Deputados
Betão

Conheça os Deputados da 19ª legislatura (de 01/02/2019 a 31/01/2023)

Betão | Em exercício

ROBERTO CUPOLILLO (PT)

Professor. Foi vereador na Câmara Municipal de Juiz de Fora (Mata), onde ingressou em 2009, tendo exercido três mandatos consecutivos. Formado em geografia, é professor efetivo no Estado, na rede municipal de Juiz de Fora e também atua na rede privada. Foi integrante do Diretório Acadêmico (DA) de Geografia e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Grande ... Leia mais

Fale com Betão   Receba notícias por e-mail

Naturalidade: Juiz de Fora - MG
Nascimento: 5/9/1964
Gabinete: Rua Rodrigues Caldas, 79
Edifício Tiradentes - 22º andar - sala 2
Santo Agostinho
Belo Horizonte - MG
CEP 30190120

Telefones: (31) 21085050
Fax: (31) 21085045

Últimas Proposições

02/07/2022
RQN 11479 DE 2022
Publicado

Requerem a indicação do deputado Agostinho Patrus para ocupar a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas, uma vez que o candidato preenche os requisitos de competência técnica, idoneidade moral, reputação ilibada, idade e experiência profissional. 

30/06/2022
RQO 1275 DE 2022
Requerimento deferido

Requerem a convocação de reunião especial para comemorar o Dia do Quadrilheiro Junino, celebrado na capital mineira no dia 1º de junho.

30/06/2022
RQO 1266 DE 2022
Requerimento deferido

Requerem a convocação de reunião especial para homenagear o artista Vander Lee pelos serviços prestados à cultura e à arte de Minas Gerais.

Pronunciamentos

12/04/2022

Defende a derrubada do veto parcial à proposição de lei que dispõe sobre a revisão geral do subsídio e do vencimento básico dos servidores públicos civis e militares da administração pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, altera a lei delegada que reestrutura a r... Leia Mais

30/03/2022

Critica o governador Romeu Zema, que teria criado uma desavença entre servidores da segurança pública e os demais servidores. Critica a falta de transparência sobre a situação fiscal do Estado e a dificuldade de negociação com o governo. Manifesta repúdio ao ex-secretário de Saúde de ... Leia Mais

23/03/2022

Defende que seja cumprido o piso nacional do magistério. Leia Mais

Veja também

Perguntas Frequentes

  • O que faz o deputado estadual?

    Membro da Assembleia, o deputado estadual representa os interesses da sociedade no Parlamento, sendo eleito pelo voto popular para um mandato de quatro anos. O exercício do mandato compreende várias atividades, entre elas a discussão e a produção de leis que têm impacto direto na vida das pessoas, como nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente e defesa do consumidor.
    O deputado também fiscaliza o Executivo, avaliando as políticas públicas. Para isso, pode solicitar informações ao Governo e convocar secretários de Estado. Faz ainda a intermediação de conflitos entre, por exemplo, os cidadãos e o Estado.
    O parlam... Leia mais

  • Como é estipulado o número de 77 deputados estaduais?

    O número de deputados estaduais é definido de acordo com as Constituições Federal e Estadual, proporcionalmente à população do Estado, e tem como base a representação na Câmara dos Deputados. Para se chegar ao número de deputados estaduais, é utilizada a regra do triplo, que tem aplicabilidade limitada a 12 deputados federais (cujo triplo é 36).
    Para os estados que possuem mais de 12 deputados federais, caso de Minas, aplica-se essa mesma regra; porém, deve-se acrescentar ao triplo (36) o número de deputados federais excedentes a 12.
    Ou seja, o cálculo do número de deputados estaduais é feito multiplicando-se 12 por três (3... Leia mais

  • Como consigo uma lista com os telefones de todos os deputados?

    A relação de todos os deputados da atual legislatura com os respectivos telefones de contato, fax, e-mail e outras informações pode ser consultada no Portal da Assembleia, na seção Fale com a Assembleia.

  • Qual é a remuneração mensal dos deputados?

    A remuneração do deputado constitui-se de subsídio mensal, no valor correspondente a 75% da remuneração do deputado federal, conforme o parágrafo 2º do artigo 27 da Constituição Federal e a Resolução da Mesa da Assembleia 5.459, de 2014:

    Total bruto da remuneração mensal do deputado estadual (subsídio ... Leia mais

  • Que outros valores o deputado pode receber como remuneração?

    O deputado estadual faz jus ainda a:
    - Parcela correspondente ao valor do subsídio, a ser paga no mês de dezembro, proporcionalmente ao efetivo exercício do mandato parlamentar no ano.
    - Ajuda de custo correspondente ao valor do subsídio, no início e no final do mandato parlamentar. É vedada a concessão da ajuda de custo ao suplente reconvocado dentro da mesma legislatura.

    Todos os valores que o deputado pode receber como remuneração estão detalhados na aba Remuneração dos Deputados e Custeio, na página Leia mais

Notícias Relacionadas

Betão

fotos

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - análise de proposições
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - debate sobre o projeto Mãos Dadas
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - visita à UPA Barreiro e ao Hospital Júlia Kubitschek
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - visita à UPA Barreiro e ao Hospital Júlia Kubitschek
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - visita à UPA Barreiro e ao Hospital Júlia Kubitschek
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - visita à UPA Barreiro e ao Hospital Júlia Kubitschek
Veja todo conteúdo relacionado: