Comissões discutem aulas de educação física nas escolas
Resolução da SEE determina que as aulas poderão ser ministradas, no início do ensino fundamental, pelo regente da turma.
26/04/2013 - 11:50As comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e de Esporte, Lazer e Juventude se reúnem, nesta terça-feira (30/4/13), para debater o artigo 4º da Resolução 2.253, de 9 de janeiro de 2013, da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O artigo estabelece que, nos anos iniciais do ensino fundamental, as aulas de educação física sejam ministradas pelo regente da turma em vez de profissionais da área, exceto quando já haja professor efetivo ou efetivado pela Lei Complementar 100, de 2007. A reunião está marcada para as 14h45, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A audiência foi requerida pelos deputados Ulysses Gomes (PT), Rogério Correia (PT) e Tadeu Martins Leite (PMDB). Na reunião de aprovação do requerimento, Ulysses Gomes ponderou que essa determinação compromete a qualidade das aulas, além de impedir que o profissional da educação física exerça seu trabalho. “Esperamos que essa discussão gere encaminhamentos e que todo o Estado possa acompanhar o debate”, disse.
Foram convidados para a reunião a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini; o presidente do Conselho Regional de Educação Física - 6ª Região, Cláudio Augusto Boschi; os vereadores de Belo Horizonte, Pelé do Volei e Juliano Lopes; o 1º secretário da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Rui Martins Alves Pereira; a professora adjunta e coordenadora do Projeto de Ginástica Aeróbica Esportiva da UFMG, Kátia Lúcia Moreira Lemos; e a coordenadora -geral do SindUte-MG, Beatriz da Silva Cerqueira.