Complexo viário Barão-Raja será debatido em audiência

Obra pode aliviar o trânsito e facilitar o acesso a bairros como Belvedere e Buritis.

04/04/2014 - 12:12

Com o objetivo de debater a construção do complexo viário no cruzamento das avenidas Barão Homem de Melo e Raja Gabaglia, em Belo Horizonte, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência nesta terça-feira (8/4/14). Solicitada pelo deputado Fred Costa (PEN), a reunião será no Plenarinho III, às 10 horas.

O assunto já foi debatido pela comissão em dezembro de 2012, quando concluiu-se pela necessidade de elaboração de um projeto executivo que tornasse possível a captação de recursos para as obras no complexo viário. Na ocasião, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Pier Giorgio Sinesi Filho, informou que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já dispunha de um estudo sobre as possíveis intervenções na região, que previa, entre outras ações, a construção de quatro trincheiras e um viaduto que dariam mais fluidez ao trânsito. Uma dessas trincheiras e o viaduto seriam construídos na confluência das duas vias, contemplando ainda a Rua José Rodrigues Pereira.

Segundo o deputado Fred Costa, a elaboração de um projeto viário para o local é urgente. “Vamos conseguir viabilizar este projeto, se não for com recursos do poder público, que seja como medida compensatória, tal como fizemos no Complexo Viário Sul”, afirma o parlamentar, fazendo referência à construção da alça do Belvedere e da trincheira entre Nova Lima e Belo Horizonte.

Ainda segundo justificativa do parlamentar, dados da BHTrans apontam que, diariamente, circulam pela Avenida Raja Gabaglia cerca de 55 mil veículos e, na Barão Homem de Melo, aproximadamente 40 mil. O maior gargalo é o ponto de confluência entre as duas vias, que prejudica o acesso a 18 bairros de Belo Horizonte, bem como à cidade de Nova Lima. Segundo o deputado, com o adensamento populacional em bairros como Belvedere e Buritis e nos condomínios de Nova Lima, a situação tem se agravado ao longo dos anos.

Convidados - Para participar do debate, foram convidados o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão; o secretário municipal de Administração Regional Centro-Sul, Ricardo Sergio Dias Ângelo; a secretária municipal de Administração Regional Oeste, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca; o superintendente interino da Sudecap, José Lauro Nogueira Terror; o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Belvedere, Ricardo Michel Jeha; e o presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória.