Consulta Pública - Cultura
Consulta Pública - Cultura Todos os temas
Confira as sugestões que os participantes da consulta pública deram sobre os grandes temas propostos, a fim de contribuir para a construção da agenda de debates e atividades da Assembleia de Minas para os próximos dois anos. A ALMG promoveu a consulta pública com o objetivo de atuar em sintonia com a sociedade na identificação e enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento do Estado. Contribuições encerradas.

Contribuições do tema: Cultura

Mostrando de 51 a 55 de 55 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
27/fev
17:39
Por Paloma Goulart | Guiga Goulart Produções | Belo Horizonte/MG PARTE IV Resultados e Propostas do Seminário Nacional Patrimônio Cultural Imaterial - 1ª edição MG ¿ Desenvolvimento de Legislação que possibilite o convênio menos burocratizado entre associações no interior do Estado de MG e o poder público, para fins de pesquisa, inventário, fomento dos Patrimônios Culturais Imateriais. Os convênios devem ter regulamentação que facilite a prestação de contas, considerando que mantém tradições culturais no interior do Estado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/fev
17:37
Por Paloma Goulart | Guiga Goulart Produções | Belo Horizonte/MG PARTE 3 Resultados e Propostas do Seminário Nacional Patrimônio Cultural Imaterial - 1ª edição MG ¿ Regulamentação da proteção e registro de mestres como patrimônios vivos, a exemplo do que já ocorre em outros países (Filipinas, França, Tailândia, República Tcheca) e também a exemplo de experiências como a dos estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Ceará. O Decreto Mineiro nº 42.505, de 15 de abril de 2002, prevê o registro de 4 (quatro) tipos de patrimônios imateriais: Saberes, Celebrações, Formas de Expressão, Lugares.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/fev
11:36
Por Péricles Mattar | Fundação Israel Pinheiro - Membro do Conselho Estadual de Desesa dos Direitos Difusos - Belo Horizonte - MG | Belo Horizonte/MG - Discutir a pontuaçõ do critério Patrimônio Cultural da Lei Robin Hood, buscando aprimorá-lo de forma a garantir que os recursos transferidos aos municípios sejam efetivamente utilizados em prol do seu desenvolvimento cultural. - Promover encontros (regionais/estadual) com os Conselhos Municipais de Cultura e Patrimônio Cultural visando o seu fortalecimento e institucionalização para que possam assumir as novas funções previstas no Sistema Nacional de Cultura. - Estimular a criação de alianças intersetoriais envolvendo governo, empresas e sociedade civil organizada visando aumentar os recursos, agilizar processos de implantação de políticas públicas e qualificar a gestão da cultura. - Discutir a estruturação e implantação efetiva dos núcleos de interiorização de cultura criando mecanismos de intercâmbio cultural entre as diversas regiões do estado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/fev
14:16
Por Vanusa Reis Eugenio Paulo | Biblioteca Comunitária Novo Horizonte | São Gonçalo do Sapucaí/MG No ano de 2008, através de um Edital do Ministério da Cultura, foram selecionados centenas de Pontos de Leitura no Estado de Minas Gerais. O ex-governador Aécio Neves assinou um termo de cooperação com a finalidade de colocar em prática as ações do Programa Mais Cultura em Minas Gerais. Pergunto:o que o governador Anastasia, através da Secretaria de Cultura, fará a respeito dos Pontos de Leitura selecionados em 2008 e, principalmente, a respeito das ações de incentivo ao livro, à leitura, às bibliotecas públicas e comunitárias, Pontões de Cultura e todas as manifestações culturais no interior do estado? Sou gestora do Ponto de Leitura de São Gonçalo do Sapucaí-MG e torço para que as ações do Programa Mais Cultura continuem sendo implantados aqui no Estado. Os Pontos de Leitura precisam de apoio para continuar difundindo a leitura no coração da comunidade, de onde partem nossas crianças e jovens com destino às escolas da Rede Pública de MG. Se os Pontos de Leitura não tiverem apoio do Estado e do Município, estarão sujeitos ao desânimo e ao desaparecimento, visto que boa parte são mantidos e coordenados por voluntários, pessoas físicas que sabem que através da leitura é que se formam cidadãos conscientes de seus deveres e de seus direitos. Minha sugestão é que se crie um departamento exclusivo para o atendimento dos Pontos de Leitura no Estado de MG, para fazer esse intercâmbio.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
11/fev
09:21
Por Virgínia Dolabela de Lima | Fundação de Cultura e Turismo de Sacramento | Sacramento/MG A cultura deve ser tratada como um componente primordial a saúde integral do homem, inclusive com o respeito a nossa Constituição Federal. Políticas públicas de respeito a diversidade, de incentivo a cultura e sua profisionalização, fazendo da economia da cultura fator de desenvolvimento e uma ferramenta de geração de emprego e renda, que pode fazer grande diferencial nos pequenos e médios municípios. Devem ser regulamentadas leis que "obriguem"os municípios a terem realmente investimentos em cultura, bibliotecas com bibliotecários, museus com museológos, casas de culturas ativas e difusoras de músicas, artes visuais, manifestações, literatura, etc. Eventos culturais que proporcionem aos talentos locais se profissionalizarem, o que hoje vemos na maioria dos municípios o pagamento de altos cachês a "duplas e bandas famosas", mas o cantor, dupla ou banda local tem que tocar de graça nas comemorações ou eventos oficiais...A implantação de Escolas Profissionalizantes de Artes e Centros de Referências da Cultura Mineira em todos os municípios; recursos para o resgate e a preservação do patrimônio cultural, material e imaterial; Centros de Economia Criativa e Feiras de Artesanato. As políticas estaduais de interiorização dos programas culturais devem receber incentivos e recursos financeiros para serem realmente implantados nos municípios, com prioridade para os com até 60.000 hab.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

4
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 55
Removidas pelo moderador (total): 2



Contribuições por tema





34







Contribuições mais apoiadas


12
Guilherme Bragança | Belo Horizonte/MG

incentivo à formação de grupos corais nas escolas públicas, como uma das iniciativas para implementar a lei federal 1176(...)


9
Simone Souza da Assunção | Belo Horizonte/MG

Que grandes instituições como Sesi Minas ,Palácio das artes,fizessem testes com crianças e adolescentes de vilas e favel(...)


8
Carlos Soares | Belo Horizonte/MG

SALVAR A FEIRA HIPPIE DE BELO HORIZONTE. 43 anos de tradição não podem ser destruídos porque uma administração "brig(...)


8
Carlos Soares | Belo Horizonte/MG

Salvar a Feira Hippie de Belo Horizonte. Alguém imagina Paris a desalojar todos os comerciantes do "Mercado de Pulga(...)


6
Felipe Willer de Araujo Abreu Junior | Belo Horizonte/MG

Ampliar para todas as regioes do Estado o Espaço de Convivencia Digital que destina a introduzir o Idosos no mundo digit(...)


5
Felipe Willer de Araujo Abreu Junior | Belo Horizonte/MG

Criar Programa de Valorização da Pessoa Idosa como o do Banco Real no ambito do Estado que possibilite nao somente ao Id(...)