Voltar

Comissão Permanente

Comissão de Participação Popular

Fale com a Comissão

A Comissão de Participação Popular analisa sugestões de projetos e de outras ações legislativas encaminhadas à ALMG por:

  • Entidades
  • Sindicatos
  • Organizações não governamentais (ONGs) 

Compete à Comissão de Participação Popular analisar, por exemplo, proposta de ação legislativa que, se aprovada, pode dar origem a:

  • Projeto de lei
  • Emenda a projeto em análise na ALMG
  • Requerimento de informação ou providência a órgão público ou autoridade
  • Solicitação de audiência ou consulta pública

A proposta de ação legislativa também pode ser resultado das audiências feitas durante a discussão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Nessas audiências, a sociedade dá sugestões para aprimorar as ações e a aplicação de recursos pelo governo.

Essas propostas são analisadas pela Comissão de Participação Popular e, caso sejam transformadas em emendas a projetos orçamentários, devem também ser examinadas pela Comissão de Fiscalização Financeira  e Orçamentária.

Saiba mais sobre as competências da Comissão de Participação Popular no artigo 289 do Regimento Interno e no artigo 102 do Regimento Interno

Reuniões e visitas

Reuniões e visitas

13 jun 2025 14:00
Realizada
10ª Reunião Extraordinária
Local:Auditório José Alencar

Debater os desdobramentos da audiência pública realizada pela comissão em 4/4/2025, cujo tema foi a atuação do Instituto Estadual de Florestas - IEF - e da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, que têm agido de forma equivocada e truculenta, multando indevidamente produtores rurais e agricultores familiares assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, na maioria dos casos em desacordo com a legislação que trata de área de produção coletiva e de áreas certificadas ou demarcadas pelo Incra.

09 jun 2025 14:00
Realizada
1ª Reunião Conjunta
Local:Auditório José Alencar

Receber a prestação de informações sobre a gestão da Secretaria de Estado de Fazenda e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, no âmbito do Assembleia Fiscaliza - Prestação de Contas, considerando o período de 1º de janeiro a 30 de abril de 2025.

Notícias da Comissão de Participação Popular

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video

Três secretários de Estado participaram da reunião do Assembleia Fiscaliza nesta segunda-feira (2/6/...

02/06/2025

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
13/06/2025
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
09/06/2025