Consulta Pública - Fórum Técnico Minas sem Miséria
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Eixo 2: Trabalho digno e educação
Ênfases:
- capacitação profissional e acesso ao mercado de trabalho;
- políticas e programas de empregabilidade, principalmente para pessoas negras, mulheres, jovens e pessoas com deficiência;
- informalidade e pobreza: ações de orientação e proteção dos trabalhadores informais para acesso a direitos;
- inclusão produtiva e geração de renda: economia popular solidária, empreendedorismo, cooperativismo, associativismo e acesso ao microcrédito pelos trabalhadores autônomos e microempreendedores;
- apoio e proteção às pessoas catadoras de materiais recicláveis;
- acesso e permanência no ensino médio, na educação profissional, na educação superior e na educação de jovens e adultos – EJA;
- promoção da educação escolar quilombola e de estratégias de educação antirracista;
- acesso à educação infantil em creches;
- articulação entre a política de trabalho e as políticas de proteção social;
- combate ao trabalho em condições análogas às de escravo.
explore Perguntas para estimular a reflexão
- Como as políticas de qualificação profissional podem ser aperfeiçoadas para alcançar as pessoas com maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho, de modo a potencializar suas chances de inclusão?
- Quais as estratégias necessárias para garantir que mulheres, mães e chefes de família consigam continuar seus estudos e aumentar suas chances de inclusão no mercado de trabalho?
- Que medidas poderiam contribuir para a inclusão escolar e no mercado de trabalho dos jovens que não estudam e não trabalham?
- Como fortalecer as estratégias de geração de trabalho e renda por meio da economia solidária?
- Que medidas podem ser adotadas ou potencializadas para possibilitar o acesso e a permanência de públicos vulneráveis no ensino médio, na educação profissional, no ensino superior e no EJA?
- Como promover estratégias de educação antirracista, que são essenciais para mitigar os impactos do racismo desde a primeira infância?
- Que estratégias podem ser adotadas pelo Estado para contribuir para o fim da submissão de trabalhadores a condições análogas às de escravo?
- Qual é a importância da articulação entre a política de trabalho e as políticas de proteção social? O que é necessário para fortalecer essa articulação?
- De que forma as políticas públicas podem enfrentar, de maneira articulada, as desigualdades educacionais geradas pela interseção entre pobreza, raça e território?
- A educação profissional ofertada pelo Estado está realmente conectada às necessidades e expectativas das populações mais vulneráveis?
- Programas como o Ensino Médio em Tempo Integral contribuem para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho ou os afastam de oportunidades imediatas de renda?
- Que tipo de investimento o Estado precisa priorizar para que a educação cumpra seu papel estruturante na superação da miséria?
Contribuições do tema: Eixo 2: Trabalho digno e educação
Mostrando de 1 a 10 de 10 contribuições
Data | Contribuições | Positivas | Negativas |
---|---|---|---|
11
set.
2025
13:53
|
Por Juanita Pimente |
Feapaes MG |
Belo Horizonte/MG
|
0
|
0
|
11
set.
2025
13:51
|
Por Juanita Pimente |
Feapaes MG |
Belo Horizonte/MG
|
0
|
0
|
11
set.
2025
13:47
|
Por Juanita Pimente |
Feapaes MG |
Belo Horizonte/MG
|
0
|
0
|
11
set.
2025
13:44
|
Por Juanita Pimente |
Feapaes MG |
Belo Horizonte/MG
|
0
|
0
|
11
set.
2025
13:30
|
Por Juanita Pimente |
Feapaes MG |
Belo Horizonte/MG
|
0
|
0
|
09
set.
2025
14:59
|
Por Eduardo Evangelista Ferreira |
Ouro Preto/MG
|
0
|
0
|
09
set.
2025
14:59
|
Por Eduardo Evangelista Ferreira |
Ouro Preto/MG
|
0
|
0
|
09
set.
2025
14:58
|
Por Eduardo Evangelista Ferreira |
Ouro Preto/MG
|
0
|
0
|
09
set.
2025
12:38
|
Por Suellen do Pilar Figueredo |
Nova Lima/MG
|
0
|
0
|
09
set.
2025
10:10
|
Por Glaucia Jaci de Souza |
Belo Horizonte/MG
|
0
|
0
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