Consulta Pública - Educação
Consulta Pública - Educação Todos os temas
Confira as sugestões que os participantes da consulta pública deram sobre os grandes temas propostos, a fim de contribuir para a construção da agenda de debates e atividades da Assembleia de Minas para os próximos dois anos. A ALMG promoveu a consulta pública com o objetivo de atuar em sintonia com a sociedade na identificação e enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento do Estado. Contribuições encerradas.

Contribuições do tema: Educação

Mostrando de 1 a 10 de 107 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
15/fev
13:38
Por Marcelo de Menezes Ramos Rodrigues | Belo Horizonte/MG Projeto de Excelência na Educação A ineficiente educação pública é tema de vários debates. Aponta-se falta de estrutura, falta de preparo dos professores, baixa remuneração dos docentes, dentre outros. No entanto o desinteresse e a baixa qualidade do corpo discente nunca é apontado como fator. São vítimas do sistema que são premiados com o sistema de cotas nas universidades públicas. Proponho que se separe no ensino público os alunos realmente interessados no aprendizado e com bom desempenho nos últimos quatro anos no ensino público e os encaminhe a escolas de refência a serem criadas dentre as escolas públicas já existentes. Nestas escolas seriam agregados os melhores alunos de escolas públicas havendo acesso para todas as séries a partir do 6º anos do ensino fundamental (oportunidades todos os anos) para alunos de todas as escolas da rede pública que estejam há pelo menos quatro anos no ensino público - não há vestibular, o bom desempenho na escola de origem dá direito à vaga na escola de excelência. O governo promoverá o transporte destes alunos, a alimentação e o pagamento de monitores (escolhidos dentre os alunos). A escolha dos professores seguirá também o mesmo critério de bom desempenho em sala de aula. A efetivação deste programa criará um círculo virtuoso já que haverá incentivo aos melhores alunos que buscarão melhor desempenho escolar.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

10
7
09/fev
11:53
Por Adylio Neto | Belo Horizonte/MG sugiro criação de bolsas de formação de pilotos civis e investimentos no aeroclubes de Minas para fortalecer o desenvolvimento da aviação no estado
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
7
14/fev
17:08
Por Guilherme Bragança | Belo Horizonte/MG a lei federal 11769/2008 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) instituindo a obrigatoriedade do conteúdo de música no currículo da Educação Artística, dando o prazo até agosto de 2011 para os Estados e Municípios se adaptarem. Como a lei é muito vaga, há o perigo de que o "ensino" da música se restrinja a algumas atividades recreativas. É necessário fazer um projeto que inclua carga horária mínima dedicada à música, conteúdo progressivo a ser ministrado em cada série, e principalmente de preparação dos professores, já que na lei não há habilitação mínima para se ministrar o conteúdo.Proponho que se incentive a formação de corais, orquestras, bandas e outros conjuntos vocais e/ou instrumentais e que se trabalhe a música de forma interdisciplinar com a História, a Educação Física, Ciências, Português, matemática e com outros conteúdos da Educação Artística.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

23
6
15/fev
21:03
Por Nísio Lourenço Júnior | Romaria/MG O segredo para termos uma educação de qualidade, está muito próximo, há escolas que são exemplo de ensino público e de qualidade na rede Estadual de Minas. O Colégio Tiradentes deve ser tomado como exemplo e copiado para o restante da Educação Estadual. Quais seriam as medidas adotadas nestas escolas, por que nestas instituições de ensino os alunos realmente aprendem a matéria ministrada, por que há disciplina e respeito nestes educandários. Por que não seguirmos o que realmente funciona, alunos estudando gratuitamente e com ensino de qualidade ministrado por professores do Estado, em um ambiente onde há respeito e aprendizagem.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
5
09/fev
22:23
Por Célia Corrêa | Belo Horizonte/MG A idade do idoso para concessão de gratuidade nos ônibus municipais e em todo e qualquer benefício deveria ser padronizada em 60 anos. Em alguns casos a idade reconhecida é de 60 e em outros é 65. Porque o tratammento diferenciado. idoso é idos a partir dos sessenta.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
5
16/fev
00:35
Por Cláudia Marques de Oliveira | Fórum de Educação e Diversidade Étnico Racial do Estado e Minas Gerais | Pedro Leopoldo/MG No plano decenal para a Educação de MG não consta nenhuma referência ou mensão à educação das relações étnico-raciais. O plano só considera fator de desigualdade as questões sócio-econômicas contrariando os dados e a realidade brasileira em demonstram que o racismo, o preconceito e a discriminação produzem desigualdades profundas e atingem diretamente a formação de crianças, adolescêntes, jóvens e adultos. Ítem 2.3.1 ¿ Equidade e justiça social. (anexo II do plano decenal da educação de MG) Proponho que a temática e a legislação que trata da educação das relações étnico-raciais seja considerada e inserida nas demais discussões e proposições.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
4
09/fev
11:24
Por Simone Souza da Assunção | Belo Horizonte/MG Gostaria que o processo de formação de um condutor de veículos fosse vinculado á educação.Onde houvesse a participação de alunos de auto escola junto á autoridades competentes para rever essas questões de transito pois o que se aprende lá dentro é puco usado depois da conquista da CNH.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
4
15/fev
20:51
Por Nísio Lourenço Júnior | Romaria/MG O governo do Estado deveria promover a valorização de nossos queridos docentes não apenas na questão salarial, isto não basta, um bom salário não garante que um funcionário permaneça num determinado emprego. Já está na hora, de realmente reconhecermos o professor como uma autoridade, para isto o governo deveria baixar portarias através da SEE-MG, que devolvessem esta autoriade, claro que respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente. O aprendizado é muito maior em classes onde há disciplina e respeito entre as pessoas, logo o professor deseja condições de poder lecionar, então para isso este nobre profissional precisa de normas mais rigorosas para poder manter a disciplina e o respeito no ambiente escolar, demonstrando que é uma autoridade e deve ser reconhecido como tal por alunos e pela sociedade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

4
3
04/fev
16:11
Por Guilherme Gonçalves Rodrigues | Estou Cursando Licenciatura em Música | Belo Horizonte/MG Deve ser criada uma complementação à Lei Federal onde será obrigatória a presença de professores de Múnsica nas escolas. Mas na Lei federal, cita que pessoas com habilidades musicais podem desenvolver atividades e dar aulas. Isso é muito errado onde o ESTADO deve complementar a lei para que APENAS MÚSICOS COM LICENCIATURA PLENA No curso de Música ou Educação Musical Escolar podem lecionar e desenvolver atividades. Isso garantirá um melhor ensino e seriedade nas atividades desenvolvidas nas instituições escolares.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
3
14/fev
14:02
Por Pedro Antonio Cardoso Vieira | Ribeirão das Neves/MG O Retorno nas escolas estaduais da hora Civica para cultivar o hábito de cantar os hinos cívicos e prestar as devidas homenagens à Pátria;
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
3



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 107
Removidas pelo moderador (total): 3



Contribuições por tema





34







Contribuições mais apoiadas


23
Guilherme Bragança | Belo Horizonte/MG

a lei federal 11769/2008 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) instituindo a obrigatoriedade do cont(...)


10
Marcelo de Menezes Ramos Rodrigues | Belo Horizonte/MG

Projeto de Excelência na Educação A ineficiente educação pública é tema de vários debates. Aponta-se falta de est(...)


9
Leôncio Caetano de Farias | Betim/MG

É imprescindível a valorização do professor com salário digno (que compreenda, no mínimo, o valor estipulado pela lei 11(...)


9
Kátia Ferraz Ferreira | CENTRO DE VIDA INDEPENDENTE DE BELO HORIZONTE - CVI-BH | Belo Horizonte/MG

Criação, nas escolas de tempo integral, de disciplinas profissionalizantes no ensino médio, adequadas às realidades r(...)


9
Valéria Carvalho | Muriaé/MG

Inclusão obrigatória de uma Equipe mínima RH na área da educação, principalmente nas escolas públicas, que possam oferta(...)


8
Tiago de Morais Faria Novais | Divinópolis/MG

É imprescindível o desfecho de uma luta que se arrasta desde a Constituição Estadual: a estadualização das fundações da (...)