Saúde do trabalhador será discutida em audiência na ALMG

Objetivo é celebrar Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho.

26/04/2013 - 15:46 - Atualizado em 29/04/2013 - 19:14

A Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (30/4/13), às 14h30, no Teatro, audiência pública com o objetivo de debater as condições de saúde do trabalhador em Minas Gerais, em comemoração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes do Trabalho, celebrado em 28 de abril. O requerimento é do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB).

De acordo com o parlamentar, no Brasil ocorrem 700 mil acidentes de trabalho por ano e morre um trabalhador a cada três horas de acidente em sua profissão. “Nosso País gasta aproximadamente R$ 70 bilhões por ano com acidentes e doenças do trabalho”, ressaltou. O deputado enfatizou também que as principais causas desses números são, principalmente, jornadas excessivas, condições precárias de trabalho, descumprimento da legislação trabalhista e aumento da produtividade sem a devida contrapartida em segurança.

Convidados – Foram chamados a participar da reunião o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, Helder Santos Amorim; o superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Valmar Gonçalves de Sousa; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Jobson Nogueira de Andrade; a diretora de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, Elice Eliane Nobre Ribeiro; o chefe do Centro Regional de Minas Gerais da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Celso Amorim Salim; e a coordenadora do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalho de Minas Gerais, Marta de Freitas.