Deputados
Marquinho Lemos

Conheça os Deputados da 19ª legislatura (de 01/02/2019 a 31/01/2023)

Marquinho Lemos | Em exercício

MARCOS JOSERALDO LEMOS (PT)

Três vezes prefeito de Carbonita (Vale do Jequitinhonha), Marquinho Lemos tem como marca da sua trajetória o trabalho em favor dos municípios. Em sua juventude, morou em Belo Horizonte, onde participou ativamente de movimentos sociais e populares, que culminaram em sua filiação ao PT, em 1983. Em 1984, retornou à Carbonita e ajudou na criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Lutou junto à... Leia mais

Fale com Marquinho Lemos   Receba notícias por e-mail

Naturalidade: Carbonita - MG
Nascimento: 3/7/1959
Gabinete: Rua Rodrigues Caldas, 79
Edifício Tiradentes - 22º andar
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190120

Telefones: (31) 21085935
Fax: (31) 21085936

Email: dep.marquinho.lemos@almg.gov.br

Redes Sociais: Facebook instagram

Últimas Proposições

08/10/2019
RQC 4492 DE 2019
Aprovado

Requer seja realizada visita à Ocupação Chico Rei, no Município de Ouro Preto, para verificar a situação do movimento junto às autoridades locais, objetivando a conciliação para a solução do conflito.

04/10/2019
RQC 4465 DE 2019
Aprovado

Requer seja realizada audiência de convidados para proceder à entrega dos diplomas referentes aos votos de congratulações formulados em atenção aos Requerimentos em Comissão 3573 2019 e 3574 2019.

04/10/2019
RQC 4325 DE 2019
Aprovado

Requer seja realizada audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para debater o modelo de exploração do lítio na região do Vale Jequitinhonha e suas consequências futuras para os municípios.

Pronunciamentos

02/10/2019

Informa prazo para as prefeituras se habilitarem para receber recursos relativos a repasses da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa - e da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A - Copanor - para os fundos municipais de saneamento. C... Leia Mais

28/02/2019

Agradece a votação recebida, ao discursar pela primeira vez na Assembleia Legislativa. Informa que priorizará a volta dos repasses aos municípios e contribuirá com sua experiência junto aos movimentos sociais e às associações da sua região, o Vale do Jequitinhonha. Comenta que há proj... Leia Mais

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Veja também

Perguntas Frequentes

  • O que faz o deputado estadual?

    Membro da Assembleia, o deputado estadual representa os interesses da sociedade no Parlamento, sendo eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. O exercício do mandato compreende várias atividades, entre elas a discussão e a produção de leis que têm impacto direto na vida das pessoas, como nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor.
    O deputado também fiscaliza o Executivo, avaliando as políticas públicas. Para isso, pode solicitar informações ao Governo e convocar secretários de Estado. Faz ainda a intermediação de conflitos entre, por exemplo, os cidadãos e o Estado.
    O parlam... Leia mais

  • Como é estipulado o número de 77 deputados estaduais?

    O número de deputados estaduais é definido de acordo com as Constituições Federal e Estadual, proporcionalmente à população do Estado, e tem como base a representação na Câmara dos Deputados. Para se chegar ao número de deputados estaduais, é utilizada a regra do triplo, que tem aplicabilidade limitada a 12 deputados federais (cujo triplo é 36).
    Para os estados que possuem mais de 12 deputados federais, caso de Minas, aplica-se essa mesma regra; porém, deve-se acrescentar ao triplo (36) o número de deputados federais excedentes a 12.
    Ou seja, o cálculo do número de deputados estaduais é feito multiplicando-se 12 por três (3... Leia mais

  • Como consigo uma lista com os telefones de todos os deputados?

    A relação de todos os deputados da atual legislatura com os respectivos telefones de contato, fax, e-mail e outras informações pode ser consultada no Portal da Assembleia, na seção Fale com a Assembleia.

  • Qual é a remuneração mensal dos deputados?

    A remuneração do deputado constitui-se de subsídio mensal, no valor correspondente a 75% da remuneração do deputado federal, conforme o parágrafo 2º do artigo 27 da Constituição Federal e a Resolução da Mesa da Assembleia 5.459, de 2014:

    Total bruto da remuneração mensal do deputado estadual (subsídio ... Leia mais

  • Que outros valores o deputado pode receber como remuneração?

    O deputado estadual faz jus ainda a:
    - Parcela correspondente ao valor do subsídio, a ser paga no mês de dezembro, proporcionalmente ao efetivo exercício do mandato parlamentar no ano.
    - Ajuda de custo correspondente ao valor do subsídio, no início e no final do mandato parlamentar. É vedada a concessão da ajuda de custo ao suplente reconvocado dentro da mesma legislatura.

    Todos os valores que o deputado pode receber como remuneração estão detalhados na aba Remuneração dos Deputados e Custeio, na página Leia mais

Notícias Relacionadas

Marquinho Lemos

fotos

Assembleia Fiscaliza - Comissões de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico - audiência com a Secretaria de Cultura e Turismo
Comissão de Participação Popular - análise de proposições
Comissão de Participação Popular - análise de proposições
Comissão de Participação Popular - análise de proposições
Comissão de Cultura - homenagem à Escola Estadual Presidente Costa e Silva  de Minas Novas
Comissão de Cultura - homenagem à Escola Estadual Presidente Costa e Silva  de Minas Novas
Veja todo conteúdo relacionado: