A reunião em Montes Claros (foto) será na segunda (7), às 10 horas, na Câmara Municipal - Arquivo/ALMG

Unidade da Ceasa em Montes Claros será tema de audiência

Deputados vão discutir, nesta segunda (7), viabilidade de criação de uma central de abastecimento no município.

02/04/2014 - 15:51

A requerimento do deputado Paulo Guedes (PT), Montes Claros (Norte de Minas) vai receber, nesta segunda-feira (7/4/14), audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo da reunião, que será às 10 horas, na Câmara Municipal (Av. Dr. João Luiz de Almeida, 40, Vila Guilhermínia), é discutir com autoridades, produtores rurais, feirantes, comerciantes e consumidores a viabilidade de criação de uma unidade da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) no município.

Segundo o deputado Paulo Guedes, a implantação de unidade da CeasaMinas pode trazer vários benefícios para Montes Claros. Ele cita, como exemplo, a organização da cadeia produtiva, o incentivo à diversificação da produção no campo, melhorias na estrutura para atender às demandas dos usuários, informações de mercado, calendário de sazonalidade dos preços de hortigranjeiros e cereais, assim como catálogos de produtores e de empresas.

“Montes Claros é uma cidade polo, com mais de 400 mil habitantes, referência para cerca de 150 municípios do Norte e Noroeste de Minas e até da Bahia. Ela possui o segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil e reúne todos os requisitos para receber uma unidade da Central de Abastecimento de Minas”, destacou Paulo Guedes.

O parlamentar relatou, ainda, que a ideia é fazer uma ação conjunta com a Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte) para potencializar, aperfeiçoar e ampliar os serviços prestados no local.

Ceasa – A Ceasa é uma empresa de economia mista do Governo Federal, que possui e administra diretamente o entreposto da Grande BH, localizado em Contagem, e outras cinco unidades, instaladas nos municípios de Uberlândia (Triângulo Mineiro), Juiz de Fora (Zona da Mata), Barbacena (Regiâo Central do Estado), Governador Valadares e Caratinga, ambas no Vale do Rio Doce.