Sebastião Costa (ao centro), que foi relator da matéria, não propôs alterações ao texto
Projeto que autoriza empréstimo para prevenção de enchentes recebe aval da CCJ

Empréstimo na Caixa solicitado pelo governador passa na CCJ

Projeto de pedido de empréstimo com a CEF para ações de prevenção de enchentes recebeu parecer favorável da comissão.

13/11/2012 - 11:13

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais concluiu, nesta terça-feira (13/11/12), pela legalidade do Projeto de Lei (PL) 3.534/12, que autoriza o Executivo a realizar empréstimo na Caixa Econômica Federal para intervenções de prevenção a enchentes e deslizamentos de encostas nos municípios. O relator, deputado Sebastião Costa (PPS), opinou pela aprovação da matéria em sua forma original. A proposição é de autoria do governador do Estado e segue agora para análise, em 1º turno, na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

O empréstimo está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Os recursos da operação, com limite fixado em R$ 453 milhões, serão aplicados nas atividades e projetos relacionados à área de infraestrutura urbana, estabelecidos no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

De acordo com as razões apresentadas pelo secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, e pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, essa operação atende aos interesses da União de servir como instrumento de prevenção de acidentes com vítimas humanas e catástrofes ambientais. O empréstimo também tem o objetivo de tentar reaquecer a economia servindo como medida saneadora dos efeitos da crise financeira mundial.

A estimativa do Governo do Estado é de que a redução de riscos beneficie, aproximadamente, 3,6 milhões de pessoas. As ações previstas incluem a execução de obras de drenagem pluvial, construção de bacias de detenção cheias e outras intervenções acessórias, tais como ampliação de calha e obras de urbanização.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.

 

Leia também