Agenda - Audiências públicas marcam penúltima semana na ALMG

As comissões promovem 17 atividades na reta final de trabalhos legislativos em 2013.

06/12/2013 - 16:40

As comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terão atividades intensas na penúltima semana de trabalhos no Parlamento mineiro em 2013. Serão promovidas 17 atividades no período de 9 a 13 de dezembro, como audiências públicas que vão tratar do Estatuto da Pessoa com Deficiência, da paralisação de obras em hospital do Barreiro, da segurança nos veículos de transporte intermunicipal, da proibição de venda de gás aos domingos, entre outros.

Também está prevista uma visita ao Aeroporto de Confins nesta terça (10), às 10 horas, para verificar o andamento das obras de expansão do local, seguida de audiência pública sobre o assunto às 14h30, no Plenarinho II.

Além disso, na quarta (11), é lançada a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, às 16 horas, no Salão Nobre.

 Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 9 a 13 de dezembro:

Segunda-feira (9)
  • 10 horas Audiência debaterá Estatuto da Pessoa com Deficiência
    Local: Teatro
    Autora do requerimento: deputada Liza Prado (Pros)
    Objetivo: a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza audiência para discutir o Projeto de Lei Federal 7.699/06, que dispõe sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência no âmbito federal; e o Projeto de Lei Estadual 4.254/13, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no âmbito de Minas Gerais.
  • 10 horas – CPI da Telefonia realiza audiência pública em Ituiutaba
    Local: Câmara Municipal da cidade - Praça Cônego Ângelo, sem número
    Autores do requerimento: deputados Zé Maia (PSDB) e Romel Anízio (PP)
    Objetivo: a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia vai debater os problemas apresentados pelos serviços de telefonia móvel no município e na região do Triângulo mineiro. O objetivo da comissão é realizar visitas ao maior número possível de cidades, para ter mais compreensão do quadro geral da telefonia no Estado.
  • 14 horasParalisação de obras em hospital motiva audiência pública
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Fred Costa (PEN)
    Objetivo: a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização discute o atraso para a conclusão das obras do Hospital Metropolitano do Barreiro, em Belo Horizonte. A previsão inicial para a entrega era o primeiro semestre de 2012, segundo o deputado que solicitou a reunão. Para ele, a situação pela qual passam os cerca de 300 mil moradores do Barreiro é grave.
  • 14 horas - Supostas ameaças a policiais militares motivam audiência
    Local: Plenarinho IV
    Autores do requerimento: deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: discutir supostas ameaças que dois policiais militares teriam sofrido por parte de policiais civis. Após o ocorrido, eles registraram ocorrência na Coordenadoria da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra).
Terça-feira (10)
  • 9 horas – Implantação de simuladores de direção é tema de reunião
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Zé Maia (PSDB)
    Objetivo: a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária quer discutir a necessidade e os benefícios que os simuladores podem trazer tanto para os usuários quanto para os centros de formação de condutores.
  • 9 horas Segurança no transporte intermunicipal motiva audiência pública
    Local: Plenarinho I
    Autores do requerimento: deputados João Leite, Lafayette de Andrada e Rômulo Viegas, todos do PSDB
    Objetivo: A Comissão de Segurança Pública volta a discutir as medidas para a redução da violência nos veículos de transporte intermunicipal e interestadual no Estado. O requerimento foi motivado pelo assassinato do engenheiro químico João Gabriel Camargos por um assaltante durante viagem entre Poços de Caldas (Sul de Minas) e Belo Horizonte, no dia 9 de março deste ano. Uma audiência sobre o assunto já foi feita abril.
  • 10 horas – Deputados vão a Confins vistoriar obras do aeroporto
    Local: Aeroporto de Confins
    Autor do requerimento: deputado Fred Costa (PEN)
    Objetivo: dar continuidade ao acompanhamento das obras de reforma e expansão do terminal. A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude esteve no local, em abril deste ano, quando o superintendente regional da Infraero, Mário Jorge Fernandes, garantiu que 75% dessas obras estariam prontas até o final do ano. À tarde, a comissão realiza audiência pública sobre o assunto.
  • 10 horas – Guia de Direitos Humanos é apresentado na ALMG
    Local: Salão Nobre
    Autor do requerimento: deputado Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: a Comissão de Direitos Humanos promove, em audiência pública, a apresentação do Guia de Direitos Humanos, lançado pelo Ministério Público, para orientar sobre procedimentos que vítimas de abusos e violações devem tomar, além de dados sobre como prevenir novos ataques de violência, inclusive nos estabelecimentos oficiais de cumprimento de pena privativa de liberdade.
  • 10 horas – Ferrovia Centro-Atlântica é tema de audiência pública
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Ivair Nogueira (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas debate a possibilidade de utilização dos trechos ferroviários devolvidos pela Ferrovia Centro-Atlântico para o transporte de passageiros.
  • 14 horas – Comissão de Direitos Humanos avalia denúncia de ameaça a vereador
    Local: Teatro
    Autores do requerimento: deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: discutir as supostas violações de direitos humanos, ameaças de morte e perseguições praticadas pelo prefeito de Rio Acima (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Antônio César Pires de Miranda Júnior, contra o vereador da cidade Rossoni Justino da Silva e sua família.
  • 14h30 – Audiência aborda impedimento a comércio de gás de funcionar aos domingos
    Local: Plenarinho I
    Autor do requerimento: deputado Rômulo Veneroso (PV)
    Objetivo: a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte discute o impacto causado ao consumidor de gás de cozinha após edição de convenção coletiva, que prevê a proibição do trabalho aos domingos para o comércio varejista de gás.
  • 14h30 Virada Cultural será avaliada por Comissão de Cultura
    Local: Auditório
    Autora do requerimento: deputada Luzia Ferreira (PPS)
    Objetivo: analisar os resultados da Primeira Virada Cultural de Belo Horizonte, realizada nos dias 14 e 15 de setembro pela Fundação Municipal de Cultura. Segundo a deputada que solicitou a audiência, através da reunião, o evento poderá ser avaliado e aperfeiçoado.
Quarta-feira (11)
  • 9 horas – Policiais que apreenderam drogas receberão homenagem
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Cabo Júlio (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Segurança Pública promove reunião para reconhecer o trabalho dos policiais durante uma operação que culminou na apreensão de 100 kg de maconha, R$ 45 mil, três veículos, uma moto e uma balança de precisão, além da prisão de uma pessoa.
  • 9 horas - Comissão de Direitos Humanos discute deficiências do transporte no Santa Amélia
    Local: Auditório
    Autores do requerimento: deputados Rômulo Viegas (PSDB) e Rogério Correia (PT)
    Objetivo: debater as reivindicações dos moradores do bairro Santa Amélia, em Belo Horizonte, que relatam a ausência de linha de ônibus no sentido bairro/centro e a deficiente prestação de serviços das linhas existentes que cortam o bairro.
  • 10 horas CPI da Telefonia cobra esclarecimentos de operadoras
    Local: Plenarinho II
    Autoria do requerimento: CPI da Telefonia
    Objetivo: a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, em reunião, vai cobrar as operadoras atuantes no Estado sobre a prestação de serviços. Foram convidados representantes dessas operadoras.