Assembleia Cultural

Assembleia Cultural

Seleção Artística

Visite a exposição virtual mulher no plural

Projeto MINAS ARTE EM CASA – Mulher no Plural: múltiplas perspectivas 
Perguntas frequentes

Qual o período de inscrição?

As inscrições ficarão abertas no período de 29 de março a 11 de abril de 2021 e o processo será divido em duas etapas:

a) pré-inscrição – encerra-se 11 de abril ou quando o limite de 400 vagas for atingido, o que ocorrer primeiro.

b) apresentação da proposta – encerra-se em 18 de abril

Então o processo seletivo terá um número máximo de inscrições?

Sim. As inscrições são limitadas a 400 proponentes.

Quem pode se inscrever?

Poderão se inscrever mulheres, na condição de pessoas físicas ou microempreendedoras individuais (MEI), maiores de 18 anos e domiciliadas ou com empreendimento sediado no Estado de Minas Gerais.

Quem não pode se inscrever?

  • Servidora pública efetiva, ocupante de cargo em comissão ou de função confiança, empregada pública ou que exerça, mesmo que transitoriamente, função pública, com ou sem remuneração, vinculada à ALMG, ressalvada a participação não remunerada, conforme o previsto no art. 12 da Deliberação da Mesa no 2.666, de 9/10/2017;
  • membro da comissão organizadora;
  • parecerista contratada, nos termos da Ordem de Serviço no 3, de 1o/11/2017,para avaliar as propostas.

Como é realizada a inscrição?

Para se inscrever, a candidata deverá, a partir do primeiro dia de inscrição, acessar a página www.almg.gov.br/almg_cultural e preencher, no link indicado para inscrições, o formulário eletrônico referente à solicitação de inscrição. A proponente receberá, no e-mail cadastrado na pré-inscrição, o link para acesso à ficha de inscrição (formulário Google Forms), que deverá ser preenchida com as informações da proposta e enviada anexando-se, nos campos indicados, a fotografia e a documentação exigida, conforme previsto no edital.

Há alguma regra específica sobre o período de isolamento social?

Sim. Em caso de imagens produzidas durante a pandemia, deverão ser observadas, na produção da imagem, as regras de distanciamento social e de proteção individual e coletiva vigentes.

Qual o tema geral das fotografias?

O edital tem por tema “Mulher no Plural: múltiplas perspectivas”, com o objetivo de selecionar imagens de autoria de fotógrafas mineiras, profissionais e amadoras, que expressem seus diferentes olhares sobre a multiplicidade de experiências sociais da condição feminina em suas variadas clivagens e entrecruzamentos (classe, raça, renda, orientação sexual, dentre outros), compreendendo a singularidade de vivências e demandas, no intuito de contribuir para a construção simbólica da unidade na diferença, na luta contra as diversas formas de opressão e pelos direitos de todas.

Haverá temas específicos ou modalidades?

Não. 

As fotografias precisam ser inéditas?

Não. Mas é vedado inscrever proposta cuja imagem tenha sido premiada em outros concursos, públicos ou privados.

Como será feita a exposição dos trabalhos selecionados?

As propostas selecionadas comporão o acervo da exposição fotográfica Minas Arte em Casa–Mulher no Plural: múltiplas perspectivas, a ser realizada pela ALMG em formato de galeria virtual hospedada na página institucional na internet (www.almg.gov.br). As imagens expostas na galeria virtual também serão exibidas pelos canais de comunicação institucional da ALMG e seus respectivos perfis sociais (Instagram e outros), de acordo com frequência a ser determinada a critério da ALMG. As obras selecionadas poderão também ser exibidas em canais, redes sociais e mídias de instituições parceiras e dos próprios artistas.

As imagens podem ser digitalmente tratadas?

Sim. É facultado à proponente tratar digitalmente a imagem (realçar, corrigir ou modificar parâmetros de aspectos visuais, como balanço de branco, matiz, saturação, nitidez, brilho etc.) ou manipulá-la artisticamente (modificar elementos originalmente registrados na foto, alterar características de pessoas, de objetos, alterar plano de fundo, colorizar, inserir e remover itens, sobrepor imagens, fazer colagens, interferir em elementos específicos ou na imagem como um todo de forma a transformar o registro original em produto novo), desde que a imagem original e as alterações realizadas sejam de autoria da proponente.

Quais características técnicas as imagens enviadas devem apresentar?

a) Resolução: 300dpi

b) Formato: JPEG

c) Dimensões: máximo de 3450 pixels no lado maior

d) Padrão de Cores: sRGB

Qual o valor da remuneração prevista no edital?

A proposta selecionada conforme as vagas disponibilizadas receberá como remuneração pela produção da fotografia, cujos direitos serão cedidos conforme o termo constante do Anexo II do edital, o equivalente a duas vezes o valor atualizado do índice básico a que se refere o art. 5º da Lei nº 16.833, de 20/7/2007, totalizando, em valores atuais, R$1.490,22 (mil quatrocentos e noventa reais e vinte e dois centavos).

O que é a fase de habilitação?

A fase de habilitação é eliminatória e precede a fase de seleção. O processo de habilitação consistirá na verificação e análise da documentação apresentada e da presença das condições exigidas pelo edital para participação no processo seletivo.

 A proponente não habilitada poderá interpor recurso, no prazo de três dias corridos contados da publicação do resultado da referida fase no Diário do Legislativo, endereçado à comissão organizadora a que se refere o item 9.1 do edital.

Como saber se fui habilitada?

O resultado da fase de habilitação será publicado no Diário do Legislativo e na página do Assembleia Cultural.

O que é a fase de seleção?

A fase de seleção é eliminatória e classificatória. As propostas serão avaliadas por meio de pareceres técnicos emitidos por até três profissionais, de acordo com os critérios explicitados no edital. Os profissionais avaliadores serão sorteados dentre aqueles previamente credenciados pela Assembleia Legislativa.

Qual o contato para mais informações e esclarecimento de dúvidas?

Para esclarecer dúvidas sobre o edital, entre em contato com a Gerência de Relações Institucionais pelo e-mail selecao.cultural@almg.gov.br.

Downloads

pdf
Espaço Político Cultural Gustavo Capanema - Normas Gerais de Utilização
download em pdf
| 155 kb

Agenda

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Não existem eventos para o período da manhã