Comissão de Desenvolvimento Econômico visita Seinfra e SEF nesta sexta (5)
Atividades dão sequência à série de visitas programadas por parlamentares para traçar raio x da economia mineira e balizar agenda de atuação legislativa do colegiado da ALMG.
04/05/2023 - 12:25A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, a partir das 10 horas desta sexta-feira (5/5/23), as secretarias de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e de Fazenda (SEF), dando sequência a uma série de interações com instituições que representam os principais setores da economia de Minas Gerais.
O objetivo da programação é conhecer as principais demandas de cada uma delas, sua atuação e, assim, além de traçar um raio x do panorama atual da economia do Estado, balizando com isso a agenda de atuação legislativa do colegiado.
As duas pastas do Executivo funcionam na Cidade Administrativa, local da visita (Rod. Papa João Paulo II, 4001 - Serra Verde, Belo Horizonte - MG). O titular da Seinfra é o secretário Pedro Bruno Barros de Souza e a SEF é comandada pelo secretário Gustavo de Oliveira Barbosa. No último dia 26/4 a primeira instituição visitada foi a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
As duas visitas às secretarias atendem a requerimentos de autoria do presidente e do vice da Comissão, respectivamente deputados Roberto Andrade (Patriota) e Vitório Júnior (PP), além da deputada Ana Paula Siqueira (Rede), também membro efetivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico.
Segundo Roberto Andrade, a série de visitas permitirá aprimorar a atuação da Comissão de Desenvolvimento Econômico, que possui a competência de analisar projetos e debater assuntos relacionados à economia, inovação e tecnologia aplicadas ao desenvolvimento econômico.
Nessa linha estão na mira da Comissão temas como política econômica e programas de desenvolvimento do Estado, políticas de incentivo ao desenvolvimento, políticas industrial, comercial, de serviços e de turismo, cooperativismo, empreendimentos de pequeno porte e o empreendedor individual e, por fim, as relações econômicas internacionais do Estado.
O vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Vitório Júnior, também reforça a importância das visitas. “A atuação da comissão é importante para reverter quadro deixado pela pandemia, sobretudo para viabilizar investimentos diretos nos municípios e gerar emprego e renda. Afinal, é nas cidades onde a vida acontece, e não há desenvolvimento sem investimentos”, destaca.
Confira a lista de visitas planejadas
Com diversos requerimentos já aprovados, os seguintes órgãos e instituições devem também receber a visita dos parlamentares da Comissão de Desenvolvimento Econômico:
- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)
- Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
- Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
- Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)
- Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi)
- Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio)
- Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas)
- Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg)
- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
- Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)
- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih)
- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
- Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon)
- BH Airport - Aeroporto Internacional de Belo Horizonte