Segurança no transporte intermunicipal motiva audiência
Reunião, que retoma caso de engenheiro morto durante viagem em março, é nesta terça (10), às 9 horas, no Plenarinho I.
06/12/2013 - 14:46Com o objetivo de discutir as medidas para a redução da violência nos veículos de transporte intermunicipal e interestadual no Estado, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma nova audiência pública nesta terça-feira (10/12/13). A reunião, requerida pelos deputados João Leite, Lafayette de Andrada e Rômulo Viegas, todos do PSDB, será às 9 horas, no Plenarinho I.
Segundo o deputado João Leite, presidente da comissão, o requerimento foi motivado pelo assassinato do engenheiro químico João Gabriel Camargos por um assaltante durante viagem entre Poços de Caldas (Sul de Minas) e Belo Horizonte, no dia 9 de março deste ano. Uma primeira audiência sobre o assunto foi feita pela comissão em 9 de abril deste ano. Nesse momento, de acordo com o parlamentar, puderam ser percebidas lacunas na fiscalização e também surgiu a possibilidade de uma regulamentação por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-MG).
“Queremos conhecer o que foi feito até agora para a redução da violência nesse tipo de transporte e discutir o assunto com a família do engenheiro”, contou. O deputado acrescentou que apresentou emenda ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para que haja videomonitoramento em terminais rodoviários e paradas de ônibus.
Convidados - Foram convidados para a audiência pública o coordenador de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) - Unidade Regional de Minas Gerais, Claudio René Lobato; o superintendente regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Walder Nascimento Vieira, e o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Sant'Ana.
Também foram chamados o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; o diretor-geral do DER-MG, José Elcio Santos Monteze; o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Sindpas), Luiz Carlos Gontijo, e os pais da vítima, Luiza Marillac Moreira Camargos e Júlio César Duarte de Paula.