Agenda - Comissões da ALMG realizam 19 audiências públicas

Também está prevista reunião sobre Objetivos do Milênio e um ciclo de debates sobre o quadro da comunicação no Brasil.

04/04/2014 - 15:25 - Atualizado em 09/04/2014 - 11:38

O atual quadro das comunicações no Brasil será um dos temas discutidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na semana de 7 a 11 de abril de 2014. O Ciclo de Debates Comunicação, Regulação e Democracia será realizado no Plenário na quinta (10) e na sexta (11). Além desse evento institucional, as comissões da ALMG promovem 19 audiências públicas, sendo seis no interior do Estado. Temas como a situação dos profissionais efetivados na educação que perderam esse direito, o complexo viário das avenidas Barão Homem de Melo e Raja Gabaglia, na Capital, o tratamento de animais de produção e o uso de drogas na Copa do Mundo serão discutidos pelas comissões.

Está previsto, ainda, um debate público, na segunda-feira (7), para traçar um panorama dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Estado e nos municípios mineiros.

No Plenário, uma Reunião Especial comemora os 150 anos da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 7 a 11 de abril:

Segunda-feira (7)
  • 9h30Comemoração do Dia Mundial de Saúde
    Local: Plenarinho IV
    Autor do requerimento: deputado Carlos Mosconi (PSDB)
    Objetivo: a Comissão de Saúde promove reunião para comemorar o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta data. Também serão debatidos o financiamento da saúde e os problemas do SUS, os honorários médicos, o relacionamento dos planos de saúde com a classe médica e o programa Mais Médicos. 
  • 10 horasUnidade da Ceasa em Montes Claros será tema de audiência
    Local: Câmara Municipal de Montes Claros - Avenida Dr. João Luiz de Almeida, 40, bairro Vila Guilhermina
    Autor do requerimento: deputado Paulo Guedes (PT)
    Objetivo: a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial discute, com autoridades, produtores rurais, feirantes, comerciantes e consumidores, a viabilidade de criação de uma unidade da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) no município do Norte de Minas.
  • 14 horas – Deputados vão a Montes Claros discutir estado de conservatório de música
    Local: Câmara Municipal de Montes Claros - Avenida Dr. João Luís de Almeida, 40, bairro Guilhermina
    Autor do requerimento: deputado Tadeu Martins Leite (PMDB)
    Objetivo: o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, localizado na cidade do Norte de Minas, é o tema da audiência pública da Comissão de Cultura. A ideia é discutir problemas relacionados à conservação do prédio e às mudanças ocorridas em sua direção e no quadro administrativo de funcionários em 2014.
Terça-feira (8)
  • 9 horasSituação da educação em Minas será debatida na Assembleia
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo: a Comissão de Administração Pública promove reunião para debater a pauta de reivindicações da educação em Minas Gerais, como as consequências do julgamento de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100, de 2007, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, sacramentada no último dia 26, diz respeito à maioria dos aproximadamente 98 mil servidores efetivados pela lei mineira.
  • 9 horas Comissão de Segurança Pública faz homenagem a militares
    Local: Plenarinho I
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: promover a entrega de votos de congratulações aos policiais militares que participaram de operação que culminou na prisão de suspeitos de roubo a agências bancárias no município de Riachinho (Norte de Minas) e pela apreensão de armas de fogo, dinheiro, munição e dois veículos. 
  • 9h30 – Comissão vai debater prevenção às drogas em Manhuaçu
    Local: Câmara Municipal de Manhuaçu - Rua Hilda Vargas Leitão, 141, Centro
    Autor do requerimento: deputado Vanderlei Miranda (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas vai a cidade da Zona da Mata para conhecer a realidade enfrentada pela população, por autoridades e comunidades terapêuticas no que tange à questão das drogas.
  • 10 horas Tratamento cruel a animais de produção motiva debate na ALMG
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Célio Moreira (PSDB)
    Objetivo: as questões relativas a animais de produção e de prestação de serviços são tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A audiência faz parte de uma série de reuniões que a comissão vem promovendo para tratar de temáticas relacionadas à proteção dos animais. Este é o quinto encontro de um total de sete. Ainda deve ser ter tema de debate os animais silvestres e exóticos: convívio, tráfico e exposição; entre outros.
  • 10 horas Comissão debate situação de complexo viário Barão-Raja, na Capital
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Fred Costa (PEN)
    Objetivo: debater a construção de complexo viário no cruzamento das avenidas Barão Homem de Melo e Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. O assunto já foi debatido em dezembro de 2012 pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, quando concluiu-se pela necessidade de elaboração de um projeto que tornasse possível a captação de recursos para as obras no complexo.
Quarta-feira (9)
  • 9 horas – Deputados vão discutir critérios de promoção de bombeiros - Reunião adiada para 16/4/14
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Cabo Júlio (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Direitos Humanos se reúne para debater possíveis violações do princípio da impessoalidade nos critérios de promoção de oficiais do Corpo de Bombeiros. Militares que estavam dentro de vagas previstas para promoção teriam sido preteridos por outros profissionais. 
  • 9 horas Comissão discute impactos de mineroduto no Norte de Minas
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo: debater as repercussões ambientais do Decreto com Numeração Especial 30, de 22 de janeiro de 2014, que declara de utilidade pública, para desapropriação de pleno domínio ou constituição de servidão, terrenos situados nos municípios que menciona, para a passagem do Mineroduto Projeto Vale do Rio Pardo da Empresa Sul Americana de Metais S.A. (SAM). A reunião é da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
  • 9h30 Audiência da Comissão de Saúde debate fomento a Práticas Integrativas de Saúde
    Local: Plenarinho IV
    Autora do requerimento: deputada Luzia Ferreira (PPS)
    Objetivo: discutir as ações de fomento às Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) exercidas pela Secretaria de Estado de Saúde. De acordo com a parlamentar, os métodos utilizados pela chamada medicina alternativa são realidade em todo o mundo, cujos benefícios foram comprovados para a cura e para a prevenção de doenças.
  • 10 horas Combate ao uso de drogas na Copa do Mundo motiva reunião
    Local: Plenarinho I
    Autor do requerimento: deputado Vanderlei Miranda (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas debate a prevenção e o combate ao uso de drogas ilícitas, em Minas Gerais, durante a Copa do Mundo. De acordo com o parlamentar, há uma preocupação da Assembleia em saber o que autoridades estão planejando para evitar o uso e o tráfico de drogas no período do evento.
  • 10 horas Muriaé discute transposição de águas para São Paulo - Reunião cancelada
    Local: Câmara Municipal de Muriaé - Praça Coronel Pacheco Medeiros, 238
    Autor do requerimento: deputado Pompílio Canavez (PT)
    Objetivo: discutir a repercussão, para Minas Gerais, da solicitação do governo de São Paulo de que seja autorizada a transposição de parte das águas do Rio Paraíba do Sul para o Sistema da Cantareira, que abastece a região metropolitana da capital desse Estado. Esse será o foco do debate da Comissão Extraordinária das Águas na cidade da Zona da Mata.
  • 15h30 Procon Assembleia apresenta relatório de atividades
    Local: Plenarinho II
    Autores do requerimento: deputados Rômulo Veneroso (PV), Fred Costa (PEN) e Cabo Júlio (PMDB)
    Objetivo: o relatório de atividades do ano de 2013 do Procon Assembleia será apresentado pelo coordenador do órgão, Marcelo Rodrigo Barbosa, em reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Em 2013, o Procon Assembleia ultrapassou a marca de mais de 1,5 milhão de atendimentos. 
Quinta-feira (10)
  • 9 horas Deputados vão discutir a segurança pública no Brasil
    Local: Plenarinho IV
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: debater a segurança pública no Brasil no que concerne ao papel da Polícia Federal. A audiência também tem por finalidade discutir os reflexos da falta de estrutura da corporação, da carência de efetivo e da necessidade de valorização das carreiras policiais. A audiência é da Comissão de Segurança Pública.
Sexta-feira (11)
  • 9 horas Atentado em escola motiva audiência pública em Itinga
    Local: Escola Família Agrícola de Jacaré - Rua das Flores, s/nº
    Autor do requerimento: deputado André Quintão (PT)
    Objetivo: as Comissões de Direitos Humanos e de Participação Popular vão até a cidade do Vale do Jequitinhonha para debater as providências tomadas em relação ao atentado contra os coordenadores da Escola Família Agrícola de Jacaré, em Itinga, ocorrido em 1º de abril de 2013.
  • 10 horas Aumento da criminalidade motiva audiência em Monte Carmelo
    Local: Câmara Municipal de Monte Carmelo - Avenida Dona Clara, 36, bairro Langoni
    Autor do requerimento: deputado Leonídio Bouças (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Segurança Pública vai a cidade do Alto Paranaíba para discutir o aumento da criminalidade na região e buscar soluções para o problema.
  • 13 horas Política fundiária motiva audiência em Paracatu
    Local: Câmara Municipal de Paracatu - Praça Juscelino Kubitschek, 449, Centro
    Autor do requerimento: deputado Almir Paraca (PT)
    Objetivo: a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização se reúne para debater o andamento da política de regularização fundiária no Estado, assim como a situação dos imóveis urbanos da cidade do Noroeste de Minas.