Plenário: Pronunciamentos
Plenário
Pronunciamentos
Plenário
Pronunciamentos
Pesquisa de pronunciamentos realizados nas reuniões de Plenário da ALMG com textos integrais, desde 2001, e dados referenciais, desde 1998.
351 pronunciamentos encontrados
Resumo: Apresenta críticas ao governador Romeu Zema, destacando incoerência em sua fala a respeito de supersalários na administração pública, além de contradições entre promessas de campanha e decisões adotadas pelo seu governo. Critica a falta de preocupação da direita com pautas que beneficiem efetivamente a população. Defende a isenção do imposto de renda para salários até R$ 5 mil por mês, a taxação dos super-ricos e o fim da jornada 6x1. Elogia a gestão do presidente Lula, destacando programas federais na saúde e da educação, o discurso do presidente Organização das Nações Unidas – ONU – e a queda na taxa de desemprego. Destaca que Zema retirou a exigência de obrigatoriedade de pagamento de multas e sanções ambientais para dar prosseguimento de novos processos de licenciamento ambiental, beneficiado empresas que hoje são investigadas na “Operação Rejeito” da Polícia Federal – PF.
Resumo: Pesar pelo falecimento de Cláudia Barros, ex-prefeita do Município de Bom Sucesso.
Resumo: Contesta a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e afirma que os atos de 8 de janeiro não podem ser minimizados. Ressalta a existência de minuta de golpe e planos de assassinato contra o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro Alexandre de Moraes. Relata a violência contra policiais militares durante os ataques às sedes dos três Poderes. Defende que a Justiça siga com direito de defesa, mas sem banalizar a gravidade dos fatos.
Resumo: Critica o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores por não reconhecerem o resultado das eleições de 2022 e compara sua postura à de outros candidatos que aceitaram a derrotas nas urnas. Comenta a operação Lava Jato e critica o ex-juiz Sérgio Moro por supostamente agir por conveniência política. Ressalta que o presidente Lula aceitou condenação, ficou preso e venceu eleições sem afrontar instituições. Relata a violência contra policiais cometida nos atos de 8 de janeiro de 2023, refutando a tese de que não houve tentativa de golpe por não ter havido ações violentas nas manifestações. Aponta possível conivência de autoridades no episódio e denuncia ameaças à democracia, inclusive articulações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Enfatiza que os envolvidos no 8 de janeiro devem ser responsabilizados.
Resumo: Declara voto favorável ao Projeto de Lei nº 1.445/2023, que dispõe sobre a suspensão do credenciamento de instituições privadas que negarem matrícula aos alunos com deficiência ou com transtornos do espectro autista no âmbito do Estado, em 2º turno.
Resumo: Manifesta posição contrária ao Projeto de Lei nº 2.127/2024, do governador do Estado, que institui o Serviço Social Autônomo de Gestão Hospitalar.
Resumo: Critica a gestão do governador Romeu Zema e sua pré-candidatura à presidência da república. Contesta fala de deputado que comparou a estrela vermelha, símbolo do Partido dos Trabalhadores - PT -, à suástica nazista. Critica o uso não autorizado de música do cantor Renato Russo em evento de Zema. Comenta as disputas do que considera ser o espólio político do ex-presidente Jair Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais por políticos da direita.
Resumo: Comenta a repercussão do vídeo lançado pelo youtuber Felca, que denuncia a adultização e a exploração de crianças e de adolescentes. Critica a posição de parlamentares de extrema-direita que atribuem à proposta de regulamentação das redes sociais uma tentativa de cercear a liberdade de expressão. Defende a responsabilização das big techs na produção e veiculação de conteúdos na internet.
Resumo: Comenta as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros e critica a falta de reação do governador Romeu Zema sobre o assunto, principalmente em relação ao café, principal produto exportado por Minas Gerais. Comenta o Dia Nacional da Saúde e elogia ações do governo federal na área.
Resumo: Declara posição contrária ao Projeto de Lei nº 2.127/2024, que institui o Serviço Social Autônomo de Gestão Hospitalar, em 1º turno, alertando para possível precarização do atendimento, fechamento de unidades hospitalares, desassistência à população e perda de direitos dos trabalhadores da saúde.