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Transporte não motorizado e circulação de pedestres
Consulta Pública - Transporte não motorizado e circulação de pedestres
Consulta Pública - Transporte não motorizado e circulação de pedestres Todos os temas
A utilização de modos de transporte não motorizados é benéfica para a saúde de quem os utiliza e para o meio ambiente, pois a substituição de deslocamentos em veículos por modos ativos, em que é há algum esforço físico do utilizador, gera melhorias tanto em relação ao bem-estar físico e à saúde das pessoas que adotaram esses meios, quanto por não haver liberação de gás carbônico na atmosfera, sendo portanto uma boa alternativa na busca pela mobilidade urbana sustentável.

Quais ações podem ser adotadas como estímulo à utilização de modos de transporte não motorizados, como a bicicleta e o andar à pé?


Contribuições do tema: Transporte não motorizado e circulação de pedestres

Mostrando de 1 a 10 de 21 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
30/jul
15:51
Por Antônio Benício de Castro Cabral | Cidadãos. | Belo Horizonte/MG Proibir a circulação de veículos particulares no centro ampliado das grandes cidades. Somente deverão circular os veículos de transporte públicos, táxis e veículos oficiais. A maior estupidez política é afirmar que primeiro é necessário melhorar os transportes públicos para depois tomar essa medida. Os políticos nunca agem, senão sob pressão. Portanto a melhora do transporte público deverá ser uma imposição da proibição dos particulares. Ademais, os ricos e poderosos nunca abrem mão de seus benefícios, como andar em seu carro particular, que ocupa espaço de 20 pessoas. Uma das sentenças inteligentes que surgiram nas grandes passeatas foi: "país rico não é aquele onde os pobres têm carro, mas sim onde os ricos usam o transporte público". Com o fim dos carros, as bicicletas, patinetes, patins, skates, caminhantes, poderão tomar as ruas. Criar ciclovias não resolve o problema das mortes no trânsito. Ciclovia é uma tapeação.
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30/jul
15:43
Por Vinicius Mundim Zucheratto e Figueiredo | Associação Mountain Bike BH de Ciclismo | Belo Horizonte/MG Atualmente há incentivos fiscais para a indústria automotiva, que não são sinônimo de desenvolvimento, visto que não há isenções e investimentos na mesma quantidade para outros meios de transporte. A ALMG poderia alterar a legislação concedendo incentivos fiscais a empresas que proporcionem descontos e estrutura para funcionários e clientes que utilizem a bicicleta.
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29/jul
17:16
Por Aline Mara Tavares | Belo Horizonte/MG Estacionamento para bicicletas nas estações bhbus e metrô... De alguma forma temos que chegar nestes pontos. Muitas vezes, vale a pena ir de bicicleta até uns 10km, pois ônibus demora e vem só lotado. Claro, temos que contar com ciclovias seguras.
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29/jul
10:47
Por Marcelo Silva Borges de Andrade | Belo Horizonte/MG As avenidas Antonio Carlos e Cristiano Machado foram reformadas duas vezes em pouco tempo, e um projeto com ciclovias não foi contemplado. As duas avenidas ligam regiões importantes de Belo Horizonte ao Centro da capital (Pampulha e o vetor norte). Ciclovias de 15km. Isso sim faria diferença para o deslocamento urbano.
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28/jul
14:26
Por Denise Santos | Belo Horizonte/MG A primeira grande preocupação que talvez seja o que está na mente de todo cidadão é a segurança através do uso de transporte não motorizados. Andar de bicicleta ou andar à pé é hoje um grande risco. Os optantes pelo transporte motorizados não respeitam e portanto cria-se um grande temor ao cidadão não motorizado, além do risco de assaltos e/ou violência. A primeira grande estratégia é o incremento da segurança aos usuários para que estes meios possam ser mais usados com tranquilidade. Deve-se também investir em conscientização, através de projetos educativos, na busca de uma maior preocupação por partes dos motorizados na interação aos não motorizados, gerando assim um beneficio para ambos. Além disto é preciso ter um meio de interação com um modal motorizado pois, considerando o relevo montanhoso, alguns trajetos seria impossível de serem concluídos somente à pé, motivo pelo qual o cidadão opta pelo transporte motorizado de inicio ao fim.
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26/jul
13:22
Por Odilon Vanni de Queiroz | Belo Horizonte/MG A Assembléia Legislativa de Minas Gerais poderia dar o exemplo instalando bicicletários seguros em suas dependências para público em geral. Várias instituições já fazem isso, Shopping Centers, Agências do Banco do Brasil parques municipais etc.
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23/jul
04:12
Por Terence Henrique Carneiro | Belo Horizonte/MG Incentivar o uso da bicicleta em nossa cidade, terminando as ciclovias e ligando umas as outras, pois, não adianta ter uma pista começando em lugar qualquer e terminando no nada, precisamos de interligar as ciclovias existentes, colocar separação fisica delas para as vias dos carros e passeios. como exemplo irei citar a ciclovia da Avenida Dr. Alvaro Camargos no bairro Santa Monica, onde a ciclovia é integrada na calçada, e os pedestres a utilizam como calçada, causando varios acidentes. Outro trecho é na Avenida Olegario Maciel 1400, onde foi implantada junto ao canteiro central, mas, é utilizada como estacionamento para carros.
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16/jul
04:27
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG As estações de ônibus e metrô precisam contar com bicicletários e motocicletários seguros. Assim, mais pessoas poderão utilizar esses meios de transporte, pois não há onde deixar esses veículos.
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05/jul
23:35
Por Carolina Marques Guilen Lima | Belo Horizonte/MG Simples: proporcionar segurança aos ciclistas e pedestres. Para os primeiros, ciclovias separadas das vias de automóveis, aluguel de bicicletas, integração com metrô, bicicletários. Para os pedestres, passeios mais largos, que permitam acessibilidade para cadeirantes, idosos e pais com crianças em carrinhos.
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21/jun
18:40
Por Michele Cristina Resende Farage | Juiz de Fora/MG Primeiramente considero essencial garantir ao pedestre e ao ciclista a segurança para circular nas cidades. Esta não é a realidade em Juiz de Fora, onde eu vivo - pedalar aqui é uma verdadeira aventura - não existem ciclovias - e as faixas de pedestre, onde há, servem só para enfeitar/enfeiar as ruas. Na minha opinião, duas coisas são indispensáveis: - investimento em infraestrutura - como ciclovias, faixas de pedestre, calçadas sem buracos ou obstáculos "intransponíveis"; - medidas educativas - e até mesmo multas - para garantir o respeito por parte de motoristas à travessia de pedestres e ciclistas.
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