O deputado Ivair Nogueira (PMDB) solicitou a visita para que sejam verificados in loco os problemas ambientais da represa e de seu entorno, decorrentes da ocupação irregular do solo, uso antrópico consolidado, lançamento de efluentes não tratados e resíduos sólidos. Criada em 1972 para abastecer cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a represa é hoje usada também para lazer, pesca e banho.
O objetivo da reunião, requerida pelo deputado Durval Ângelo (PT), é discutir as violações de direitos humanos praticadas contra 40 famílias, que estão sendo despejadas de suas casas no bairro Alípio de Melo, em Belo Horizonte, por meio de processo de reintegração de posse. As famílias vivem no local há cerca de 20 anos.
A pedido do presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), a audiência pública será para discutir o reassentamento de famílias que vivem, atualmente, na Reserva Biológica da Mata Escura, localizada entre os municípios de Almenara e Jequitinhonha.
Objetivo da audiência pública é apurar denúncias de lançamento de fezes animais no leito do córrego Ribeirão de Oratórios, no município de Oratórios (Mata). Segundo a autora do requerimento, deputada Luzia Ferreira (PPS), moradores da região denunciam que empresas de suinocultura realizam o descarte de fezes suínas no leito do córrego. Além de causar a contaminação das águas, essa prática provoca fortes odores na cidade.
Audiência pública será para avaliar as condições de saúde do trabalhador, em comemoração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho. O autor do requerimento é o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).
Objetivo da reunião é debater o artigo 4º da Resolução 2.253, de 9 de janeiro de 2013, da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O artigo estabelece que, nos anos iniciais do ensino fundamental, as aulas de educação física sejam ministradas pelo regente da turma em vez de profissionais da área, exceto quando já haja professor efetivo ou efetivado pela Lei Complementar 100, de 2007. A audiência foi requerida pelos deputados Ulysses Gomes (PT), Rogério Correia (PT) e Tadeu Martins Leite (PMDB).