Comissão de Administração visita Centro de Especialidades do Ipsemg
De acordo com a autora do requerimento para a visita, objetivo é averiguar o déficit na capacidade de atendimento da rede própria do instituto.
16/02/2024 - 11:37Nesta segunda-feira (19/2/24), a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, para averiguar o déficit na capacidade de atendimento ambulatorial da rede própria do instituto.
Solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), a visita acontece a partir das 10 horas. O Centro de Especialidades Médicas fica na Rua Domingos Vieira, nº 488, no Bairro Santa Efigênia. O órgão, vinculado ao Ipsemg, é responsável pela realização de consultas eletivas, ou seja, aquelas que não demandam urgência.
De acordo com a deputada, a inspeção desta segunda é uma sequência de uma visita realizada em 28 de agosto do ano passado ao Hospital Governador Israel Pinheiro, mais conhecido como Hospital do Ipsemg ou Hospital da Previdência.
Durante a visita realizada ao Hospital, a deputada verificou diversos problemas, tais como dezenas de leitos fechados, demora para realização de consultas, exames e cirurgias, déficit e baixa remuneração dos trabalhadores de saúde e obras paralisadas em uma ala inteira há cerca de dez anos.
“A defesa e o fortalecimento do Ipsemg deve ser uma pauta prioritária para a Assembleia. Nós ainda vamos visitar o Centro de Especialidades e o setor odontológico para termos um diagnóstico completo do Ipsemg na Capital e, depois disso, teremos outra audiência pública”, anunciou a deputada Beatriz Cerqueira após a visita anterior.
Servidores e pensionistas contribuem com 3,2% de sua remuneração para o plano de saúde gerenciado pelo instituto, o Ipsemg Saúde, que tem o hospital como unidade de referência. Eles podem incluir seus dependentes como beneficiários e o Estado recolhe uma contribuição patronal para sustentar os atendimentos, que podem ser feitos na rede própria ou na conveniada.
A rede própria do Ipsemg tem três unidades na Capital (além do hospital, o Centro de Especialidades Médicas e a Gerência Odontológica) e outras 56 unidades regionais pelo interior.
Para a visita ao Centro de Especialidades, nesta segunda, estão confirmadas as participações do presidente do Conselho de Beneficiários do Ipsemg, Geraldo Antônio Henrique da Conceição; e a presidenta do Sindicato dos Servidores do Ipsemg, Antonieta de Cássia Dorledo de Faria.