Parlamentares agradecem apoio e apontam perspectivas para o mandato
Deputados novatos e reeleitos discursaram, nesta quinta-feira (2), na primeira reunião de Plenário da 20ª Legislatura.
02/02/2023 - 19:20Estreante na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Grego da Fundação (PMN) fez o primeiro discurso em Plenário da 20ª Legislatura, nesta quinta-feira (2/2/23). Outros parlamentares novatos ou reeleitos também aproveitaram a oportunidade para agradecer a confiança neles depositadas por seus eleitores e traçar sua perspectiva de atuação pelos próximos quatro anos.
Grego parabenizou os novos integrantes da Mesa Diretora da ALMG e o teor conciliatório do discurso de posse do deputado Tadeu Martins Leite (MDB) como presidente do Parlamento mineiro, no qual ele destacou a independência entre os Poderes e a busca pela convivência harmoniosa entre eles.
O deputado também lembrou o apoio de familiares, lideranças e colaboradores para alcançar o que chamou de oportunidade ímpar na sua vida. “Chego nesta Casa com humildade e desejo de contribuir na busca de melhorias no cotidiano dos mineiros”, afirmou.
Ele ainda abordou sua origem simples e sua experiência na gestão pública – inclusive como prefeito de Muriaé (Zona da Mata) –, assim como sua disposição para ouvir, colaborando com a pluralidade necessária no Parlamento.
Deputado discursa em defesa do conservadorismo
Também eleito para seu primeiro mandato na ALMG, Caporezzo (PL) reafirmou seu compromisso com bandeiras conservadoras: a defesa da família, contra a chamada ideologia de gênero e o aborto, em favor da liberdade, do armamento da população e do que classificou como “direitos humanos para humanos direitos”.
Nesse sentido, criticou a colega Andréia de Jesus (PT), que, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos, solicitou ao Ministério Público que investigasse a conduta de policiais envolvidos em operação que resultou na morte de 25 suspeitos de participarem de uma quadrilha do “novo cangaço”, no ano passado, em Varginha (Sul de Minas). “Quero ser uma muralha contra ideias esquerdistas”, anunciou.
Deputadas destacam presença feminina
Discordando de Caporezzo, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) afirmou que discursar é fácil, mas que os parlamentares não estão no Parlamento para fazer jogo de palavras afrontando os colegas, e sim para construir e cuidar daquilo que é de interesse da população.
Ela ainda ressaltou que a eleição de Leninha (PT), mulher e negra, como 1ª-vice-presidente da Assembleia é um marco histórico, ao comentar o trabalho contínuo pela presença das mulheres na Casa.
Sobre a sua reeleição, Ana Paula Siqueira disse que é o reconhecimento de um trabalho sério na busca pela dignidade humana, com o fortalecimento de políticas públicas, a criação de leis, a escuta da população e a fiscalização do Poder Executivo.
Entre as metas do seu novo mandato, ela citou o cuidados com mulheres, idosos e crianças, o meio ambiente, a saúde e o combate à fome.
Em aparte, o deputado Leleco Pimentel (PT) parabenizou Ana Paula Siqueira pelo seu aniversário, comemorado nesta quinta (2), e assegurou a Andréia de Jesus que ela não está sozinha na defesa de suas pautas.
Compromissos
Citada por Caporezzo, Andréia de Jesus reforçou suas bandeiras em prol do povo negro, especialmente as mulheres, os quilombolas e outros membros de comunidades tradicionais e adeptos de tradições africanas.
Ela se comprometeu a continuar lutando pela dignidade dessas pessoas, na garantia do acesso à terra, à moradia, à educação e outros serviços essenciais, por meio de um serviço público de qualidade.
Especificamente em relação à segurança pública, a deputada ponderou que um debate qualificado sobre a questão passa por reconhecer que segurança não se restringe à polícia. Quando se oferece educação, cultura e esporte a uma comunidade carente, por exemplo, a violência é reduzida, destacou.
Minutos de silêncio
Andréia de Jesus ainda solicitou um minuto de silêncio em memória da jornalista Glória Maria, que morreu nesta quinta (2) vítima de câncer. “Como mulher negra, essa repórter foi a primeira a ocupar esse importante espaço”, lembrou o deputado Duarte Bechir (PSD), em aparte.
Outro minuto de silêncio foi pedido pelo deputado Doutor Jean Freire (PT), em virtude do falecimento do ativista cultural Vítor Antônio de Oliveira, em Araçuaí (Jequitinhonha/Mucuri), e do pesquisador da cultura popular Frei Chico, na Capital.
Também em contraponto à fala de Caporezzo (PL), Doutor Jean Freire parabenizou os outros colegas que foram à tribuna e deixaram mensagens de humildade e respeito. “Que possamos aqui nesta Casa falar mais de amor e menos de ódio”, conclamou.
Por fim, ele deu as boas-vindas a todos os parlamentares, novatos e reeleitos, deixando para todos um recado: “Eu respeitarei a opinião de vocês, sejam da direita, da esquerda ou do centro”.
Em aparte, a deputada Bella Gonçalves (Psol) foi mais uma parabenizar Leninha e Andréia de Jesus. Ela criticou políticos que não sabem lidar com a divergência e defendeu o fim da violência política contra as mulheres.
Confiança
Último a discursar, o deputado Antonio Carlos Arantes (PL), eleito 1º-secretário da ALMG, assegurou que a Secretaria da Casa, junto com o presidente Tadeu Martins Leite, “uma pessoa de fácil acesso”, fará tudo para atender bem a todos os parlamentares.
Ele firmou novamente seu compromisso com a defesa do homem do campo, do pequeno ao grande produtor, com a segurança e a valorização das Santas Casas.
Comunicado
Ainda durante a Reunião Ordinária, foi recebida mensagem do governador indicando o deputado Gustavo Valadares (PMN) para Líder do Governo.
Também foram lidas duas comunicações de parlamentares: o deputado Enes Cândido informou sua desfiliação do PMN e sua filiação ao PP; já a deputada Maria Clara Marra se desfiliou do DC e se filiou ao PSDB.