ALMG quer conhecer ações de segurança no Aglomerado da Serra

Comissão vai verificar investigação e resultados obtidos pela polícia sobre a morte de Helenilson da Silva.

22/03/2013 - 15:28 - Atualizado em 25/03/2013 - 11:18

A necessidade de conhecer o teor das ações e investigações, assim como os resultados obtidos pelas Polícias Militar e Civil, no tocante aos acontecimentos ocorridos em novembro de 2012, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, após a morte de Helenilson Eustáquio da Silva. Essa é a finalidade da audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a ser realizada nesta terça-feira (26/3/13), às 9 horas, no Plenarinho I, atendendo a requerimento do deputado Sargento Rodrigues (PDT).

Na comissão, também será discutido o Projeto de Lei (PL) 2.500/11, que institui o Dia Estadual do Bombeiro Civil, de autoria da deputada Rosângela Reis (PV); e o PL 1.026/11, que dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação dos freqüentadores de casas noturnas, de autoria do deputado Leonardo Moreira (PSDB).

Caso no Aglomerado da Serra – Em operação de atendimento a denúncia de tráfico de drogas no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, no dia 26/11/12, o sargento da Polícia Militar Dalson Ferreira Victor atirou, alegando legítima defesa, no jovem de 24 anos Helenílson Eustáquio da Silva Souza, que morreu no local. A morte do rapaz gerou protestos dos moradores da região, que atearam fogo a três ônibus e entraram em conflito com a Polícia.

Convidados – Coram convidados para a audiência pública o prefeito municipal de Belo Horizonte, Marcio Larceda; o procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt; o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. PM Márcio Martins Sant'Ana; o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, CyltonBrandão da Matta; o presidente da OAB/MG, Luis Cláudio da Silva Chaves; e o  presidente da Associação de Moradores do Aglomerado da Serra - Amigos, LuisCláudio da Silva Chaves.