Participe
Transporte não motorizado e circulação de pedestres
Consulta Pública - Transporte não motorizado e circulação de pedestres
Consulta Pública - Transporte não motorizado e circulação de pedestres Todos os temas
A utilização de modos de transporte não motorizados é benéfica para a saúde de quem os utiliza e para o meio ambiente, pois a substituição de deslocamentos em veículos por modos ativos, em que é há algum esforço físico do utilizador, gera melhorias tanto em relação ao bem-estar físico e à saúde das pessoas que adotaram esses meios, quanto por não haver liberação de gás carbônico na atmosfera, sendo portanto uma boa alternativa na busca pela mobilidade urbana sustentável.

Quais ações podem ser adotadas como estímulo à utilização de modos de transporte não motorizados, como a bicicleta e o andar à pé?


Contribuições do tema: Transporte não motorizado e circulação de pedestres

Mostrando de 11 a 20 de 21 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
14/jun
14:09
Por Amanda de Castro Sperancini Alvarenga | Timóteo/MG Nos tempos atuais quando as cidades do Vale do Aço não suportam o tamanho da frota de veículos automotivos chegou a hora do poder publico investir na construção de ciclovias o que com certeza amenizaria nosso transito caótico, além de beneficiar a saúde e estimular a a pratica de atividades fíicas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
09/jun
20:10
Por Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro | Belo Horizonte/MG É necessário antes de tudo, 1) desestimular o uso de carro e 2) pensar em vias de transporte e circulação que funcione para todos (Lei de Mobilidade Urbana Sustentável 12.587/2012). É necessário que haja opções para que a cidade atenda o maior número de deslocamentos possíveis (ônibus, metrôs, a pé, de bicicleta e carro). É mais interessente combinar várias opções do que fazer uma grande mudança na infraetrutura. Em BH por exemplo, de nada adiantará a criação do BRT, se o trânsito continuar entupido de carros, se o metrô continuar atendendo o mínimo, e se o uso de bicicletas não é incentivado. Precisamos de políticas que desestimulem o uso do carro no centro da cidade, para que as pessoas priorizem o transporte público e nesse sentido, a pressão por melhorias e investimentos, neste transporte será maior. E claro, estimular o uso da bicicleta sim, com a construção inteligente de ciclovias protegidas (e por que não "copiar" exemplos de Amsterdã, Copenhague e a nossa vizinha, Bogotá, adaptando-os para nossa realidade). Nesse momento, as atititudes devem ser radicais, afim de atender uma demanda imediata da mobilidade urbana democrática nos grandes centros.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
09/jun
00:20
Por Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo | Associação Mountain Bike BH de Ciclismo | Belo Horizonte/MG As sugestões coletadas aqui, e outras propostas viabilizada pela ALMG podem se tornar emendas à Lei 16939/07 de 16/08/2007, para que se estabeleça prazos e punições ao descumprimento. Outra sugestão: Todas as estações de transporte coletivo (rodoviárias, ônibus municipais, trens e metrô) devem possuir estrutura para estacionamento e integração da bicicleta. No caso de rodoviárias, estações de metrô e ônibus, com grande fluxo de passageiros (exemplo: Eldorado, Lagoinha, Central e Vilarinho em BH) deve existir bicicletário com controle de acesso e vestiários. Este serviço pode ser oferecido à exploração por concessão, e em caso de não haver interessados, deve ser mantido pelo Estado/Prefeitura e controlador da estação. Em estações de metrô, ônibus municipais e rodoviárias de menor porte, deve existir suportes para estacionamento de bicicletas, na área interna da estação, com acesso durante o horário de funcionamento da estação. Estes suportes devem ser instalados próximos à guaritas de segurança do local.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/mai
14:46
Por Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo | Associação Mountain Bike BH de Ciclismo | Belo Horizonte/MG Belo Horizonte tem muito a avançar no estímulo ao uso das bicicletas. Não basta a construção de Ciclovias pela cidade, muitas vezes sem consultar os próprios ciclistas sobre seu planejamento e execução. Alguns itens essenciais que deveriam ser garantidos pela PBH e pelo Estado: * Toda obra de abertura/duplicação/reforma de avenidas deve incluir estrutura para trânsito de Bicicletas: Em 2009, os ciclistas de BH entregaram um manifesto reivindicando ciclovias na Antônio Carlos e Cristiano Machado, então em obras. As obras recomeçaram para o BRT e nada foi feito. http://mountainbikebh.com.br/site/index.php/pedal-manifesto-mais-uma-semente-plantada-em-bh http://mountainbikebh.com.br/manifesto * As obras do Boulevard Arrudas incluiram ciclovia em alguns trechos, mas elas não foram discutidas com os ciclistas e detém vários problemas: rampas de acesso mal-executadas, não há sinalização nem campanhas para o bom compartilhamento com pedestres, visto que foram feitas no passeio. * As prefeituras devem realizar programas de capacitação de ciclistas, ao exemplo da iniciativa da CET em São Paulo(http://vadebike.org/2013/05/curso-para-ciclistas-cet-sao-paulo/). * Motoristas de táxi e ônibus (supervisionados pela BHTrans e DER) devem ser capacitados para respeitar e proteger os ciclistas no trânsito. Atualmente, não há qualquer iniciativa para educá-los ou punir aqueles que trafegam ameaçando ciclistas, pedestres e outros motoristas. * Fiscalização dos artigos do CTB que visam proteger o ciclista, como o 201 (ultrapassagens a 1.5m) ou o 196/197/220 que tratam de direção agressiva. * Órgãos Públicos, shoppings, estádios e universidades devem ser obrigados a disponibilizar bicicletários seguros. * Estacionamentos particulares da região central (dentro da Contorno) e próximo a locais de interesse (shoppings, escolas, estádios) devem dispor vagas para bicicletas, com preços até no máximo 50% do cobrado para motos. ***** Todos esses itens atendem à lei estadual 16939/07 de 16/08/2007 que não estabele metas de cumprimento...
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
21/mai
10:50
Por Saulo Wagner de Oliveira | Belo Horizonte/MG Primeiro, concordo plenamente com a experiência, já consagrada em outros países, da bicicleta compartilhada. Em segundo, é óbvio que topografias difíceis como a de Belo Horizonte desincentivam a utilização de bicicletas. A iniciativa privada e o poder público deveriam focar em novas tecnologias que permitam a construção de bicicletas mais modernas, e especialmente triciclos, mais apropriados para vias públicas íngremes. Veja-se a tecnologia protegida na patente (PI0202657-0), de nossa autoria, que contém alternativas para a construtivas para tais veículos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/mai
09:19
Por Altair Roberto de Carvalho | São José da Lapa/MG falta rampas na cidade administrativa, só temos escadas e elevadores, se houver incendios como desligam os elevadores, os cadeirantes não têm como descer, Altair
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
18/mai
19:47
Por Carlos Alvarenga | Belo Horizonte/MG Incentivar a caminhada segura através de: ¿ Melhoria dos passeios eliminando buracos, obstáculos e pavimentos irregulares que possam colocar em risco o pedestre; ¿ Estabelecer normas para construção e manutenção de passeios que priorizem o caminhar seguro e que permitam uma maior segurança mesmo com a degradação natural dos pavimentos ¿ não permitir desníveis abruptos, instalação de equipamentos urbanos que sejam obstáculos ao caminhar, pisos escorregadios, etc. ; ¿ Deixar bem claro quem é o responsável pela manutenção do passeio, se o município ou o morador em frente e aprimorar legislações para punir com celeridade os responsáveis em casos de acidentes com os pedestres durante as caminhadas; ¿ Hierarquizar o pedestre na programação dos semáforos reduzindo os tempos de espera; ¿ Pintar faixas de segurança para travessia em todos os circuitos de caminhada orientando o pedestre para as faixas; ¿ Fazer uma campanha de esclarecimento sobre a prioridade do pedestre na faixa de segurança reduzindo o tempo de espera para a travessia e o risco de atropelamento; ¿ Fazer uma ampla campanha de estimulo ao caminhar; ¿ Estabelecer, sinalizar e divulgar circuitos mais adequados para caminhadas (e corridas) de adestramento físico, de lazer e turismo; ¿ Estabelecer regras para a convivência entre as bicicletas e os pedestres nos passeios; ¿ Em cidades com topografia acidentada priorizar mais a caminhada em relação às bicicletas; ¿ Manter policiamento extensivo e a pé nas principais rotas de caminhadas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
17/mai
19:40
Por Rosangela Gomes da Silva | Belo Horizonte/MG Construção de ciclovias, com ciclo faixas, sinalização luminosa nas faixas e cruzamentos, proteção das pistas contra invasão de carros, garantindo-se assim, a segurança dos ciclistas. As principais avenidas dos bairros de grande circulação das cidades, em especial da cidade de Belo Horizonte, devem contar com as ciclovias. As mesmas devem ser interligadas e mapeadas, a exemplo do que acontece na cidade de Aracaju (SE).
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
17/mai
18:30
Por Alexandre Drummond | Belo Horizonte/MG Adaptação das leis e normas de trânsito para facilitar e incentivar o uso de velomobiles (conhecido no Brasil também como velocar ou velomô), veículos com pedal com assistência elétrica.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
16/mai
19:55
Por Fernando Guerra Fernades | Belo Horizonte/MG Sugiro ações de implementação de bicicletas compartilhadas com rastreamento, conforme modelos já consagrados em cidades como Barcelona (Bicing), Paris (Velib) ou, não tão longe, São Paulo (Bike Sampa). Ainda que seja necessária uma parceria com alguma instituição privada, como é o caso do último exemplo, para a compra das bicicletas, o custo é relativamente baixo, se comparado com outras iniciativas como ampliação de vias ou novas alternativas de transporte. Com o modelo compartilhado, o usuário pode desbloquear a bicicleta, faz trajetos mais curtos em um determinado espaço de tempo e deixar o veículo em outra estação. Esse tipo de alternativa, especialmente em integração com outros transportes, pode diminuir o número de carros nas ruas que são usados para deslocamentos de menos de 2km.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

9
0



Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 21
Removidas pelo moderador (total): 2



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


9
Fernando Guerra Fernades | Belo Horizonte/MG

Sugiro ações de implementação de bicicletas compartilhadas com rastreamento, conforme modelos já consagrados em cidades (...)


8
Isabel Cristina do Nascimento Rodrigues | Belo Horizonte/MG

É um absurdo os Parques Municipais em BH não permitirem o acesso a bicicletas por adultos. A norma interpreta que bicicl(...)


3
Terence Henrique Carneiro | Belo Horizonte/MG

Incentivar o uso da bicicleta em nossa cidade, terminando as ciclovias e ligando umas as outras, pois, não adianta ter u(...)


3
Altair Roberto de Carvalho | São José da Lapa/MG

falta rampas na cidade administrativa, só temos escadas e elevadores, se houver incendios como desligam os elevadores, o(...)


3
Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo | Associação Mountain Bike BH de Ciclismo | Belo Horizonte/MG

Belo Horizonte tem muito a avançar no estímulo ao uso das bicicletas. Não basta a construção de Ciclovias pela cidade, m(...)


2
Carolina Marques Guilen Lima | Belo Horizonte/MG

Simples: proporcionar segurança aos ciclistas e pedestres. Para os primeiros, ciclovias separadas das vias de automóveis(...)