28/fev 09:33
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Por Neusa Pereira de Assis |
Fórum Estadual de Educação para as Relações Etnico- Raciais |
Contagem/MG
Pensar a educação deve ser, antes de tudo pensar os sujeitos envolvidos neste processo, e, mais ainda; pensar os sujeitos excluídos deste. Sendo assim é de fundamental importancia que este fórum se debrusse sobre as relações étnico raciais e indígenas e a efetiva aplicação da Lei 11645 levando em consideração não apenas a diversidade cultural de nosso país mas principalmente a DIVERSIDADE HUMANA que constitui a população brasileira.
Esta diversidade não está contemplada na maioria esmagadora dos currículos escolares que apresentam e reproduzem o modelo hegemonico.
Este modelo de currículo, presente em uma educação dita para todos, segrega e exclui boa parte da população de forma explícita ou oculta.
Se " ninguém nasce odiando" alguém pela cor da sua pele, sabemos que isto pode ocorrer ao longo da vida e, o que é mais triste, a escola muitas vezes é o espaço privilegiado para esta aprendizagem.
Lutar pela efetivação da Lei 11645 é lutar por uma educação de qualidade, humanizadora, democrática e inclusiva.
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