O que �?

O Parlamento Jovem de Minas 2010 � a primeira edi��o estadualizada do Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa e pela PUC Minas nos �ltimos seis anos.

� um projeto voltado para jovens estudantes, tendo como meta a forma��o pol�tica e o exerc�cio de participa��o no Parlamento. Para tanto, s�o envolvidas C�maras Municipais que, por sua vez, mobilizam parceiros e escolas dos ensinos m�dio e superior, gerando uma rede de educa��o legislativa no Estado.

Objetivos
Estimular a forma��o de estudantes dos ensinos m�dio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organiza��o dos poderes, especialmente do Legislativo, al�m de prepar�-los para a participa��o pol�tica, como cidad�os.

Levar os jovens a interessar-se pela agenda s�cio-pol�tica de seu munic�pio, com a escolha de temas para serem trabalhados em cada edi��o do projeto. Propiciar espa�o para viv�ncia em pesquisas, debates, negocia��es, escolhas e respeito �s diferentes opini�es.

Estimular o envolvimento das C�maras Municipais em atividades de Educa��o para a Cidadania.

Etapa Municipal do Parlamento Jovem de Minas
Forma��o de monitores
Antecedendo � abertura dos Parlamentos Jovens Municipais, servidores das C�maras e monitores  participam de Curso de Forma��o, cujos conte�dos tratam da Democratiza��o do Estado, Cidadania, Organiza��o e Fun��es do Poder Legislativo,  Mecanismos de Participa��o Pol�tica e sobre a tem�tica da edi��o do projeto. Al�m disso, os participantes acompanham as Reuni�es de Grupos de Trabalho e Plen�ria Final de uma edi��o do PJ na ALMG.

Essa etapa � condi��o para participa��o na Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas.

Capacita��o de estudantes do ensino m�dio
C�maras municipais convidam a integrarem o projeto escolas p�blicas e particulares que, por sua vez, identificam alunos interessados em participar do PJ. Convidam tamb�m poss�veis parceiros que possam contribuir para a qualifica��o de estudantes e para o andamento do projeto.

Durante tr�s meses, alunos do ensino m�dio s�o capacitados pelos monitores das C�maras e seus parceiros, que repassam o conte�do da Etapa de Forma��o, atrav�s de din�micas em grupo, oficinas, debates, al�m do estudo do tema espec�fico.

Monitores recebem assessoria � dist�ncia por parte de t�cnicos da Assembleia Legislativa e professores da PUC Minas relativas ao desenvolvimento do projeto e do conte�do do tema espec�fico.

Estudantes do ensino m�dio elaboram documento de propostas sobre o tema estudado.

Participa��o pol�tica
O documento elaborado � discutido e votado na etapa final dos PJ's Municipais, em Sess�es a serem realizadas em cada C�mara Municipal envolvida.

O Parlamento Jovem de Minas
Os documentos aprovados em cada C�mara Municipal s�o consolidados pela Assembleia Legislativa formando o Documento-Base, que � encaminhado �s c�maras participantes, para que todos possam conhecer as propostas sugeridas em cada munic�pio participante.
Cada C�mara identifica estudantes do ensino m�dio do PJ Municipal para participa��o nas atividades da Etapa Estadual do PJ de Minas.

Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas
Participa��o Pol�tica
A Etapa Estadual do  Parlamento Jovem de Minas acontece no segundo semestre de cada ano, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Dela participam estudantes vindos dos PJ's municipais que, como membros da sociedade civil, desenvolver�o atividades em dois dias.

No primeiro momento, os estudantes, divididos em Grupos de Trabalho, discutem e votam Documento-Base com sugest�es ao poder p�blico de a��es e de aperfei�oamento da legisla��o existente sobre o tema dos trabalhos.

Num segundo momento, todos s�o reunidos  no Plen�rio da Assembl�ia Legislativa para, conjuntamente, apreciarem e votarem documento originado dos Grupos de Trabalho.

A Plen�ria Final encerra-se com a aprova��o do Documento Final, que � entregue � Comiss�o de Participar Popular, para aprecia��o, parecer e devido encaminhamento.