Consulta Pública - Cultura
Consulta Pública - Cultura Todos os temas
Confira as sugestões que os participantes da consulta pública deram sobre os grandes temas propostos, a fim de contribuir para a construção da agenda de debates e atividades da Assembleia de Minas para os próximos dois anos. A ALMG promoveu a consulta pública com o objetivo de atuar em sintonia com a sociedade na identificação e enfrentamento dos principais desafios para o desenvolvimento do Estado. Contribuições encerradas.

Contribuições do tema: Cultura

Mostrando de 21 a 30 de 55 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
19/fev
00:33
Por Marcio Fernandes Monteiro | Passa-Quatro/MG Que além de incentivar a criação de aquivos públicos municipais, que o Arquivo Público Mineiro crie uma Rede de Arquivos Mineiros com banco de dados contendo informações acerca de nosso patrimônio documental.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/fev
00:32
Por Marcio Fernandes Monteiro | Passa-Quatro/MG Que além de incentivar a criação de aquivos públicos municipais, que o Arquivo Público Mineiro, criasse uma Rede de Arquivos Mineiros com banco de dados, contendo informações acerca de nosso patrimônio documental.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/fev
00:13
Por Marcio Fernandes Monteiro | Passa-Quatro/MG A Educação de Jovens e Adultos deve ter uma atenção especial e permanente da Secretaria de Estado da Educação de MG. Desta forma, que seja criado um Fórum Ppermanente de Educação de Jovens e Adultos e um Observatório Estadual de Educação de Jovens e Adultos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/fev
23:58
Por Marcio Fernandes Monteiro | Passa-Quatro/MG Os museus, mais do que espaços de preservação da memória cultural, são instituições essenciais para a valorização da cidadania de todos nós. Que o Governo de Minas possa implantar uma política permanente de incentivo à criação de museus locais em todos os nossos municípios, criando uma rede de museus de Minas Gerais, conduzido pela Secretaria de Estado do Cultura.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/fev
18:03
Por Carlos José de Campos Máximo | Belo Horizonte/MG Estabelecer mecanismo que permita a fiscalização da programação das emissoras de rádio de cada município do Estado. O objetivo é assegurar que cada uma das emissoras abra espaço em sua programação para artistas: locais, prioritamente; da área de atuação da rádio - artistas regionais, em segundo lugar; e ainda artistas de Minas Gerais, em terceiro lugar. Seria uma forma de divulgar a música e os artistas do Estado. Justificativa: apesar de, a rigor, a área de radiodifusão seja da esfera federal, acredito que, pelo viés da cultura, pode-se interferir no processo apresentando legislações válidas, quem sabe, até mesmo por meio do Conselho Estadual de Cultura, com diretrizes para os conselhos municipais de cultura dos municípios mineiros.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/fev
11:36
Por Péricles Mattar | Fundação Israel Pinheiro - Membro do Conselho Estadual de Desesa dos Direitos Difusos - Belo Horizonte - MG | Belo Horizonte/MG - Discutir a pontuaçõ do critério Patrimônio Cultural da Lei Robin Hood, buscando aprimorá-lo de forma a garantir que os recursos transferidos aos municípios sejam efetivamente utilizados em prol do seu desenvolvimento cultural. - Promover encontros (regionais/estadual) com os Conselhos Municipais de Cultura e Patrimônio Cultural visando o seu fortalecimento e institucionalização para que possam assumir as novas funções previstas no Sistema Nacional de Cultura. - Estimular a criação de alianças intersetoriais envolvendo governo, empresas e sociedade civil organizada visando aumentar os recursos, agilizar processos de implantação de políticas públicas e qualificar a gestão da cultura. - Discutir a estruturação e implantação efetiva dos núcleos de interiorização de cultura criando mecanismos de intercâmbio cultural entre as diversas regiões do estado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/fev
09:48
Por Daniela Figueiredo | Belo Horizonte/MG Maior incentivo às políticas públicas de incentivo à leitura e acesso ao livro. BH é uma grande capital e tem somente uma grande biblioteca pública (Luiz de Bessa). O nível de letramento dos cidadãos é indicador de desenvolvimento e, também, um bem cultural. Minas precisa avançar nessa área.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
17/fev
19:57
Por Simone Souza da Assunção | Belo Horizonte/MG Concurso para área de cultura para todos os cargos e abertura de festivais de musica como em decadas passadas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
17/fev
14:32
Por Maria Célia Pinto | Belo Horizonte/MG Embora a lei federal 11769, de 2008, obrigue a inclusão de conteúdo de música no currículo da educação artística, o tema não é especificado na lei estadual 19.481, de 2011, que contém o Plano Decenal de Educação. Ainda assim, o parlamento pode trabalhar para tornar esse dispositivo uma realidade. O benefício é triplo: para a cultura, para a educação e até para manter os jovens longe da violência. Temos em Minas exemplos de bandas de músicas formadas basicamente por jovens, que tiveram iniciação musical e hoje apresentam valores e atitudes mais saudáveis, por conviver em um ambiente que congrega cultura, amizade, aprendizado e diversão.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
17/fev
14:15
Por Silvana Vilela Ribeiro | Belo Horizonte/MG REGRAS, VERBAS, DIVULGAÇÃO DE EDITAIS DE CULTURA Para a participação em editais existe uma exigência enorme e correta, mas essa exigência não existe na divulgação. Acho que a forma de divulgação deveria mostrar todos classificados com as notas para que demonstrasse a lisura do processo e a pessoa pudesse comparar e verificar onde pode ser melhorado seu projeto. As regras de classificação e a forma de distribuição da verba poderiam ser de forma que contemplasse os artistas /projetos em níveis diferentes. Como sugestão poderia ter um banco de dados publico onde mostraria quem participa pela primeira vez, quem esta consolidando a carreira ou projeto, quem é de renome, que regiões estão sendo atendidas. Dessa forma a distribuição da verba seria mais justa com quem esta iniciando, com quem precisa consolidar e com renomes. Atualmente percebo que mais projetos de renome tem conseguido verbas, dificultando os iniciantes ou não tão conhecidos. Outra coisa seria disponibilizar treinamento para fazer os projetos. Pois tem muitos artistas que não conseguem fazer um projeto e tem muita gente levando vantagem com isso. Infelizmente a falta de conhecimento permite que haja aproveitadores. Também deveria ser fiscalizado as empresas que prestam serviço de consultoria para projetos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 55
Removidas pelo moderador (total): 2



Contribuições por tema





34







Contribuições mais apoiadas


12
Guilherme Bragança | Belo Horizonte/MG

incentivo à formação de grupos corais nas escolas públicas, como uma das iniciativas para implementar a lei federal 1176(...)


9
Simone Souza da Assunção | Belo Horizonte/MG

Que grandes instituições como Sesi Minas ,Palácio das artes,fizessem testes com crianças e adolescentes de vilas e favel(...)


8
Carlos Soares | Belo Horizonte/MG

SALVAR A FEIRA HIPPIE DE BELO HORIZONTE. 43 anos de tradição não podem ser destruídos porque uma administração "brig(...)


8
Carlos Soares | Belo Horizonte/MG

Salvar a Feira Hippie de Belo Horizonte. Alguém imagina Paris a desalojar todos os comerciantes do "Mercado de Pulga(...)


6
Felipe Willer de Araujo Abreu Junior | Belo Horizonte/MG

Ampliar para todas as regioes do Estado o Espaço de Convivencia Digital que destina a introduzir o Idosos no mundo digit(...)


5
Felipe Willer de Araujo Abreu Junior | Belo Horizonte/MG

Criar Programa de Valorização da Pessoa Idosa como o do Banco Real no ambito do Estado que possibilite nao somente ao Id(...)