Consulta Pública - Educação
Consulta Pública - Educação Todos os temas
Confira as sugestões que os participantes da consulta pública deram sobre os grandes temas propostos, a fim de contribuir para a construção da agenda de debates e atividades da Assembleia de Minas para os próximos dois anos. A ALMG promoveu a consulta pública com o objetivo de atuar em sintonia com a sociedade na identificação e enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento do Estado. Contribuições encerradas.

Contribuições do tema: Educação

Mostrando de 1 a 10 de 107 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
28/fev
14:30
Por Célio Augusto Souza Pereira | ICTMG- Instituto dos Conhecimentos Tradicionais Mestre Guiga | Belo Horizonte/MG Articulação entre as áreas da Educação, Cultura e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Universidades públicas do Estado de Minas Gerais para o desenvolvimento de programas de cursos técnicos profissionalizantes na área cultural para o desenvolvimento estratégico e econômico do setor, para geração de renda e inclusão social de jovens e adultos do estado de Minas Gerais.
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28/fev
14:27
Por Célio Augusto Souza Pereira | ICTMG - Instituto de Conhecimentos Tradicionais Mestre Guiga | Belo Horizonte/MG Promovers a incorporação das diretrizes do macroprograma setorial das culturas populares, seção integrante do plano nacional de cultural que prevê a criação de um programa estadual de ¿Transmissão de Saberes e Práticas das Culturas tradicionais¿ que tenha na interação entre educadores Mestre(s), Mestra(s) e alunos sua centralidade. O que poderá ser alcançado por meio de uma politica estadual de incentivo à transmissão desses saberes com a criação de editais específicos na área de educação que preveja recursos específicos para área, com intuito de afirmar tais valores intrínsecos (a sabedoria do lidar com a terra, a reverência e o repeito a natureza), para incorporações de muitas de suas sábias e boas práticas as práticas educacionais reconhecidas, de forma que possamos reconhecer o valor e a importância da diversidade cultural de nosso estado assim como para reconhecimento social e, porque não, social e econômico de seus guardiões, mestres, mestras e manentedores desses conhecimentos, assegurando através do direito geracional que esses conhecimentos possa ser acessibilizados pelas novas próximas geracões.
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28/fev
09:33
Por Neusa Pereira de Assis | Fórum Estadual de Educação para as Relações Etnico- Raciais | Contagem/MG Pensar a educação deve ser, antes de tudo pensar os sujeitos envolvidos neste processo, e, mais ainda; pensar os sujeitos excluídos deste. Sendo assim é de fundamental importancia que este fórum se debrusse sobre as relações étnico raciais e indígenas e a efetiva aplicação da Lei 11645 levando em consideração não apenas a diversidade cultural de nosso país mas principalmente a DIVERSIDADE HUMANA que constitui a população brasileira. Esta diversidade não está contemplada na maioria esmagadora dos currículos escolares que apresentam e reproduzem o modelo hegemonico. Este modelo de currículo, presente em uma educação dita para todos, segrega e exclui boa parte da população de forma explícita ou oculta. Se " ninguém nasce odiando" alguém pela cor da sua pele, sabemos que isto pode ocorrer ao longo da vida e, o que é mais triste, a escola muitas vezes é o espaço privilegiado para esta aprendizagem. Lutar pela efetivação da Lei 11645 é lutar por uma educação de qualidade, humanizadora, democrática e inclusiva.
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28/fev
08:52
Por Viviani Helena de Melo | Lagoa da Prata/MG É preciso valorizar mais os professores, aumentando o ganho real de seus salários que estão demasiadamente defasados. A Educação é a minha grande esperança para nosso estado.
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28/fev
00:23
Por Cláudia Marques de Oliveira | Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial de MG | Pedro Leopoldo/MG O padrão de qualidade nas avaliações da educação de MG não melhora devido ao distanciamento do currículo com a cultura, produção e vivência dos alunos além do preconceito e racismo tão forte e cruel no meio escolar que destrói a auto-estima e a perspectiva das crianças negras. É importante lembrar que mais de 60% da população de MG é negra e esse percentual se repete entre os alunos da maioria das escolas, sobretudo das de periferia e das de pior índice de qualidade. Por isso é importante que a Assembléia legislativa busque e crie as formas reais de contemplar a diversidade cultural de maneira efetiva no currículo escolar de Minas Gerais.
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28/fev
00:18
Por Cláudia Marques de Oliveira | Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial de MG | Pedro Leopoldo/MG É necessário uma revisão nos padrões de nossa educação. Não podemos nos esquecer de que nosso currículo escolar é moldado nos padrões da cultura européia com objetivos de discriminar, menorizar e excluir aqueles de padrões diferentes. E é por isso que temos baixa aprendizagem e muitos problemas de baixo nível de qualidade e de satisfação, envolvimento e auto-estima dos alunos. Investir na educação sem mudar o padrão não irá melhorar os índices de qualidade.
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28/fev
00:14
Por Cláudia Marques de Oliveira | Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial de MG | Pedro Leopoldo/MG A educação das relações étnico-raciais e a implementação da lei 10.639/03 que altera a LDB nacional e torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todos os níveis da educação brasileira, deve permear e estar pautada em todos os documentos, discussões e espaços de discussões para que se efetive na prática de maneira a combater o racismo e a discriminação criando o sentimento de pertencimento, identificação, valorização, auto-estima e capacidade para todos: brancos, negros e indígenas.
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25/fev
17:02
Por Gessica Braga de Almeida | Escola Familia Agricola Tabocal | Abadia dos Dourados/MG Em minas Gerais existem 18 EFAs organizadas através da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas - AMEFA. Em 2003 foi aprovada a lei 14.614/03 que institui um programa de apoio Administrativo e Pedagógico às EFAs, conforme o artigo 77 da LDB. Esta lei foi reulamentada em 2005, por um decreto 43.978 e em 2008, pelo decreto 44.984. cujo apoio consiste no repasse de uma bolsa de estudo percapta que pela própria lei não pode ultrapassar o valor do FUNDEB. A questão é que as EFAs funcionam em tempo integral e estes valores não sao suficientes. além disso, o Decreto ao definir como apoio, unicamente as bolsas de estudo, restringe o apoio que poderia ser alocado de outros programas que os cidadãos que estudam na educação básica têm, por direito, como o transporte e alimentação escolar, etc.
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25/fev
16:56
Por Gessica Braga de Almeida | Gessica Braga Siluzinha | Abadia dos Dourados/MG Gostaria que o poder publico, valoriza-se o trabalho das Escolas Familias Agricolas, que faz um trabalho maravilhoso para os jovens do campo, evitando assim a saida desses jovens tao esquecido do espaço de origem que é o ambiente rural. Porem as Escolas Familias precisa de apoio do estado mineiro na construçao e manutençao das 18 EFAS no estado de Minas. Somos referencia em Educaçao do Campo.
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25/fev
16:16
Por Dariane Andrade Hadad | Andrade Hadad Advocacia e Consultoria Ambiental e Empresarial | Passos/MG A adoção de políticas de incentivo e atualização dos profissionais da educação é a chave para o desenvolvimento pleno do sistema educacional mineiro. Professores, servidores e demais envolvidos que possam ser plenamente atendidos, também na questão salarial, mas não apenas nisso. Salário digno, infraestrutura, cursos de atualização, incentivos para aquisição de material (livros, computadores etc) de uso pessoal do professor e servidor, tudo isso contribui para a satisfação profissional e consequentemente para a melhoria na atuação dentro das escolas.
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