Notícias

Comentários racistas de senador geram protesto no Plenário da Assembleia

Senador Magno Malta foi denunciado por declarações relacionadas ao ato racista contra Vini Júnior.

24/05/2023 - 18:19
Imagem

Pelo segundo dia consecutivo, o caso de racismo contra o jogador brasileiro Vini Junior, que atua na Espanha, mobilizou os pronunciamentos dos parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na Reunião Ordinária desta quarta-feira (24/5/23), a deputada Macaé Evaristo (PT) se declarou indignada com comentários racistas proferidos pelo senador Magno Malta (PL-ES).

Botão

O senador convocou associações de proteção aos animais para defender macacos e recomendou ao jogador brasileiro que entrasse em campo com uma leitoa branca para mostrar que não tem preconceito e poderia até comê-la. 

"Pessoas negras não são macacos e mulheres brancas não são leitoas. Não aguentamos mais conviver com autoridades brasileiras que cospem na Constituição", afirmou Macaé Evaristo. Por suas declarações, Magno Malta foi denunciado ao Conselho de Ética do Senado e ao Supremo Tribunal Federal.

A deputada mineira ressaltou a necessidade de punição aos comentários racistas. "Se permitirmos que o jogador Vinicius Junior seja atacado, cada criança negra nesse País também pode sofrer o mesmo", declarou.

Macaé Evaristo também lembrou duas datas importantes no combate ao racismo e à xenofobia: o Dia dos Povos Ciganos, celebrado nesta quarta-feira, dia 24 de maio, e o Dia da África, comemorado no dia 25 de maio. Nesta última data, há 58 anos, foi criada a União Africana, principal organização que reúne os países africanos.

Os deputados Doutor Jean Freire (PT) e Dr. Maurício (Novo) endossaram e elogiaram o pronunciamento da colega Macaé Evaristo.

Doutor Jean Freire também protestou contra as desigualdades regionais no atendimento médico, que obrigam cidadãos de regiões mais distantes da Capital a pedir ajuda de parlamentares para conseguir tratamento. O deputado homenageou ainda a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) por seus 61 anos.

Vídeo
Reunião Ordinária - tarde - análise de proposições
Racismo no futebol e fila do SUS são temas em Plenário TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine