do lucro apurado seja destinado aos investimentos necessários para cumprimento das metas de universalização, tendo em vista que todo o lucro apurado no exercício de 2017, no valor aproximado de R$ 550 milhões, foi integralmente distribuído como dividendos aos acionistas.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3412/2019
RQC Requerimento de Comissão 4924/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de informações consubstanciadas no estudo elaborado pela companhia que prevê os impactos da eventual aprovação, na forma como se encontra hoje, do Projeto de Lei Federal nº 3.189, de 2019, que estabelece o novo marco legal do saneamento, na hipótese de a Copasa-MG não vencer a licitação para renovação dos contratos com os municípios em que opera os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3430/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisAF_2 De acordo com Ricardo Augusto Simôes Campos, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais Copasa, e sua Copasa subsidiária Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais Copanor, são empresas que, nas regiões Norte e Nordeste do Estado de Minas Gerais, detém, em conjunto, a concessão dos serviços de abastecimento de água em 695 localidades (sedes e distritos) e de esgoto em 541 localidades (sedes e distritos), distribuídas em 145 municípios da região. A população total da região é de 2.582.750 habitantes, e na área de abrangência de concessão da Copasa/Copanor é de 2.420.209. Os indices de atendimento nas localidades de concessão da Copasa/Copanor, é de 98,05% para abastecimento de água e 80,78% para esgotamento sanitário. Segundo Ricardo, o planejamento de longo prazo da COPASA MG considera, o cumprimento, até 2033, das metas estabelecidas pelo PLANSAB. O plano de negócios aprovado para o quinquênio 2020-2024 prevê investimentos da ordem de 816 milhões em 2020, e 1,25 bilhões anuais de 2021 a 2024
RQC Requerimento de Comissão 4925/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de informações sobre as ações que estão sendo planejadas para minimizar os problemas de suprimento de água em Montes Claros e nos demais municípios do entorno, especificando o projeto de construção de adutora - adutora Ibiaí - para captar água diretamente do Rio São Francisco.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3429/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisAF_2 Segundo a Diretoria da Copasa, a proposta para o equacionamento do suprimento de água para a cidade de Montes Claros, pressupõe a implantação de uma captação no Rio São Francisco, no município de lbiaí, a qual será interligada ao sistema do Rio Pacuí já em operação por intermédio de adutora com 92km de extensão. O projeto está concluído, e os recursos financeiros equacionados. O processo de licitação das obras está em andamento com previsão de publicação do edital em fevereiro/2020 e emissão da ordem de serviço em julho/2020.
RQC Requerimento de Comissão 4926/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig – pedido de informações consubstanciado em relatório que contenha descrição dos valores, beneficiários e projetos de cultura executados nos últimos quatro anos, incluído o exercício atual.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Ione Pinheiro, Dep. Marquinho LemosSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3428/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisFoi encaminhada pela Cemig a lista com todos os patrocínios culturais promovidos pela empresa de 2016 a 2019. O documento enviado contém uma tabela com o nome e o montante para cada patrocínio.
RQC Requerimento de Comissão 4927/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad - pedido de providências para que seja desenvolvida e regulamentada, por meio de resolução normativa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, metodologia de medição de resultados de programas de produção de água, com o objetivo de avaliar eventuais condicionantes estabelecidas em processos de licenciamento ambiental.Autores: Dep. Guilherme da Cunha, Dep. Dalmo Ribeiro Silva, Dep. Zé ReisSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3437/2019
RQC Requerimento de Comissão 4928/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad - pedido de providências para que seja considerada a possibilidade de, no processo de licenciamento ambiental da Mineradora Sul Americana de Metais - SAM - e dos demais empreendimentos minerários no Estado, estabelecer a obrigação de implementação de programas de produção de água nas bacias hidrográficas afetadas (inclusive por mineroduto, se houver), preferencialmente com metas superiores à demanda estimada máxima prevista para cada empreendimento.Autores: Dep. Dalmo Ribeiro Silva, Dep. Guilherme da Cunha, Dep. Zé ReisSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3438/2019
RQC Requerimento de Comissão 4929/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sede - pedido de providências para elaboração e implementação do plano de estímulo ao desenvolvimento da cadeia de industrialização do lítio no Vale do Jequitinhonha.Autores: Dep. Dalmo Ribeiro Silva, Dep. Guilherme da Cunha, Dep. Zé ReisSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3439/2019
Órgão: Secretaria de Estado de GovernoA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sede -, por meio da Superintendência de Política Minerária, Energética e Logística, informou que desenvolve projetos com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas minerais no Estado, de maneira social e ambientalmente responsável, contribuindo para o desenvolvimento econômico de regiões mineradoras. Mas não dispõe, no momento, de projetos que tratem diretamente da cadeia produtiva do Lítio no Vale do Jequitinhonha. Acrescenta que este mineral e o tema serão tratados e analisados no Plano Estadual de Mineração de Minas Gerais e se dispõe a ouvir e reunir com a Assembleia Legislativa para tratar do tema.
RQC Requerimento de Comissão 4932/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sede - e à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de providências para que seja desenvolvido plano estratégico de identificação de cenários e alternativas para a manutenção das concessões das usinas hidrelétricas, que estão sob perspectiva de vencimento nos próximos anos.Autores: Dep. Guilherme da Cunha, Dep. Dalmo Ribeiro Silva, Dep. Zé ReisSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3441/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisEm resposta, a Cemig informa haver três alternativas para a manutenção das concessões de usinas hidrelétricas vincendas entre 2024 e 2025: a) prorrogação em regime de cotas. Esta alternativa impediria o acesso da companhia ao mercado livre de energia, reduzindo a rentabilidade do negócio para os acionistas. b) prorrogação das concessões por período de até 30 anos à empresa resultante do processo de privatização da concessionária de geração de energia elétrica (alternativa prevista no Dec. Federal nº 9.271, de 2018). Essa alternativa, apontada pelo presidente da Cemig como a mais desejável, seria praticada mediante a transferência para o mercado privado do controle acionário (mínimo de 51% das ações) de Sociedades de Propósito Específico - SPEs -, especialmente criadas pela empresa para explorar as concessões vincendas. c) aguardar o vencimento das concessões e disputá-las em leilão. Essa alternativa é apresentada como de alto risco face ao custo da operação e a possibilidade de perda total do controle das usinas envolvidas.
RQC Requerimento de Comissão 4936/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sede - pedido de providências para que se agilize a elaboração do Plano Estadual de Mineração, garantindo-se a participação da sociedade civil.Autores: Dep. Guilherme da Cunha, Dep. Dalmo Ribeiro Silva, Dep. Zé ReisSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3442/2019
RQC Requerimento de Comissão 4949/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de informações sobre o cumprimento da Lei nº 12.503, de 1997, conhecida como Lei Piau, que impõe às concessionárias, públicas ou privadas, de abastecimento público de água e de energia elétrica a obrigação de investir na proteção e na preservação ambiental da bacia hidrográfica em que ocorrer a exploração do recurso hídrico, o equivalente a, no mínimo, 0,5% do valor total da receita operacional ali apurada no exercício anterior ao do investimento.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Gustavo Santana, Dep. Roberto AndradeSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3345/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisEm resposta, o representante da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - informou que há várias décadas a companhia implementa ações de proteção e preservação ambiental, com o objetivo de recuperar os recursos naturais das bacias hidrográficas sujeitas à exploração com a finalidade de abastecimento público. Segundo ele, o Programa "Pró-Mananciais" vem atender às novas diretrizes da Copasa e se fundamenta nos programas anteriores, nas legislações, documentos nacionais e estaduais e no programa estadual "Cultivando Água Boa". Destacou que o programa tem sido a principal ferramenta na preservação ambiental e na aplicação dos recursos concernentes à Lei nº 12503, de 1997. Acrescentou que, de forma gradativa, o programa vem abrangendo a cada ano um número maior de municípios. Em 2018 foram 161 municípios contemplados com investimento de R$13.958.779,92, e, em 2019, 187 municípios. Por fim, informou que a Receita Operacional Líquida Total de Água auferida pela Companhia no segundo quadrimestre de 2019 foi de R$ 1.030.603.605,43 e as despesas com a Lei Piau foram de R$ 4.677.378,64.
RQC Requerimento de Comissão 4952/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de providências para que seja dada prioridade, na alocação de recursos de investimentos, à ampliação de infraestrutura de distribuição na região do Norte de Minas, de forma a ofertar condições para a expansão dos empreendimentos de geração distribuída, em especial de energia solar fotovoltaica.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Gustavo Santana, Dep. Roberto AndradeSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3355/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisA Cemig informa que, a despeito das decisões de investimento no sistema elétrico serem dependentes de aplicação de metodologia predeterminada, que apoia a escolha de projetos a partir da demanda de mercado e critérios estratégicos, além de critérios prudenciais exigidos pela Aneel, as regiões Norte e Leste de Minas terão prioridade de investimentos pela empresa até 2022. Para essas regiões estão previstos 34% do total a ser imobilizado pela estatal.Órgão: Secretaria de Estado de GovernoEm resposta ao pedido de providência em análise, a Cemig Distribuição apresentou o planejamento de investimentos da empresa até 2022, em que se observa que os dois maiores valores de alocação de recursos estão direcionados para as regiões Norte e Leste de Minas, totalizando 34% do total planejado e denotando priorização delas em relação às demais regiões do Estado. Esse percentual corresponde a R$1,02 bilhão aplicados na região Norte e R$1,11 bilhão, na região Leste. Informa, ainda, que as decisões, respeitados os critérios de prudência recomendados pela Aneel, são pautadas em análise mercadológica, o que sugere que a empresa está atenta às demandas dos empreendedores de geração distribuída, em especial os de energia solar fotovoltaica, por conexão à rede de distribuição elétrica no Estado.
RQC Requerimento de Comissão 4954/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de providências para investir em educação ambiental e em consumo consciente.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Roberto Andrade, Dep. Gustavo SantanaSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3356/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisEm sua resposta, a Copasa informa que vem investindo em educação ambiental por meio de programas, projetos e ações amplamente contextualizadas com as questões de saúde, saneamento e consumo consciente. A empresa destaca que os seguintes programas e ações estão em andamento: Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental; Programa Pró-Mananciais; Programa Ambientação; Centros de Educação Ambiental (sendo três em atividade no Barreiro/ BH, Teófilo Otoni e Curvelo e um em construção em Patos de Minas), bem como a Campanha Lacre do Bem.
RQC Requerimento de Comissão 4956/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel - pedido de providências para que realize em Minas Gerais, preferencialmente em Montes Claros, audiência pública do processo de revisão da Resolução nº 482, de 17/4/2012, que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Roberto Andrade, Dep. Gustavo SantanaSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3357/2019
RQC Requerimento de Comissão 4957/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf - pedido de providências para a conclusão da Barragem de Jequitaí, no Norte de Minas.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Roberto Andrade, Dep. Gustavo SantanaSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3360/2019
RQC Requerimento de Comissão 4960/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de providências para que os municípios do semiárido mineiro sejam priorizados na implantação do Programa Pró-Manancial.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Roberto Andrade, Dep. Gustavo SantanaSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3361/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisEm sua resposta, a Copasa informa que a escolha dos municípios a serem contemplados pelo Programa Pró-Mananciais é feita a partir de pontuação obtida numa matriz, na qual os mananciais utilizados para abastecimento público são avaliados. A empresa esclarece ainda, que a matriz prioriza os municípios segundo os seguintes critérios: escassez hídrica do manancial nos últimos dois anos; população abastecida pelo manancial; iniciativas de recuperação e proteção existentes no município; qualidade da água captada; situação ambiental da bacia do manancial; e tipo de captação.Órgão: Secretaria de Estado de GovernoO Secretário de Estado de Governo reencaminhou a esta Casa o ofício já recebido diretamente da Copasa.
RQC Requerimento de Comissão 4961/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel - pedido de providências para que, no processo de revisão da Resolução nº 482, de 17/4/2012, que regula o acesso de empreendimentos de geração distribuída à rede de distribuição elétrica, sejam garantidas, por prazo razoável, as condições comerciais vigentes para as unidades em funcionamento e para aquelas que já receberam parecer de acesso positivo.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Gustavo Santana, Dep. Roberto AndradeSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3358/2019
RQC Requerimento de Comissão 4963/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de providências para que seja acelerada a obra de captação de água no Rio São Francisco, denominada Adutora Ibiaí, com objetivo de complementar o abastecimento público da cidade de Montes Claros, entre outras no percurso, uma vez que as captações em operação não estão sendo suficientes para o atendimento da população.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Roberto Andrade, Dep. Gustavo SantanaSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3359/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisEm sua resposta, a Copasa informa que o projeto básico da Adutora Ibiaí foi concluído em janeiro de 2020, que a publicação do edital de licitação está prevista para fevereiro de 2020 e que o início das obras está previsto para julho de 2020, com prazo para conclusão em 16 meses. A Copasa esclarece, ainda, que o projeto prevê a implantação de um sistema com capacidade de 500 l/s, constituído de uma captação de água, por balsa, no Rio São Francisco, em Ibiaí, seguido pelo transporte da água bruta até a Estação de Tratamento de Água - ETA -, também projetada em Ibiaí, e que posteriormente a água tratada será conduzida por um sistema de adução, com 92km de extensão, e composto por quatro elevatórias até o reservatório existente, situado na área da ETA Pacuí. Esse sistema é uma complementação do Sistema Pacuí já existente, que, além de garantir o abastecimento da sede de Montes Claros até o ano de 2050, prevê também o abastecimento de Coração de Jesus, lbiaí e demais localidades da região. O sistema interligado viabilizará a recuperação do reservatório de Juramento e permitirá manobras que não comprometerão a oferta hídrica dos mananciais disponíveis para atendimento à população de Montes Claros nos períodos mais críticos de estiagem.
RQC Requerimento de Comissão 4965/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sede - e à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de providências para que divulguem periodicamente a disponibilidade (localização e capacidade) da infraestrutura de distribuição de energia para ligação de novas unidades de geração distribuída, em especial na região Norte de Minas.Autores: Dep. Betinho Pinto Coelho, Dep. Gustavo Santana, Dep. Roberto AndradeSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3362/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisA Cemig informa a impossibilidade de fornecimento dos dados solicitados em função de falta de regulação para tal divulgação, ausência de sistema que possibilite tal divulgação espacial em tempo real e, por fim, por julgar que essa informação é estratégica e que sua publicização provocaria "corrida dos interessados pelas áreas mencionadas, o que poderia alterar, em muito pouco tempo, as condições geoelétricas da respectiva região e, por consequência, as condições para conexão de acessantes àqueles pontos".Órgão: Secretaria de Estado de GovernoA correspondência recebida da Segov apenas encaminha o ofício da Cemig, já recebido por esta Casa em dezembro de 2019.
RQC Requerimento de Comissão 5063/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig - pedido de providências para que desenvolva ações que elevem o nível de "compliance" da empresa, especialmente em relação aos tratamento dispensado aos seus consumidores.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3404/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisA Cemig, por meio de Ofício do Sr. Paulo Tadeu Ferreira Lott, gerente de Relações Institucionais da empresa, esclareceu que, em dezembro de 2019, deu início ao projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18). Atualmente, encontram-se em andamento atividades de diagnóstico e implantação necessários a cumprir o novo regramento de dados. O prazo de adequação previsto na lei se encerra, a priori, em agosto de 2020.
RQC Requerimento de Comissão 5064/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de informações consubstanciadas em cronograma de investimentos necessários para a complementação do serviço de esgotamento sanitário dos Municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, uma vez que a estação de tratamento de esgotos, recentemente construída pela Copasa, atende a apenas 43% da população de Coronel Fabriciano e 77% da população de Timóteo.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3427/2019
Órgão: Companhia de Saneamento de Minas GeraisEm sua resposta, a Copasa informa que são previstos investimentos de cerca de 15,7 milhões para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Limoeiro, localizada em Timóteo, sendo que o processo encontra-se em fase de adequação de projetos e posteriormente será preparada a licitação, com previsão de início das obras para 2021. A empresa esclarece também, que o município de Timóteo, em consenso com a COPASA, esta pleiteando recursos da ordem de R$ 6 milhões junto a Fundação Renova para a implantação de redes coletoras e interceptores para conduzir os esgotos para tratamento na ETE Limoeiro. Este processo será enviado para análise do BDMG e posteriormente licitado pelo município. Por fim, a empresa informa que estão sendo projetados interceptores de esgoto para a condução dos esgotos de alguns bairros do Município de Coronel Fabriciano até a ETE Limoeiro. A previsão da conclusão dos projetos é prevista para o segundo semestre de 2020, sendo que a partir daí a empresa buscará alocar recursos para a execução das referidas obras. A Copasa apresentou ainda, cronograma que prevê o início da operação dos sistemas de esgotamento sanitário de Timóteo e de Coronel Fabriciano em setembro de 2023.
RQC Requerimento de Comissão 5065/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de providências para, em articulação com as Prefeituras Municipais de Resplendor e Itueta, com a Fundação Renova e com a Cipe Rio Doce, unificar forças com vistas à mitigação dos impactos causados no abastecimento de água dos municípios atingidos pela lama da barragem da Samarco, em especial para a viabilização de investimentos na melhoria das estações de tratamento de água dos referidos municípios.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Requerimento de Plenário anexadoRQN Requerimento 3411/2019
RQC Requerimento de Comissão 5066/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais -Copasa-MG - pedido de providências para que, em articulação com as Prefeituras Municipais de Resplendor e Itueta, com a Fundação Renova e com a Cipe Rio Doce, busque soluções para a reparação dos impactos relativos à recuperação do Rio Doce e à necessidade de investimento nas estações de tratamento de água dos referidos municípios.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3410/2019
RQC Requerimento de Comissão 5067/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de providências para que, em articulação com a Prefeitura Municipal de Resplendor e com a Fundação Renova, busque alternativas para solucionar o abastecimento de água desse município, uma vez que a população rejeita o Rio Doce como manancial e, por isso, o município vem sendo abastecido por meio de caminhões-pipa, que fazem cerca de 30 viagens por dia para levar a água captada no Rio Manhuaçu para tratamento no município.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3409/2019
RQC Requerimento de Comissão 5068/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig -, à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - Sedese - e ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais - MPMG - pedido de providências para que seja desenvolvida solução para remoção e reassentamento das famílias alojadas/residentes em faixas de servidão de linhas de transmissão.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3408/2019
Órgão: Companhia Energética de Minas GeraisA Cemig alertou que o problema é complexo e de responsabilidade de vários atores de diversas esferas federativas, principalmente do Município, responsável pelo ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano. Contudo, informou que vem trabalhando de forma ativa e expressiva, visando reduzir os casos de invasões em faixas de segurança das Linhas de Distribuição e Transmissão de energia elétrica. A Companhia tem adotado ações preventivas e corretivas, dentre as quais destacam-se a implementação, desde 1999, dos serviços de fiscalização ininterrupta das faixas; a concepção de convênios de desocupação de faixa firmados com os municípios; e, a partir de 1998, a criação do "Comitê de Acompanhamento do Risco de Invasão de Faixas de Segurança de Linhas de Subtransmissão e Transmissão", subordinado diretamente à Presidência da Companhia, com a atribuição de coordenar e assegurar, no âmbito da empresa, o cumprimento das ações e serviços de caráter preventivo e corretivo das invasões, as notificações e consequente propositura de ações judiciais.
RQC Requerimento de Comissão 5069/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais - Copanor - pedido de informações sobre a previsão de investimentos necessários para universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios atendidos por essa companhia nas regiões Norte e Jequitinhonha.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3426/2019
Órgão: Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S.A.AF_2_Ciclo A COPANOR informou, por meio do Diretor Ricardo Simões, que os índices de atendimento, considerando as localidades onde a empresa opera o sistema de abastecimento de água são de 84,33%, 212.009 habitantes e onde opera o sistema de esgotamento sanitário de 65,42%, 98.137 habitantes. Relativamente à universalização dos serviços, foi apresentada a revisão do Plano Nacional de Saneamento Básico - PLANSAB, principal instrumento de políticas públicas nacionais de saneamento, o qual fixa o ano de 2033 como prazo final para atingimento das metas de universalização para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Neste sentido, o plano de negócios aprovado para o quinquênio de 2020-2024 está prevendo investimentos no montante de 40 milhões por ano.
RQC Requerimento de Comissão 5070/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de providências para que, por meio de sua empresa subsidiária, já criada, mas ainda não implantada, desenvolva parcerias com a iniciativa privada de forma a captar recursos para investimentos.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3407/2019
RQC Requerimento de Comissão 5071/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa-MG - pedido de providências para que cumpra os compromissos assumidos e não cumpridos com a Prefeitura de Sarzedo.Autores: Dep. Rosângela Reis, Dep. Marquinho Lemos, Dep. Ione PinheiroSituação: Ofício expedido pela Secretaria-Geral da MesaRQN Requerimento 3406/2019
RQC Requerimento de Comissão 5075/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig - pedido de informações sobre a participação da referida fundação na implementação do programa Fiemg Lab 4.0, que visa à aceleração de "startups" de soluções industriais ("indtech").Autores: Dep. Beatriz Cerqueira, Dep. Betão, Dep. Hely Tarqüínio, Dep. Luiz Humberto CarneiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3485/2019
Órgão: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisA Fapemig informa que o programa Fiemg Lab foi demandado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, na gestão anterior e que a fundação foi a principal financiadora do projeto.
RQC Requerimento de Comissão 5080/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado à secretária de Estado de Educação pedido de informações sobre o escopo da implementação do Projeto SeedGov na Secretaria de Estado de Educação - SEE -, bem como sobre se os parceiros da iniciativa privada terão acesso aos dados pessoais e sigilosos que estão sob a guarda da SEE.Autores: Dep. Beatriz Cerqueira, Dep. Betão, Dep. Hely Tarqüínio, Dep. Luiz Humberto CarneiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3473/2019
Órgão: Secretaria de Estado de EducaçãoSegundo informações prestadas pela Secretaria de Estado de Educação - SEE -, o projeto SeedGov acontece junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - Seplag. Foram apresentados às startups participantes do programa três questões para análise, discussão e apresentação de propostas: 1. Como tornar o ensino médio mais atrativo? 2. Como capacitar de forma mais eficaz os servidores das unidades regionais e das escolas? 3. Como eliminar o passivo de prestação de contas das caixas escolares? Quanto ao acesso aos dados sob guarda da SEE, a pasta informou que a Lei Federal nº 12.257, de 18/11/2011 - Lei de Acesso à Informação - determina que o acesso a informações pessoais deve ser restrito, independente do tipo de sigilo a elas atribuído. Nesse sentido, a pasta informa que não disponibiliza a entidades privadas os dados sigilosos e pessoais sob sua guarda.
RQC Requerimento de Comissão 5090/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o plano de destinação das patentes sob responsabilidade dessa secretaria, anunciado no seu relatório de gestão.Autores: Dep. Beatriz Cerqueira, Dep. Betão, Dep. Hely Tarqüínio, Dep. Luiz Humberto CarneiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3494/2019
Órgão: Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento EconômicoA Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sede - informa que, com a extinção do Instituto de Geoinformação e Tecnologia - Igtec - as patentes sob a guarda desse instituto passaram à responsanbilidade da Fundação João Pinheiro e da Sede. No entanto, está sendo elaboradao instrumento jurídico cabível para passar essa atribuição somente à Secretaria, tendo em vista que essa tarefa não condiz com as atribuições da FJP. Após esse acerto legal, a Sede entrará em contato com os inventores para saber do interesse deles no registro das dessas patentes.Órgão: Secretaria de Estado de Desenvolvimento EconômicoA Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sede - informa que, com a extinção do Instituto de Geoinformação e Tecnologia - Igtec - as patentes sob a guarda desse instituto passaram à responsanbilidade da Fundação João Pinheiro e da Sede. No entanto, está sendo elaboradao instrumento jurídico cabível para passar essa atribuição somente à Secretaria, tendo em vista que essa tarefa não condiz com as atribuições da FJP. Após esse acerto legal, a Sede entrará em contato com os inventores para saber do interesse deles no registro das dessas patentes.
RQC Requerimento de Comissão 5106/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig – pedido de informações sobre os critérios adotados para pagamento das despesas custeadas com recursos disciplinados pelo art. 17 da Lei nº 22.929, de 2018, tendo em vista que o relatório de gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede – informa que a maioria dos auxílios pagos com recursos da referida fundação, no período de maio a agosto de 2019, foram destinados ao pagamento de programas especiais da própria secretaria, em detrimento dos auxílios de demanda universal.Autores: Dep. Beatriz Cerqueira, Dep. Betão, Dep. Hely Tarqüínio, Dep. Luiz Humberto CarneiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3402/2019
Órgão: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisA Fapemig alega que, desde o decreto de situação de calamidade financeira, o repasse dos recursos constitucionais para a fundação não tem sido cumprido, resultando em um volume muito grande de despesas não processadas em restos a pagar. Informa também que, em 2019, a Fapemig recebeu 6,6 milhões de recursos no total, dos quais 2 milhões foram destinados para projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que o valor restante foi suficiente apenas para manter o pagamento de bolsas de pós-graduação e para manter a estrutura da Fapemig. Informa, por fim, que toda economia gerada em contratos vigentes foi destinada para pagamento de despesas a pagar para chamadas universais e outras, por orientação do Governo.
RQC Requerimento de Comissão 5107/2019
Ementa: Requerem seja encaminhado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico pedido de informações sobre o instrumento jurídico que está sendo elaborado para submissão de projetos do Sistema Mineiro de Inovação – Simi – à Fapemig.Autores: Dep. Beatriz Cerqueira, Dep. Betão, Dep. Hely Tarqüínio, Dep. Luiz Humberto CarneiroSituação: Resposta recebidaRQN Requerimento 3403/2019
Órgão: Secretaria de Estado de Desenvolvimento EconômicoA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico informa que está elaborando o instrumento jurídico para submissão de projetos do SIMI à Fapemig por meio de chamada pública em edital.