Município de São João del-Rei é homenageado na ALMG

Reunião Especial de Plenário comemora os 300 anos da cidade mineira.

06/12/2013 - 15:54

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta segunda-feira (9/12/13), às 20 horas, Reunião Especial de Plenário em homenagem aos 300 anos do município de São João del-Rei (Região Central de Minas). O autor do requerimento é o deputado Rômulo Viegas (PSDB).

De acordo com o parlamentar, a cidade foi muito importante para o desenvolvimento político e econômico do Estado, além de ter sido o caminho dos bandeirantes que buscavam riquezas.

Em 1704, foi encontrada no município uma quantidade significativa de ouro na encosta de um morro, hoje conhecido como “das Mercês”. A novidade atraiu aventureiros de todo o País, que formaram uma povoação junto às minas, chamada Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar. Contudo, a disputa por riquezas fomentou uma discórdia entre paulistas e forasteiros, que receberam o nome de emboabas. Formou-se então, entre 1707 e 1709, a contenda chamada Guerra dos Emboabas, que teve no município os episódios mais violentos.

Após o término do conflito, a povoação foi reconstruída e, em 8 de dezembro de 1713, recebeu o nome de São João del-Rei, em homenagem ao rei português Dom João V. A vila cresceu rapidamente e se tornou destaque na região devido a suas igrejas, casarões, ponte e monumentos. Em 1838, São João del-Rei se tornou uma cidade. Grandes nomes surgiram do município, como Alferes Tiradentes, Otto Lara Resende e Tancredo Neves.