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Bibliotecas escolares
Consulta Pública - Bibliotecas escolares
Consulta Pública - Bibliotecas escolares Todos os temas
A biblioteca escolar tem papel de destaque no processo educativo. Ao propiciar o acesso de professores, estudantes e demais interessados aos livros, torna-se ambiente importante de fomento à leitura e de desenvolvimento da capacidade de pesquisa entre os estudantes. Assim, contribui ativamente para a implementação do projeto político pedagógico das escolas.

Quais devem ser as ações do Estado para dotar todas as escolas estaduais de bibliotecas com estrutura, pessoal e acervo adequados, considerando a importância desses espaços para o processo educativo?

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Contribuições do tema: Bibliotecas escolares

Mostrando de 11 a 20 de 31 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
27/set
15:51
Por Dayana Ribeiro de Arruda Lopes | CESEC Professor José Carneiro de Castro | Âmbito Estadual | Ubá/MG Primeiramente é necessário que se compreenda a importância de se ter profissionais habilitados e capacitados para ocupar o cargo de professor para ensino do uso da biblioteca, por isso a relevância de que estes profissionais tenham, prioritariamente, a graduação em Biblioteconomia. A seguir podemos enumerar a infraestrutura adequada, com espaço para pesquisa, leitura e contação de histórias (ensino fundamental I). Computadores (que funcionem), acesso a internet, impressora, kit multimídia, software para gestão do acervo, softwares e aplicativos com foco na acessibilidade de alunos com necessidades especiais. Que os professores das bibliotecas escolares possam trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada, projetos com os demais professores, a fim de enriquecer o conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo a biblioteca escolar uma parceira do professor e como forma de incentivar o seu uso nas mais diversas formas. Que o acervo seja atrativo e coerente ao público da comunidade escolar. Que as bibliotecas tenham, infraestrutura e acervo compatíveis às necessidades alunos especiais (livros em braile, e-books com tradução em libras), enfim, softwares e materiais que possibilitem o acesso desses alunos aos espaços das bibliotecas escolares de forma verdadeiramente inclusiva. Que seja estabelecido um plano de capacitação e formação continuada destes profissionais a fim de maximizar o potencial formador destes professores/bibliotecários. Que o bibliotecário seja reconhecido como mediador e formador de leitores e que seja capacitado constantemente para esse desafio.
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8
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04/out
21:27
Por Idalina Sales | E E Clotilde Onofri de Campo - Teófilo Otoni \ MG | Âmbito Estadual | São João del-Rei/MG Ação 1.13 Meta 1.13 d Construção para estruturação da biblioteca com objetivo de atender a comunidade como um todo.
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3
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12/out
23:58
Por Vilma Carvalho de Souza | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG A Biblioteca escolar é base para que qualquer jovem tenha livre acesso ao conhecimento. O profissional capaz de selecionar, tratar, organizar e disseminar tal informação é o Bibliotecário. O Estado deve ser modelo e exemplo, criando em seu quadro o Cargo de Bibliotecário e que possamos ter mais bibliotecas, livros e profissionais aptos e capazes.
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13/out
10:17
Por Elaine Cristina Rodrigues | E E São Pio X | Âmbito Estadual | São Gotardo/MG A situação das bibliotecas escolares, com raríssimas exceções, é lamentável, não há uma organização padronizada, é isso se há organização. Os livros de pesquisa deixaram de ser consultados por não haver um profissional capaz de e interessado em orientar a pesquisa, o incentivo a leitura também não tem, pois o profissional que atua na biblioteca dificilmente tem gosto pela leitura, e está lá para complementar o salário. Não há nenhum controle sobre o acervo, as escolas simplesmente não sabem quais os livros, cds, dvds, e todo e qualquer documento que possuem, por isso o aluno entra e sai insatisfeito, porque não encontra o que gostaria, e por isso o acervo está diminuindo, por que perde-se muito livro com a falta de controle do acervo... E por aí anda a situação das bibliotecas escolares estaduais, e quem as gerencia no momento são os professores. Assim como nas bibliotecas universitárias onde os bibliotecários que as gerenciam (e olha a diferença, como elas cumprem de fato suas funções, e trabalham com alunos, professores, comunidade externa, e cada um com sua necessidade de informação e de tratamento diferenciado), nós somos os profissionais, regulamentados por lei, para gerenciar as bibliotecas, e portanto faz-se urgente a criação do cargo de bibliotecário para atuar nas bibliotecas escolares.
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13/out
19:39
Por Adília Gonçalves Sôares | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG Nas Bibliotecas Escolares do Estado de Minas Gerais precisa é de resoluções claras que proíba que o responsável pela biblioteca exerça várias funções na Escola. Do jeito que esta há anos gerou este causo que se encontra hoje. Não são porque são professor que esta deste jeito, são as condições que as Direções das escolas impõe. Do jeito que está Bibliotecário, Professor todos teria que fazer a mesma coisa. Dar condições ao trabalho que foi proposta estar, fazer acontecer a Biblioteca Escolar.
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22/set
08:36
Por Míriam Aparecida Tibúrcio Fialho | Escola Estadual | Âmbito Regional | Viçosa/MG Promover capacitação continuada para as pessoas que atuarão nas bibliotecas e a exigência de apresentação de um Plano de Trabalho.
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9
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25/set
15:18
Por Pabline Clara Machado | Âmbito Estadual | Nova Era/MG Implantar/disponibilizar software/sistema de gestão de acervo de biblioteca escolar. Promover capacitações continuadas para os profissionais da biblioteca, promover ações e investimentos que possibilitem que a biblioteca escolar seja tão viva quanto seus usuários que se conecte com as diversas formas de ler e perceber o mundo a sua volta e não seja vista apenas como um espaço de troca mecânica e compulsória de livros que não serão lidos. Garantir que o profissional responsável pela biblioteca possa se dedicar exclusivamente aos projetos de leitura da biblioteca e não fique como um "step" para aulas de "reforço" e substituição de professores. O incentivo e estímulo pela leitura dependem de um trabalho sistematizado, contínuo e atual. As bibliotecas não podem se isolar ou virar apenas depósitos de livro elas precisam se conectar com o mundo e sobretudo com seus educandos. #bibliotecaviva!
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7
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03/out
19:31
Por Marília de Abreu Martins de Paiva | Universidade Federal de Minas Gerais | Âmbito Estadual | Contagem/MG Criação do cargo de bibliotecário na Secretaria de Educação de MG, de modo que esses profissionais possam coordenar os trabalhos das bibliotecas das escolas estaduais e também promover a constante capacitação das professoras que trabalham nas bibliotecas (PEUBs).
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03/out
09:25
Por Mariza Martins Coelho | Conselho Regional de Biblioteconomia CRB-6 | Âmbito Estadual | Belo Horizonte/MG O sucesso de uma biblioteca depende de três variáveis: um acervo bibliográfico atrativo, uma equipe de profissionais atuante e criativa, horário de funcionamento que atende a comunidade. A contratação do profissional bibliotecário é necessária por ser o profissional legal para desenvolver as atividades administrativas e técnica da biblioteca, bem como é capacitado também para trabalhar em desenvolvimento de projetos juntos a comunidade e a equipe pedagógica.
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09/out
18:10
Por Sindier Antônia | UFMG | Âmbito Estadual | Contagem/MG Garantir que as bibliotecas escolares sejam utilizadas como bibliotecas e não como depósito de outros materiais da escola. Ou seja, que seu espaço seja respeitado e que o PEUB seja coordenado por bibliotecários.
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Mariza Martins Coelho | Conselho Regional de Biblioteconomia CRB-6 | Belo Horizonte/MG

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Antonio Afonso | Conselho Regional de Biblioteconomia | Belo Horizonte/MG

É um absurdo não ter bibliotecário nas bibliotecas escolares estaduais. O cargo não existe na carreira do Estado. Para e(...)


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Nicole Marinho | UFMG | Belo Horizonte/MG

É imprescindível a contratação, por concurso público, de bibliotecários para atuar nas bibliotecas escolares.


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Sindier Antônia | UFMG | Contagem/MG

Criação do cargo de Bibliotecário na carreira da educação e que este profissional possa atuar nas bibliotecas escolares.(...)