Agenda - ALMG vai a Pará de Minas apurar poluição de lago

A programação do Parlamento mineiro, na semana de 7 a 11 de julho, também inclui mais quatro audiências públicas.

03/07/2014 - 14:22

Com o objetivo de verificar a degradação ambiental do Lago Azul, em Pará de Minas (Região Central do Estado), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará visita ao município, na sexta-feira (11/7/14). O local estaria recebendo esgoto de toda a região ao redor, sem qualquer tipo de tratamento.

Na semana de 7 a 11 de julho, também estão previstas na ALMG, entre outras atividades, uma audiência da Comissão de Direitos Humanos sobre os direitos dos povos ciganos, bem como uma reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para debater a implantação de gasoduto em Uberaba (Triângulo Mineiro).

Confira a programação da Assembleia de Minas na semana de 7 a 11 de julho:

Quarta-feira (9)
  • 8 horasComissão vai à Fiemg discutir demandas da indústria mineira
    Local:  Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Avenida do Contorno, 4.420/térreo, bairro Funcionários, Belo Horizonte
    Autor do requerimento: deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB)
    Objetivo: a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo vai ouvir as principais demandas da indústria mineira e, posteriormente, encaminhá-las para os candidatos ao Governo do Estado, solicitando a inclusão de ações em seus planos de governo que deem mais agilidade, condições de crescimento e eficiência ao setor.
  • 9 horasDireitos dos povos ciganos motivam audiência pública
    Local: Auditório
    Autor do requerimento: deputado Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: a Comissão de Direitos Humanos vai debater a inclusão dos povos ciganos nas políticas públicas do Estado, assim como as garantias de acesso dessa parcela da população aos direitos sociais fundamentais.
  • 9h30 Audiência vai discutir suspeita de abusos no comércio de fardas
    Local: Plenarinho IV
    Autores do requerimento: deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Cabo Júlio (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte debaterá a venda de fardamento e acessórios de policiais e bombeiros militares e de uniformes do Colégio Tiradentes. Também estará em discussão o alto custo do florão (peça bordada, supostamente importada, usada em boinas e quepes) e a suspeita de formação de cartel para a comercialização dos artigos.
  • 10 horas Assembleia discute implantação de gasoduto em Uberaba
    Local: Plenarinho II
    Autor do requerimento: deputado Adelmo Carneiro Leão (PT)
    Objetivo: a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização vai debater instalação de gasoduto na cidade do Triângulo Mineiro, previsto para atender uma unidade de fertilizantes fosfatados (Ufn V), conhecida como "Fábrica de Amônia da Petrobras".
Quinta-feira (10)
  • 11h30Comissão realiza visita ao Serro para discutir atentados contra ambientalistas
    Local: Residência de Paulo Sérgio Torres, no distrito de Milho Verde, no Serro (Região Central do Estado)
    Autor do requerimento: deputado Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: promover uma visita para obter esclarecimentos sobre supostos atentados sofridos contra a vida de Paulo Sérgio Torres. Logo em seguida, ao meio-dia, a Comissão de Direitos Humanos vai realizar uma audiência pública para debater atentados também contra Luiz Ferreria Leite.
  • 12 horas – Audiência pública no Serro aborda perseguição a ambientalistas
    Local: Sede da Associação Cultural e Comunitária de Milho Verde - Rua Manoel Experidião, s/nº
    Autor do requerimento: deputado Durval Ângelo (PT)
    Objetivo: a Comissão de Direitos Humanos vai debater denúncia de que Paulo Sérgio Torres e Luiz Ferreira Leite estariam sofrendo perseguição por trabalharem na preservação do Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado, localizado em Milho Verde. Antes da reunião, deputados vão à casa de Paulo Sérgio para ouví-lo.
Sexta-feira (11)
  • 10 horas Deputados vão verificar poluição de lago em Pará de Minas
    Local: Escola Estadual Cândida Alvarenga - Rua São Francisco, nº 34, distrito de Carioca, Pará de Minas
    Autor do requerimento: deputado Inácio Franco (PV)
    Objetivo: a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza visita ao município da Região Central do Estado para apurar denúncia de degradação ambiental no Lago Azul, também chamado de Represa do Carioca. O local estaria recebendo esgoto de toda a região ao redor, sem qualquer tipo de tratamento.