Agenda – ALMG inaugura novo espaço de participação popular

Assembleia também promove encontro regional do Fórum do Livro na semana de 28 de agosto a 1º de setembro.

25/08/2017 - 16:30

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ganhar mais um espaço aberto à participação popular. Trata-se do Auditório José Alencar Gomes da Silva, que será inaugurado nesta segunda-feira (28/8/17), em solenidade que contará com a presença do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e do governador Fernando Pimentel.

A crescente presença dos cidadãos nos eventos institucionais gerou a necessidade de um local que comporte maior número de pessoas. O auditório terá 168 assentos na plateia. Integrado com o Espaço Democrático, que permite a transmissão em tempo real dos eventos pelo videowall, agrega mais 500 lugares.

Durante o evento, também será lançada, em Minas Gerais, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. Entidade civil suprapartidária, o grupo é integrado por 201 deputados federais e 18 senadores de vários partidos.

Fórum - A cidade de Varginha (Sul de Minas) vai abrir, na terça (27), a etapa de interiorização do Fórum Técnico Semeando Letras - Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado pela Assembleia em parceria com as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.

O objetivo é coletar sugestões da sociedade para a elaboração do Plano Estadual do Livro, que vai nortear políticas públicas para a democratização do acesso à leitura.

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 28 de agosto a 1º se setembro:

Segunda-feira (28)

  • 9h30 – Comissão visita a Assistência ao Menor Especializada (AME)
    Local: AME (Rua Maura, 749, Bairro Ipiranga - Belo Horizonte)
    Autores do requerimento: deputados Duarte Bechir (PSD) e Nozinho (PDT)
    Objetivo: os deputados da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência vão até a AME para conhecer a estrutura e condições de funcionamento do local, em especial as dificuldades causadas pela falta de repasses de recursos públicos.
  • 15h30 – Solenidade marca abertura do Auditório José Alencar Gomes da Silva
    Local: Auditório José Alencar Gomes da Silva
    Objetivo: inaugurar o novo espaço de participação popular do Parlamento mineiro, localizado no andar térreo do Palácio da Inconfidência. Na ocasião, também será lançada em Minas a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional.

Terça-feira (29)

  • 9 horas – Varginha recebe primeiro encontro do Fórum do Livro
    Local: Centro Universitário do Sul de Minas (Avenida Coronel José Alves, 256, Bairro Vila Pinto - Varginha)
    Objetivo: promovido pela Assembleia em parceria com o Executivo, o Fórum Técnico Semeando Letras tem o objetivo de coletar sugestões da sociedade civil para a elaboração do Plano Estadual do Livro. Os encontros regionais antecedem a etapa final do fórum, que será realizada em Belo Horizonte, em novembro.
  • 9h30 – Comissão debate criminalidade na Pampulha e em Venda Nova
    Local: Plenatinho IV
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: com o objetivo de discutir o índice de violência nas regiões da Pampulha e de Venda Nova, em Belo Horizonte, a Comissão de Segurança Pública promove mais uma audiência. Os moradores estão preocupados com o número de assaltos e crimes violentos nessas localidades.

Quarta-feira (30)

  • 9h30 – Conflito entre indígenas e posseiros pauta audiência
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Cristiano Silveira (PT)
    Objetivo: a Comissão de Direitos Humanos vai abordar, em audiência pública, os conflitos entre posseiros e moradores da aldeia pataxó Geru Tucunã, localizada no Parque Estadual do Rio Corrente, em Açucena (Vale do Rio Doce). A degradação do local tem sido agravada em função da criação irregular de gado e de búfalos.
  • 15 horas – Extração de granito em santuário ecológico preocupa deputados
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Rogério Correia (PT)
    Objetivo: parlamentares da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reúnem para debater a extração de granito no Santuário Ecológico da Pedra Branca, localizado em Pocinhos do Rio Verde, no Município de Caldas (Sul de Minas). Algumas mineradoras já chegaram a ser autuadas por irregularidades e crimes ambientais, mas continuam em funcionamento.

Quinta-feira (31)

  • 15 horas – Risco de construções em bairro de Nova Lima motiva debate
    Local: Plenarinho IV
    Autor do requerimento: deputado Sargento Rodrigues (PDT)
    Objetivo: os impactos decorrentes da concessão, pela Prefeitura de Nova Lima, de alvará de construção em terrenos localizados no Bairro Vale do Sereno serão discutidos em audiência da Comissão de Segurança Pública. Como o bairro já conta com diversos edifícios instalados, o alicerce das novas construções colocariam em risco a segurança e a vida dos moradores.