Semana terá mais duas reuniões de balanço regional
Comissões ainda realizarão audiências na Capital e no interior na semana que vai de 25 a 27/3.
22/03/2013 - 16:21Na semana de 25 a 27/3/13, serão realizadas mais duas reuniões da Prestação de Contas Regionalizada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Além disso, as comissões farão reuniões, audiências e visitas. Entre outras atividades, haverá debates sobre uma morte ocorrida no Aglomerado da Serra (em Belo Horizonte) em 2012; visita a uma ponte interditada no Vale do Aço; e audiência sobre um homicídio em Janaúba. E ainda será instalada a Comissão Extraordinária das Águas.
Na segunda-feira (25), serão realizadas duas reuniões de Prestação de Contas Regionalizada. O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), acompanhado de outros parlamentares, estará em Varginha (Sul de Minas) a partir de 9h30. À tarde, às 15h30, será a vez de Formiga (Centro-Oeste). Nas duas cidades, a população e lideranças locais terão oportunidade de apresentar sugestões e reivindicações para a melhoria das condições de vida dos municípios e das regiões. Em Varginha, o encontro será no Auditório Professor Leopoldo Veiga Marinho do Centro Universitário Unis, na Av. Coronel José Alves, 256 - Vila Pinto. Em Formiga, a reunião vai ser na Câmara Municipal, que fica na Praça Ferreira Pires, 4, no Centro.
Também na segunda (25), às 10 horas, a Comissão de Segurança Pública realiza audiência em Janaúba (Norte de Minas). A atividade visa a obter esclarecimentos sobre suposta irregularidade no recebimento de uma ocorrência de homicídio. Tal situação é atribuída a policiais civis que se encontravam de plantão na cidade, na última segunda-feira (18) que, devido à ausência do delegado, teriam agido de forma a inviabilizar flagrante delito. A ação também teria prejudicado o depoimento do suposto autor do crime.
Na terça-feira (26), às 9 horas, na reunião da Comissão de Segurança Pública, estará em debate a postura da força policial em relação aos fatos ocorridos em outubro de 2012 no Aglomerado da Serra, que resultaram na morte de Helenilson Eustáquio da Silva. Serão analisadas as ações, investigações e resultados adotados pelas Polícias Militar e Civil após a ocorrência. A reunião será no Plenarinho I. No mesmo dia, também às 9 horas, a Comissão de Cultura estará em Montes Claros (Norte de Minas), a fim de debater a Lei do Silêncio, assim como ações da polícia ambiental no que se refere a movimentos sociais e culturais.
Ainda na terça (26), às 15 horas, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas visita a Ponte Velha, em Coronel Fabriciano (Vale do Aço). O objetivo é verificar a situação da ponte, que liga Coronel Fabriciano a Timóteo pela Avenida Tancredo Neves, no trecho urbano da BR-381.
Três outras comissões também terão atividades na semana. Na quarta-feira (27), às 9h30, a Comissão de Saúde se reúne, no Plenarinho IV, para debater o atendimento às pessoas com esclerose múltipla. Logo depois, às 10h30, no Salão Nobre, será instalada oficialmente a Comissão Extraordinária das Águas. Por fim, às 15 horas, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial discute, no Auditório, a regulamentação da Lei 20.549, de 2012, que dispõe sobre os queijos artesanais de Minas Gerais.