Comissão é favorável a indicação de Márcio Bunte ao CEE
Deputados analisaram parecer nesta terça (17) e indicação ao Conselho de Educação já pode ser votada pelo Plenário.
17/04/2012 - 12:42A indicação de Márcio Luiz Bunte de Carvalho à Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação está pronta para votação do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Comissão Especial formada para analisar a indicação opinou pela aprovação da recondução do candidato, que foi sabatinado em reunião na manhã desta terça-feira (17/4/12). Márcio foi conselheiro no biênio 2008-2011.
O relator da indicação, deputado Duilio de Castro (PMN), repercutiu informações veiculadas pela mídia em relação ao posicionamento do Brasil no ranking de melhores universidades do mundo. O deputado afirmou que não há instituições brasileiras na tabela. Márcio Luiz Bunte de Carvalho comentou que essas informações são preocupantes e que não existe valorização adequada da educação no Brasil. Ele ressaltou a necessidade de elaboração de políticas públicas para acesso ao ensino superior e de melhoria da qualidade do ensino.
O presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), quis saber quais as contribuições que a área de formação do indicado poderiam fornecer ao conselho. Márcio Bunte afirmou que a informática tem sido um instrumento significativo de apoio às salas de aula e que o uso dessas tecnologias ainda pode ser aprimorado no Estado.
Ensino médio – O deputado Bosco (PTdoB) defendeu que todos os estudantes que terminem o ensino médio tenham oportunidade de ingressar no ensino superior. Márcio Bunte afirmou que o ensino médio tem sido revisto no Estado, para incluir outros conhecimentos e práticas, e citou o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, do governo de Minas. O projeto-piloto está sendo realizado este ano em 11 escolas públicas e mostra aos estudantes como elaborar portfólios sobre pontos turísticos; utilizar a linguagem de veículos de comunicação como jornais e internet; e realizar trabalhos de montagem e manutenção de computadores.
Perfil – Márcio Luiz Bunte de Carvalho é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Ciências da Computação pela mesma universidade. Ele também é mestre em Industrial Engineering And Operations Research pela University of California at Berkeley.
Atualmente é professor assistente do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, diretor do Laboratório de Computação Científica/Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Cenapad) e secretário executivo do Comitê Gestor do Programa Interministerial para a implantação e manutenção da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Faz parte da coordenação do projeto de desenvolvimento da Plataforma Arouca/Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), coordena o Polo Regional Sudeste da Rede Nacional de Formação para a inclusão digital do Telecentros.BR e a Rede ComepBH. É diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância.