Notícias

Líderes da Maioria e da Minoria são definidos

Deputado Carlos Henrique foi indicado pelo bloco com maior número de membros e Doutor Jean Freire, pelo bloco de oposição.

15/02/2023 - 16:14
Imagem

Na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta quarta-feira (15/2/23), foram comunicadas as indicações dos deputados Carlos Henrique (Republicanos) e Doutor Jean Freire (PT) para as lideranças da Maioria e da Minoria, respectivamente.

Botão

A liderança da Maioria é definida pela bancada ou o bloco parlamentar com o maior número de membros, no caso, o bloco Minas em Frente, da situação, que reúne 33 deputados, de nove partidos.

Já a liderança da Minoria é escolhida pela bancada ou o bloco de composição numérica imediatamente inferior que, em relação ao governo, expresse posição oposta à da Maioria. O bloco de oposição, Democracia e Luta, conta com 20 parlamentares, de cinco partidos.

Áudio

O deputado Cássio Soares (PSD) já havia sido oficializado como líder do bloco Minas em Frente. O bloco Democracia e Luta será liderado pelo deputado Ulysses Gomes (PT). Também foi constituído nesta legislatura o bloco Avança Minas, com 24 parlamentares, liderados pelo deputado Gustavo Santana (PL).

Chamada para Ação
Vídeo

Temas relacionados à juventude pautam pronunciamentos

A deputada Delegada Sheila (PL) subiu à tribuna para pedir o apoio dos colegas quanto à reinstalação da Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia.

A previsão é de que a frente seja novamente instalada no dia 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a parlamentar, nos últimos quatro anos, a frente atuou em diversos trabalhos de combate e, sobretudo, de prevenção a esses crimes.

Delegada Sheila destacou que a escola é o lugar em que a maioria dos casos têm sido percebidos. “Os educadores reconhecem os sinais que os abusados apresentam. A partir daí buscam informações, acionam os conselhos tutelares e, em última instância, a polícia”, pontuou.

Ela ainda citou que o Brasil é campeão em compartilhamento de imagens de pornografia infantil, o que também requer um amplo trabalho. Em aparte, o deputado Caporezzo (PL) parabenizou a colega pela iniciativa.

Educação

A deputada Macaé Evaristo (PT), por sua vez, trouxe a queixa de famílias que não estão conseguindo matricular seus filhos em escolas da rede estadual de ensino próximas de suas residências.

A distância das escolas faz com que os estudantes tenham que recorrer ao transporte público, mas o preço das passagens é muito pesado para muitas famílias. Essa situação tem levado alunos a pularem as catracas nos ônibus para poder estudar, causando constrangimento.

Segundo a deputada, diversas famílias tentaram acionar a Secretaria de Estado de Educação, sem sucesso, para a solução do problema, que tem contribuído para a evasão escolar. “No momento em que temos a maior geração de jovens no País, há o decréscimo no atendimento, com a queda no número de matrículas nos ensinos fundamental e médio e na educação de jovens e adultos (EJA). Investindo em educação podemos fazer a diferença para o nosso futuro”, concluiu Macaé Evaristo.

Já o deputado Dr. Maurício (Novo), em seu primeiro pronunciamento na tribuna, agradeceu pelos mais de 52 mil votos – obtidos, sobretudo, no Sul de Minas – e contou um pouco de sua trajetória e do trabalho como produtor rural, como médico e como prefeito de Ouro Fino (Sul de Minas) por dois mandatos. Segundo ele, o agronegócio será uma de suas bandeiras, com foco na redução de impostos sobre a cesta básica.

Ele também citou o primeiro projeto de sua autoria protocolado na ALMG, que busca dar transparência às filas de cirurgias eletivas de alta complexidade e de outros procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje a espera chega a quatro ou cinco anos”, justificou.

Áudio
O dep. Carlos Henrique (Republicanos) vai ser o novo líder da Maioria, que apoia o governador, e Doutor Jean Freire (PT), o líder da Minoria, de oposição. TV Assembleia

Lideranças e bancadas

Entenda o que são blocos e bancadas parlamentares e qual é o papel do líder.

Saiba mais

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine