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Meio ambiente e cidades sustentáveis
Consulta Pública - Meio ambiente e cidades sustentáveis
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Os impactos dos sistemas de mobilidade urbana no ambiente são muitos e são bem conhecidos: poluição do ar, poluição sonora, aumento dos gases do efeito estufa na atmosfera e supressão de áreas verdes para a construção ou ampliação de novas ruas e avenidas, entre outros. Por outro lado, políticas de trânsito e transporte adequadas podem reduzir esses impactos e até mesmo contribuir para a promoção da saúde dos moradores das áreas urbanas.

Como o sistema de mobilidade urbana de sua cidade ou região pode contribuir para um meio ambiente mais saudável?


Contribuições do tema: Meio ambiente e cidades sustentáveis

Mostrando de 1 a 8 de 8 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
23/jul
15:07
Por Emílio Raniere de Carvalho Araújo | Belo Horizonte/MG Não fechar os olhos para a mobilidade elétrica. Aerotrem, Monotrilho, Metrô, Ônibus híbridos e elétricos, Trólebus, VLT, Automóveis híbridos e elétricos e micro veículos elétricos são completamente esquecidos pelos governantes dessa cidade. Parecem não existir ou ser coisa de ficção científica. Não faz sentido andar na contramão do resto do mundo investindo em ultrapassados, poluentes, barulhentos e desconfortáveis veículos a diesel. Ninguém vai deixar seu confortável carro de passeio em casa para enfrentar a dureza do transporte público que hoje aí está, mesmo aumenando-se as linhas de ônibus. Além disso, nunca se fala do ônus à saúde da população por esse modelo de transporte que aí está. Segundo estudos da USP, 4.000 mortes ocorrem por ano em São Paulo decorrente da poluição do ar. Em Belo Horizonte, guardadas as proporções, não deve ser muito diferente, visto que hoje é uma das cidades mais poluídas do Brasil. As principais vítimas são os que vivem próximo aos corredores de ônibus. E esse custo com a saúde nunca entra nos cálculos dos engenheiros de transporte. O que queremos é transporte limpo, confortável e eficiente, tanto em termos de custo quanto de qualidade. E isso passa obrigatoriamente, num futuro próximo, pela mobilidade elétrica.
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23/jul
04:06
Por Terence Henrique Carneiro | Belo Horizonte/MG Proibir a circulação de veiculos automotores no centro(perimetro da contorno) da cidade, instalando nas avenidas principais linhas de Aeromovel, assim como na avenida do contorno. Pois, trata-se de um meio de transporte eficiente, não poluente, seguro, que ocupa pouco espaço, e ecologicamente correto. E sai mais barato que metro subterraneo.
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17/jul
23:56
Por Renato Oliveira de Novaes | Belo Horizonte/MG Utilização da parte inferior dos assentos dos ônibus para recolhimento de materiais recicláveis trazidos pelos usuários, desde que acomodados em conteineres, os quais deverão ser substituídos impreterivelmente ao término de cada viagem, realizando-se a limpeza do veículo com água e sabão nessa ocasião. O material deverá ser enviado a alguma associação que consiga processar esse material às custas dela. Com isso, diminui-se a quantidade de material reciclável descartado de maneira irregular e contribui-se para o desenvolvimento social.
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17/jul
09:10
Por Glauco Gonçalves Dias | Raposos/MG #CARROS FORA DA CONTORNO - Para tornar o centro de Belo Horizonte um lugar mais aprazível e ambientalmente mais sustentável, veículos particulares motorizados deveriam ficar do lado de fora do perímetro da contorno. No interior do centro planejado, apenas transporte coletivo (quem sabe bondinhos eletricos como em outros países!).
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05/jul
23:37
Por Carolina Marques Guilen Lima | Belo Horizonte/MG No dia em que houver mobilidade urbana em BH, com incentivo ao transporte não motorizado, teremos reduzida drasticamente a emissão de CO2, a poluição sonora e do ar, melhoria da saúde da população, redução de acidentes, redução de estresse por tempo gasto no trânsito.
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17/jun
02:00
Por Gabriela Soares | Belo Horizonte/MG Deixar de enxergar os cursos d'água da cidade como potenciais bases para vias rodoviárias e passar a considerá-los parte fundamental para a economia das cidades poderia evitar prejuízos econômicos e socias causados pelos impactos do modelo atual de gestão das águas. O Brasil ainda está na contramão da atual tendência de recuperação de córregos e rios e crê que a canalização e outros tipos de alterações nos leitos são a solução de problemas, quando, na verdade, tais obras figuram entre as principais causas de enchentes, além de servir como escoadouro de verbas públicas.
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10/jun
09:35
Por Rosa Carolina Amaral | Belo Horizonte/MG Atualmente como a mobilidade urbana de Belo Horizonte está planejada não favoreçe o meio ambiente, muitos veiculos nas ruas contribuindo para a poluição sonora, ect. O ideal são transportes coletivs eficientes como o metro dentre outros.
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03/jun
17:20
Por Matheus Vaz | Belo Horizonte/MG 1 Reduzindo o número de veículos circulando com medidas educativas e disciplinares. 2 Estudando e projetando melhor as áreas se maior densidade urbana, estas que concentram tantos edifícios e estabelecimentos residenciais e comerciais, que acabam por aumentar a circulação de motoristas no trecho, emitindo ainda mais poluição (incluindo a sonora e visual). 3 Introduzindo os veículos híbridos, ou ao menos incentivando as industrias e compradores a movimentar seu mercado. 4 Implementando mais TAC's para restauração ambiental. 5 Provendo maior incentivo às pesquisas científicas. 6 Incentivando a carona.
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