Desafios da doença de Parkinson serão debatidos na ALMG

Reunião na quinta (29) será oportunidade de abordar informações sobre a doença e seus tratamentos.

23/06/2017 - 10:28 - Atualizado em 28/06/2017 - 11:25

Debater a necessidade de notificação compulsória do doente de Parkinson, bem como a criação de um protocolo clínico de tratamento da doença e a atualização da cesta de medicamentos, é o objetivo da reunião que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quinta-feira (29/6/17). A audiência foi solicitada pelo deputado Antônio Jorge (PPS) e ocorrerá a partir de 9h30 no Auditório.

Segundo o parlamentar, a doença de Parkinson é uma enfermidade neurodegenerativa crônica e progressiva, de causa desconhecida. O elemento central para a doença é a degeneração dos neurônios geradores de dopamina (substância química), levando o paciente a um quadro clínico de tremor em repouso, rigidez e perda de reflexos posturais.

Conforme justificativa apresentada no requerimento, a idade de início é, em média, de 55 anos e acomete mais os homens. "Devido à alta prevalência da doença de Parkinson em nosso meio é importante entender as alterações que podem acometer o indivíduo e, assim, criar propostas fisioterapêuticas adequadas. O objetivo do trabalho é fornecer informações revisadas sobre a doença, procurando esclarecer a fisiopatologia, a etiologia, manifestações clínicas e tratamento medicamentoso e fisioterapêutico", explicou Antônio Jorge.

Ainda de acordo com informações do parlamentar, a levodopa continua sendo o medicamento mais eficaz para as pessoas com Parkinson. Além disso, a fisioterapia seria fundamental para prevenir os comprometimentos musculoesqueléticos que os pacientes são propensos a desenvolver, objetivando o aumento do movimento, a manutenção ou melhora da expansão torácica, a melhora das reações de equilíbrio e a manutenção ou restauração das habilidades funcionais. Segundo o deputado, apesar do caráter progressivo da doença, a associação desses tratamentos melhora o quadro geral dos pacientes e lhes proporciona uma melhor qualidade de vida.

Entre os convidados já confirmados para debater o assunto está o professor de Neurologia da Universidade Federal de Minas Gerais e diretor do Departamento dos Distúrbios do Movimento do Hospital das Clínicas, Francisco Eduardo Costa Cardoso. Também está na lista de convidados o superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde, Homero Claudio Rocha Souza Filho.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.