Comissão de saúde avalia ganhos com ampliação do financiamento para hospital em Uberaba
Hospital Hélio Angotti apresentará projeto para monitorar à distância 5 mil pacientes com câncer, em 27 municípios.
09/11/2023 - 13:52A ampliação do financiamento para o Hospital Hélio Angotti - Hospital de Câncer do Triângulo, no município de Uberaba (Triângulo), é um dos destaques de audiência pública que será realizada nesta sexta-feira (10/11/23) pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A reunião, requerida pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (Avante), será realizada a partir das 9 horas, nas instalações do próprio hospital, em Uberaba, na Rua Governador Valadares , 640, no Centro da cidade.
“A audiência pública em Uberaba é resultado de uma grande conquista alcançada em prol dos mais de 700 mil habitantes da macrorregião de saúde Triângulo Sul, que foi o aumento, em R$18 milhões anuais, do teto financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto Mac), em benefício do Hospital Hélio Angotti”, afirmou o deputado Arlen Santiago.
Na avaliação do parlamentar, os recursos servirão como um importante apoio para continuidade dos tratamentos, bem como para ampliação dos atendimentos, especialmente o oncológico, podendo abarcar muito mais pessoas e dar aos pacientes a possibilidade não só de diagnóstico precoce, mas também de um tratamento humanizado, resolutivo e integral.
Na ocasião também será apresentado o Projeto de Telessaúde do Hospital Hélio Angotti, o qual foi aprovado pelo Ministério da Saúde, que entre as atribuições busca integração ao Plano Mineiro de Saúde Digital. A pretensão é monitorar, via estações de telessaúde à distância, 5 mil pacientes, com câncer, existentes nos 27 municípios da Macrorregião do Triângulo Sul.
A reunião em Uberaba também tem o objetivo de avaliar as condições de funcionamento dos demais hospitais do município e região. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, já confirmou sua participação e abordará as linhas de atuação da Secretaria de Estado de Saúde e as estratégias para a região do Triângulo.
A secretária municipal de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha Costa Alves, também já confirmou sua participação. Ainda estão convidados representantes de outros hospitais e municípios da região.