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Bibliotecas escolares
Consulta Pública - Bibliotecas escolares
Consulta Pública - Bibliotecas escolares Todos os temas
A biblioteca escolar tem papel de destaque no processo educativo. Ao propiciar o acesso de professores, estudantes e demais interessados aos livros, torna-se ambiente importante de fomento à leitura e de desenvolvimento da capacidade de pesquisa entre os estudantes. Assim, contribui ativamente para a implementação do projeto político pedagógico das escolas.

Quais devem ser as ações do Estado para dotar todas as escolas estaduais de bibliotecas com estrutura, pessoal e acervo adequados, considerando a importância desses espaços para o processo educativo?

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Contribuições do tema: Bibliotecas escolares

Mostrando de 21 a 30 de 31 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
04/out
09:42
Por Ericka Fantauzzi da Natividade | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG É de extrema importância a contratação, por concurso público, de bibliotecários para atuar nas bibliotecas escolares.
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7
0
03/out
19:31
Por Marília de Abreu Martins de Paiva | Universidade Federal de Minas Gerais | Âmbito Estadual | Contagem/MG Criação do cargo de bibliotecário na Secretaria de Educação de MG, de modo que esses profissionais possam coordenar os trabalhos das bibliotecas das escolas estaduais e também promover a constante capacitação das professoras que trabalham nas bibliotecas (PEUBs).
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13
0
03/out
09:25
Por Mariza Martins Coelho | Conselho Regional de Biblioteconomia CRB-6 | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG O sucesso de uma biblioteca depende de três variáveis: um acervo bibliográfico atrativo, uma equipe de profissionais atuante e criativa, horário de funcionamento que atende a comunidade. A contratação do profissional bibliotecário é necessária por ser o profissional legal para desenvolver as atividades administrativas e técnica da biblioteca, bem como é capacitado também para trabalhar em desenvolvimento de projetos juntos a comunidade e a equipe pedagógica.
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13
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27/set
15:51
Por Dayana Ribeiro de Arruda Lopes | CESEC Professor José Carneiro de Castro | Âmbito Estadual | Ubá/MG Primeiramente é necessário que se compreenda a importância de se ter profissionais habilitados e capacitados para ocupar o cargo de professor para ensino do uso da biblioteca, por isso a relevância de que estes profissionais tenham, prioritariamente, a graduação em Biblioteconomia. A seguir podemos enumerar a infraestrutura adequada, com espaço para pesquisa, leitura e contação de histórias (ensino fundamental I). Computadores (que funcionem), acesso a internet, impressora, kit multimídia, software para gestão do acervo, softwares e aplicativos com foco na acessibilidade de alunos com necessidades especiais. Que os professores das bibliotecas escolares possam trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada, projetos com os demais professores, a fim de enriquecer o conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo a biblioteca escolar uma parceira do professor e como forma de incentivar o seu uso nas mais diversas formas. Que o acervo seja atrativo e coerente ao público da comunidade escolar. Que as bibliotecas tenham, infraestrutura e acervo compatíveis às necessidades alunos especiais (livros em braile, e-books com tradução em libras), enfim, softwares e materiais que possibilitem o acesso desses alunos aos espaços das bibliotecas escolares de forma verdadeiramente inclusiva. Que seja estabelecido um plano de capacitação e formação continuada destes profissionais a fim de maximizar o potencial formador destes professores/bibliotecários. Que o bibliotecário seja reconhecido como mediador e formador de leitores e que seja capacitado constantemente para esse desafio.
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8
0
26/set
15:10
Por Luzia Maria Guimarães | Pouso Alto | Âmbito Estadual | São Sebastião do Rio Verde/MG Que o professor no Uso da Biblioteca possa realizar suas atividades sem interrupção de substituir professor faltoso: desvio de função. Que as SREs promovam encontros com os PEUBs afim de realizarem um trabalho mais direto, e não através de repasse de informações, que muitas vezes demoram para chegar até os mesmos. Que o espaço Biblioteca seja exclusivo para leitura, pesquisa, estudo e não com sala de aula. Que seja aplicada à Biblioteca uma parcela das verbas (exceção da merenda escolar) em computadores modernos, impressoras, tv, mesas adequadas, enfim equipamentos de melhoria para esse espaço.
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5
0
25/set
15:18
Por Pabline Clara Machado | Âmbito Estadual | Nova Era/MG Implantar/disponibilizar software/sistema de gestão de acervo de biblioteca escolar. Promover capacitações continuadas para os profissionais da biblioteca, promover ações e investimentos que possibilitem que a biblioteca escolar seja tão viva quanto seus usuários que se conecte com as diversas formas de ler e perceber o mundo a sua volta e não seja vista apenas como um espaço de troca mecânica e compulsória de livros que não serão lidos. Garantir que o profissional responsável pela biblioteca possa se dedicar exclusivamente aos projetos de leitura da biblioteca e não fique como um "step" para aulas de "reforço" e substituição de professores. O incentivo e estímulo pela leitura dependem de um trabalho sistematizado, contínuo e atual. As bibliotecas não podem se isolar ou virar apenas depósitos de livro elas precisam se conectar com o mundo e sobretudo com seus educandos. #bibliotecaviva!
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7
0
22/set
16:15
Por Ulisses Carolino Pimenta | Âmbito Estadual | Campo Belo/MG Garantir que o espaço da biblioteca seja utilizado exclusivamente para fins pedagógicos e não como depósito de materiais e momento de castigo para estudantes.
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10
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22/set
08:36
Por Míriam Aparecida Tibúrcio Fialho | Escola Estadual | Âmbito Regional | Viçosa/MG Promover capacitação continuada para as pessoas que atuarão nas bibliotecas e a exigência de apresentação de um Plano de Trabalho.
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9
0
21/set
17:16
Por Professor Helvanio Carvalho Júnior | E. E. José Severino | Âmbito Estadual | Sobrália/MG Garantir que o Professor de Ensino do Uso da Biblioteca desenvolva seu trabalho sem ser deslocado para outras funções tais como: reforço individual e coletivo de alunos, intervenções pedagógicas, ministrar aulas em substituição a professor que esteja licenciado, etc.
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7
0
20/set
09:16
Por Ulisses Carolino Pimenta | SRE Campo Belo | Âmbito Estadual | Campo Belo/MG Promover capacitações para os Professores para o Ensino do Uso da Biblioteca - Mediador de Leitura.
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Mariza Martins Coelho | Conselho Regional de Biblioteconomia CRB-6 | Belo Horizonte/MG

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Antonio Afonso | Conselho Regional de Biblioteconomia | Belo Horizonte/MG

É um absurdo não ter bibliotecário nas bibliotecas escolares estaduais. O cargo não existe na carreira do Estado. Para e(...)


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Nicole Marinho | UFMG | Belo Horizonte/MG

É imprescindível a contratação, por concurso público, de bibliotecários para atuar nas bibliotecas escolares.


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Sindier Antônia | UFMG | Contagem/MG

Criação do cargo de Bibliotecário na carreira da educação e que este profissional possa atuar nas bibliotecas escolares.(...)