Legislatura Atual

Bosco
Vice-Líder do Governo

Bosco

CIDADANIA
Vice-Líder do Governo

Bosco

CIDADANIA
Situação Em exercício



Redes Sociais

Gabinete Rua Rodrigues Caldas, 30. Palácio da Inconfidência - 2º andar - conjunto 221.
Bairro: Santo Agostinho. Belo Horizonte - MG. CEP: 30190921
Telefone: (31) 2108-5310
Fax: (31) 2108-5311

Nome Completo JOÃO BOSCO
Data de Nascimento 31/05/1966
Naturalidade Araxá / MG
Atividade Profissional Produtor agropecuário e bacharel em Direito
Principais Fatos da Vida Profissional e Política Exerceu quatro mandatos consecutivos como vereador na Câmara Municipal de Araxá (1992-2008). Em 1998, foi presidente da Câmara de Araxá. Foi candidato a prefeito municipal de Araxá nas eleições de 2008. Principal região de atuação política é o Alto Paranaíba. Os municípios de maior votação são: Araxá, Campos Altos, Ibiá, Perdizes e Pratinha.
Atuação Parlamentar na ALMG Reeleito para o quarto mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde ingressou em 2011. No Legislativo, já atuou como presidente da Comissão de Cultura e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia. Também atuou como vice-líder do Governo. Foi 2º suplente na 16ª Legislatura da ALMG.
Filiação Partidária no exercício do mandato CIDADANIA

Partido pelo qual concorreu na eleição CIDADANIA
Legislaturas
17ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2011 a 31/01/2015
18ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2015 a 31/01/2019
19ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2019 a 31/01/2023
20ª Legislatura - Efetivo
Em exercício de 01/02/2023 a 31/01/2027

Atualmente:
Anteriormente:
Vice-Presidente Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia de 16/03/2023 até 31/01/2025
Efetivo Comissão de Cultura de 28/02/2023 até 31/01/2025
Efetivo Comissão de Minas e Energia de 28/02/2023 até 31/01/2025
Efetivo Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia de 09/03/2023 até 31/01/2025
Efetivo Comissão Especial Indicações nºs 11, 19 e 24/2023 de 25/10/2023 até 12/12/2023
Presidente ''ad hoc'' Comissão de Esporte, Lazer e Juventude de 11/02/2025 até 12/02/2025
Suplente Comissão de Agropecuária e Agroindústria de 03/03/2023 até 31/01/2025

Integrante Frente Parlamentar contra o aborto
Integrante Frente Parlamentar da Agropecuária do Estado de Minas Gerais
Integrante Frente Parlamentar de Apoio ao Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - GMG/CEDEC/MG e ao Programa Minas Mais Resiliente e Sustentável
Integrante Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo
Integrante Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP/MG)
Integrante Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios Públicos do Estado
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia, Agricultura Familiar, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Responsável Frente Parlamentar em defesa da duplicação da BR-262 no trecho entre Uberaba e Belo Horizonte
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Fundação Educacional Caio Martins - FUCAM
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do Tarifa Zero nos Municípios Mineiros
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Linha de Cuidado em Doenças Respiratórias Graves
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Mineração Sustentável
Integrante Frente Parlamentar em Defesa da Regularização Fundiária
Integrante Frente Parlamentar em Defesa do Biodiesel
Responsável Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante do Estado de Minas Gerais
Integrante Frente Parlamentar em defesa dos Cuidados Paliativos em Minas Gerais
Integrante Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista do Estado de Minas Gerais
Integrante Frente Parlamentar em favor do Aeroporto Regional Itamar Franco
Integrante Frente Parlamentar em Prol da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Integrante Frente Parlamentar Minas Gerais-Taiwan
Integrante Frente Parlamentar Minas-Índia
Verbas indenizatórias

RQC REQUERIMENTO DE COMISSÃO 13378/2025

Requerem seja formulado voto de congratulações com a Associação Brasileira de Caçadores por serem os caçadores os únicos que promovem o controle populacional de javalis e javaporcos no País, sem ônus para o poder público.

RQC REQUERIMENTO DE COMISSÃO 13377/2025

Requerem seja encaminhado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa – e ao Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – pedido de providências para adoção de medidas para apoiar os municípios de pequeno porte no manejo e controle efetivo de javalis e javaporcos, como repasse de recursos, apoio técnico e criação de programas regionais.

RQC REQUERIMENTO DE COMISSÃO 13376/2025

Requerem seja encaminhado ao Ministério Público de Minas Gerais – MPMG – pedido de providências para que sejam alertadas as unidades regionais da instituição sobre a necessidade de responsabilizar os dirigentes do Instituto Estadual de Florestas – IEF –, do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam – pelas consequências de eventual negligência no controle do javali e do javaporco, em função das possíveis consequências sanitárias e produtivas da expansão dessas populações exóticas invasoras; e sejam encaminhadas ao referido órgão as notas taquigráficas da 1ª Reunião Conjunta da comissão com a Comissão de Agropecuária e Agroindústria e a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que teve por finalidade debater a invasão de javalis nas propriedades rurais do Triângulo Mineiro e as dificuldades para o manejo desses animais, em especial a burocracia para a emissão de licenças para abate dessa espécie.

Veja todas as proposições
04/12/2024
Parabeniza os integrantes eleitos para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, biênio 2025-2026. Comemora o reconhecimento dos modos de fazer o queijo mineiro como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco. Veja mais

28/08/2024
Informa que o programa Nota Fiscal Mineira já está em vigor, norma derivada do projeto de sua autoria que distribuirá prêmios em dinheiro a consumidores que se inscreverem para participar dos sorteios. Veja mais

24/04/2024
Comemora a aprovação, em 2º turno, do projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a Política de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de Minas e dá outras providências. Veja mais

Veja todos os pronunciamentos

Notícias do Deputado Bosco

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video

A audiência pública sobre o tema foi aprovada pela Comissão de Agropecuária. Veja outros requeriment...

22/05/2025

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
08/05/2025
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio
19/03/2025