Assembleia vai homenagear a Força Associativa Nacional

Entidade, que tem sede em Brasília e sucursal em Minas Gerais, protege associações prestadoras de socorro mútuo.

25/08/2017 - 16:01 - Atualizado em 25/08/2017 - 17:23

A Força Associativa Nacional (FAN) será homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Reunião Especial de Plenário, nesta segunda-feira (28/8/17), às 19 horas, atendendo a requerimento do deputado Cabo Júlio (PMDB).

Fundada em 2014, a FAN tem a função de representar e proteger juridicamente as associações que prestam socorro mútuo em caso de prejuízo por parte dos associados, que se unem para dividir os custos.

Com sede em Brasília (DF) e sucursal em Minas Gerais, a entidade é defensora do movimento associativista e mutualista no território nacional e luta para trazer segurança e esclarecimento à sociedade e a seus associados.

O deputado Cabo Júlio destacou a atuação da FAN na defesa e no fortalecimento dos princípios mutualistas e associativos, além das inúmeras vitórias nos âmbitos jurídico e legislativo. "A função de promover debates e não deixar que haja retrocessos nas leis de proteção ao associativismo é o que fortalece cada vez mais a FAN", afirmou.

Decisão judicial - Em 2017, foi reconhecida a distinção entre socorro mútuo e seguro empresarial, por meio de decisão judicial proclamada pelo Tribunal Regional da 1ª Região, comprovando a legalidade de uma associação de proteção veicular.