Consulta Pública - Educação
Consulta Pública - Educação Todos os temas
Confira as sugestões que os participantes da consulta pública deram sobre os grandes temas propostos, a fim de contribuir para a construção da agenda de debates e atividades da Assembleia de Minas para os próximos dois anos. A ALMG promoveu a consulta pública com o objetivo de atuar em sintonia com a sociedade na identificação e enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento do Estado. Contribuições encerradas.

Contribuições do tema: Educação

Mostrando de 101 a 107 de 107 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
09/fev
14:00
Por Marcelo de Souza Cruz | UNIMONTES | Montes Claros/MG O Estado de Minas investe muito pouco em Educação Superior, quadro que precisa mudar imediatamente para o avanço da Educação em Minas. Como são poucas as cidades com universidades federais, muitas cidades carecem de investimentos em educação superior, já que o Estado é extremamento omisso nessa área. Enquanto estados como São Paulo investem pesado na rede estadual de educação superior, com universidades de ponta no mundo como USP, UNICAMP, UNESP, o estado de Minas deixa as poucas instituições existentes (UEMG e UNIMONTES) vivendo num caos, com um orçamento extremamente pequeno, sem investimentos e sem uma política para evolução da educação superior em Minas.
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17/fev
00:07
Por João Carlos Ribeiro de Andrade | Belo Horizonte/MG É fundamental incentivar parcerias entre Escolas e os diversos Museus que temos em nosso Estado. Este movimento pode contribuir para reorganizarmos o curriculo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Um material que pode contribuir para iniciar este movimento é o livro: Escola e Museu, Diálogos e Práticas. São pouquissimas ss escolas públicas municipais e estaduais que tem este material que pode contribuir para a formação em serviço dos docentes acerca do trabalho com museus.
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10/fev
00:41
Por Kátia Ferraz Ferreira | CENTRO DE VIDA INDEPENDENTE DE BELO HORIZONTE - CVI-BH | Belo Horizonte/MG Formular um relatório a cada quadrimestre sob a responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com deficiência - CAADE e a Secretaria Estadual da Educação que acompanhe o cumprimento de ações de acessibilidade nas escolas estaduais de ensino, recursos estes a saber, disponibilidade de intérprete de LIBRAS, profissional que auxilie pedagogicamente os alunos com deficiência com maior comprometimento, e disponibilidade de literatura escolar produzida em BRAILLE
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10/fev
00:47
Por Kátia Ferraz Ferreira | CENTRO DE VIDA INDEPENDENTE DE BELO HORIZONTE - CVI-BH | Belo Horizonte/MG Criar dotação orçamentária específica sob a Gestão da CAADE para a contratação de intérprete de libras, aquisição de literatura em Braille e obras de infra-estrutura para a adequação das instalações nas escolas para receber pessoas com deficiência de toda sorte
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11/fev
09:44
Por João Paulo Furtado de Oliveira | Pastoral da Juventude | Mutum/MG A educação de qualidade acessível a todos é o primeiro passo para se construir a justiça social. Para se ter uma boa educação é preciso que os profissionais sejam melhores remunerados e haja uma formação pedagógica para que eles possam exercer bem suas funções. às escolas deve ser dado estrutura adequada, sendo essa física e na gestão. Aos alunos deve serem dados condições de que esses possam estudar com dignidade, amparados por programas sociais os que não possuem as mesmas condições de ter um bom desempenho escolar que os demais, além de impulsionar esses para, desde já, uma participação política nos colegiados e grêmios estudantis, sendo que para isso é necessário haver orientação para que ocupem esses espaços. Tendo em vista os alunos de ensino médio, é essencial uma formação especial no que diz respeito à escolha da profissão, com acompanhamento psicológico periódico dentro das instituições de ensino, além de de oferecer formas com que as particularidades de cada um seja levado em conta e seja focado. Sobretudo, é essencial que se crie, amplie, universalize e melhore de forma significativa as escolas técnicas e instituições de ensino superior tendo como foco principal a revitalização da UEMG e o acesso dessa e demais instituições no interior do estado, principalmente nas áreas mais carentes de instituições públicas de educação superior como é o caso do leste de Minas.
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20/fev
16:38
Por Vanusa Reis Eugenio Paulo | São Gonçalo do Sapucaí/MG Como secretária de uma escola municipal de Ensino Fundamental, sugiro que o Estado torne OBRIGATÓRIA a informatização das secretarias escolares estaduais e municipais (públicas e particulares), a fim de se criar um cadastro único dos alunos. Isso facilitaria a vida de todos nós, pois durante o ano, inúmeras crianças entram e saem das nossas escolas e tem que levar com elas documentos que, até hoje, são feitos à mão, à máquina de escrever ou apenas digitados. Se houvesse um sistema comum, a exemplo do EDUCACENSO, todas essas informações poderiam ser transmitidas para as escolas de destino (ficha individual, histórico, dados cadastrais, bolsa-família, notas e faltas, etc...). Além de profissionalizar o setor, eliminaria quase que 100% da burocracia e também a quantidade de papel nas escolas. A resistência dos burocratas das secretarias é notória, mas a necessidade é urgente.
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21/fev
09:24
Por Valéria Carvalho | Muriaé/MG Com base nos Projetos de Lei (PL) n.º 3.688 de 2000 e n.º 837 de 05 de julho de 2005, que dispõem sobre a introdução do Assistente Social no quadro de profissionais da educação da escola pública, com objetivo de identificar a aproximação teórica e prática do profissional Assistente Social ao campo educacional, conhecendo e estudando os problemas socioeducativos e as contribuições do Serviço Social no sistema escolar, visando à realidade social da educação, como também mapeando-a quanto a estes problemas de forma a garantir aos educandos a melhoria das condições de estudo. A partir de quando teremos realmente os profissionais de Serviço Social inseridos na área da educação??
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