Legislatura Atual

Dalmo Ribeiro

Dalmo Ribeiro

PSDB

Dalmo Ribeiro

PSDB
Situação Em exercício



Redes Sociais

Gabinete Rua Rodrigues Caldas, 30. Palácio da Inconfidência - 2º andar - conjunto 208.
Bairro: Santo Agostinho. Belo Horizonte - MG. CEP: 30190921
Telefone: (31) 2108-5300

Nome Completo DALMO ROBERTO RIBEIRO SILVA
Data de Nascimento 31/01/1949
Naturalidade Ouro Fino / MG
Atividade Profissional Advogado e professor
Principais Fatos da Vida Profissional e Política O deputado Dalmo Ribeiro retorna à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para exercer o seu 7º mandato, após seis mandatos consecutivos entre 1999 e 2023. Formado em Pedagogia e Direito, foi vice-prefeito de Ouro Fino (1976-1982), presidente da 39ª Subseção da OAB/MG de Ouro Fino (1989-1994) e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Francisco, em Bragança Paulista (SP). Sua principal região de atuação política é o Sul de Minas. Dalmo Ribeiro assumiu a secretaria executiva do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) de 2022 a 2025. Ao longo de sua trajetória, aprovou, na ALMG, cerca de 300 projetos de lei e três Propostas de Emenda à Constituição. Na 19ª Legislatura (2019-2023), foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Ao longo dos mandatos anteriores, exerceu a 2°-vice-presidência da Mesa da Assembleia e presidiu as Comissões de Constituição e Justiça e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Foi, ainda, o primeiro presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
Atuação Parlamentar na ALMG Assume seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 1999. Na 18ª Legislatura, exerceu a 2°-vice-presidência da Mesa da Assembleia (2017/2019). Já presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, a Comissão Especial sobre a Arbitragem e a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social. Foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e da Comissão Especial sobre o Pré-Sal. Foi membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, além de relator da Comissão Especial das Serras da Calçada e da Moeda, elaborando uma nova política de preservação da área, e da Comissão Especial da Minascaixa. Também foi relator da Comissão Especial da Cafeicultura, da Comissão Especial das Estâncias Hidrominerais e do Projeto de Lei Complementar da Organização Judiciária. Presidiu a Frente Parlamentar de Apoio à Indústria Mineira e participou da Frente Parlamentar pela Desburocratização do Estado de Minas Gerais. Exerceu a função de vice-líder do governo de Romeu Zema na Assembleia Legislativa. Foi relator de mais de 2 mil proposições e autor de mais de 3 mil requerimentos, além de mais de 400 Projetos de Lei, dentre os quais 340 transformadas em norma jurídica. Foi relator da Proposta de Emenda à Constituição 55/2020, que constituiu o novo Regime Previdenciário do Servidor Público do Estado de Minas Gerais.
Condecorações Durante sua trajetória como parlamentar, tornou-se cidadão honorário de mais de 80 municípios mineiros. Foi agraciado pelas condecorações dos órgãos: Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Tribunal de Justiça Militar, Defensoria Pública de Minas Gerais, Associação Mineira dos Municípios, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Federação de Indústria de Minas Gerais, Faemg. Também recebeu a Medalha de Comendador da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, em 2021.
Filiação Partidária no exercício do mandato PSDB

Partido pelo qual concorreu na eleição PSDB
Legislaturas
14ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/1999 a 31/01/2003
15ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2003 a 31/01/2007
16ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2007 a 31/01/2011
17ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2011 a 31/01/2015
18ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2015 a 31/01/2019
19ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2019 a 31/01/2023
20ª Legislatura - Suplente
Em exercício de 26/03/2026 a 31/01/2027

Verbas indenizatórias

RQC REQUERIMENTO DE COMISSÃO 12313/2022

Requer seja encaminhado ao diretor regional da Agência Nacional de Mineração - Regional Minas Gerais - pedido de informações quanto à existência de processo administrativo com a finalidade da obtenção de licença para a exploração das atividade de mineração na Serra do Caracol, mais especificamente na área compreendida entre o Pico do Gavião e o Caminho da Fé, bem como nas proximidades do Clube Uva, no Município de Andradas.

RQC REQUERIMENTO DE COMISSÃO 12298/2022

Requer seja realizada audiência pública para discutir os reflexos ambientais e sociais decorrentes da tentativa de exploração das atividades de mineração na Serra do Caracol, mais especificamente na área compreendida entre o Pico do Gavião, o Caminho da Fé e as proximidades do Clube Uva no Município de Andradas.

RQN REQUERIMENTO NUMERADO 12640/2022

Requerem a concessão do título de Cidadão Honorário de Minas Gerais ao deputado Sargento Rodrigues.

Veja todas as proposições
14/12/2022
Comenta sua trajetória política e agradece o apoio recebido, ao se despedir da Assembleia Legislativa. Veja mais

16/11/2022
Presta homenagem a Anete Pereira da Cunha, mãe do deputado Guilherme da Cunha, pelo seu aniversário. Veja mais

25/10/2022
Registra a presença de alunos da Escola Estadual José Alvarez Filho, do Município de Guarani. Veja mais

Veja todos os pronunciamentos

Notícias do Deputado Dalmo Ribeiro

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video

A principal atração turística de Caxambu, no Sul do Estado, concentra o maior complexo hidromineral ...

29/10/2024

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
20/06/2022
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
30/09/2021