Legislatura Atual

Bruno Engler
Líder da Bancada PL

Bruno Engler

PL
Líder da Bancada PL

Bruno Engler

PL
Situação Em exercício


Redes Sociais

Gabinete Rua Rodrigues Caldas, 30. Palácio da Inconfidência - andar SE - conjunto 2.
Bairro: Santo Agostinho. Belo Horizonte - MG. CEP: 30190921
Telefone: (31) 2108-5375
Fax: (31) 2108-5376

Nome Completo BRUNO DE CASTRO ENGLER FLORENCIO DE ALMEIDA
Data de Nascimento 17/06/1997
Naturalidade Curitiba / PR
Principais Fatos da Vida Profissional e Política Bruno Engler é coordenador do Movimento Direita Minas, dedicado à retomada cultural e à promoção dos valores conservadores em Minas Gerais. A Direita Minas possui núcleos na região metropolitana de Belo Horizonte e em mais de 60 cidades do Estado. O deputado obteve 120.252 votos distribuídos em todo o Estado, sendo o terceiro mais votado para a 19ª legislatura. Em seu mandato na Assembleia, pretende priorizar a retomada cultural, por meio da defesa dos agentes de segurança, a militarização de escolas públicas com problemas de disciplina e baixo desempenho, lutar contra a ideologia de gênero, inversão de valores, doutrinação nas escolas e privilégios dos políticos.
Atuação Parlamentar na ALMG Assume, em 2023, seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na 19ª Legislatura, foi vice-presidente da Comissão Extraordinária das Privatizações, além de ter atuado como membro das comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública.
Filiação Partidária no exercício do mandato PL

Partido pelo qual concorreu na eleição PL
Legislaturas
19ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2019 a 31/01/2023
20ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2023 a 31/01/2027

Atualmente:
Anteriormente:
Vice-Presidente Comissão de Constituição e Justiça de 02/03/2023 até 31/01/2025
Efetivo Comissão de Constituição e Justiça de 28/02/2023 até 31/01/2025
Efetivo Comissão de Direitos Humanos de 28/02/2023 até 31/01/2025
Suplente Comissão de Agropecuária e Agroindústria de 03/03/2023 até 31/01/2025
Suplente Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia de 03/03/2023 até 31/01/2025
Suplente Comissão de Segurança Pública de 03/03/2023 até 31/01/2025

Integrante Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana
Integrante Frente Parlamentar contra o aborto
Integrante Frente Parlamentar contra o aumentos de taxas e impostos no Estado de Minas Gerais
Integrante Frente Parlamentar da Agropecuária do Estado de Minas Gerais
Integrante Frente Parlamentar da Silvicultura
Integrante Frente Parlamentar de Apoio ao Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - GMG/CEDEC/MG e ao Programa Minas Mais Resiliente e Sustentável
Integrante Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo
Integrante Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite de Minas Gerais e em Defesa da Cadeia Produtiva de Leite do Estado
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Capital Mineira
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Linha de Cuidado em Doenças Respiratórias Graves
Integrante Frente Parlamentar em defesa da região do Vale do Aço
Integrante Frente Parlamentar em Defesa do Conservadorismo
Integrante Frente Parlamentar em Defesa do Estado de Israel
Integrante Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do Estado de Minas Gerais
Integrante Frente Parlamentar em Defesa dos CAC's, sitiantes e cidadãos de bem armados
Integrante Frente Parlamentar em Defesa dos direitos da Pessoa Idosa e Apoio e Fiscalização às ILPI's (Instituição de Longa Permanência para Idosos)
Integrante Frente Parlamentar em Defesa dos Rodeios
Integrante Frente Parlamentar em favor do Aeroporto Regional Itamar Franco
Integrante Frente Parlamentar Minas Gerais-Taiwan
Integrante Frente Parlamentar Minas-Índia
Verbas indenizatórias

PEC PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO 58/2025

Altera o art 247 da Constituição do Estado para permitir a concessão de terras públicas a empresa com controle estrangeiro. (Permite concessão de terra pública a pessoa jurídica cuja titularidade do poder decisório seja de estrangeiro.)

PL PROJETO DE LEI 4143/2025

Declara de utilidade pública a Associação Mineira de Mobilidade e Veículos Elétricos - AMMVE -, com sede no Município de Belo Horizonte.

PL PROJETO DE LEI 4110/2025

Altera a Lei 23941, de 24 de setembro de 2021, que estabelece normas para a prestação de serviço de fretamento de veículo de transporte coletivo para viagem intermunicipal e metropolitana e dá outras providências.

Veja todas as proposições
06/08/2025
Apresenta contraponto a pronunciamento de deputado sobre a relação de nações socialistas com o Brasil e sobre a questão de soberania. Veja mais

06/08/2025
Contesta pronunciamento de deputado relativo à responsabilidade pela exclusão de itens das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a importação de produtos brasileiros. Contesta ainda críticas ao governador Romeu Zema por divergências com a China e critica o presidente Lula por conflitos com os Estados Unidos. Comenta financiamento da United States Agency for International Development – Usaid – a veículos de checagem que seriam favoráveis à esquerda. Apresenta denúncia de suposto esquema ilegal conduzido por Alexandre de Moraes para legitimar decisões no Supremo Tribunal Federal – STF – e no Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Veja mais

10/07/2025
Declara posição favorável à Emenda nº 1 ao Projeto de Lei nº 883/2019, que proíbe a comercialização de coleiras de choque para animais no Estado, em 2º turno. Veja mais

Veja todos os pronunciamentos

Notícias do Deputado Bruno Engler

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video

Já podem ir para a sanção do governador 16 proposições de autoria dos deputados estaduais....

13/08/2025

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
09/04/2025
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
27/03/2025